Look Outside: dicas para sobreviver e manter a sua sanidade

O RPG pode ser bem punitivo, mas vamos deixar as coisas menos loucas pra você.

em 01/04/2025

Look Outside
é o RPG surpresa da Devolver Digital lançado para o Steam no final de março. Com combates por turno, temática de horror e muitos mistérios, o jogo é recheado de desafios e situações que podem tornar a vida do jogador um inferno. Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais que vão ajudar na sua jornada sem estragar a sua experiência.

Fique fora na medida certa



O jogo conta com um sistema de salvamento e exploração, que incentiva o jogador a ficar fora por um determinado período. Depois de algum tempo explorando, o jogador liberará a possibilidade de salvar o jogo em seu apartamento. Além disso, quanto mais tempo você passa nos corredores e quartos do prédio, mais XP você receberá quando voltar, entretanto, quanto mais fica fora, mais inimigos e monstros cruéis aparecem.

Por isso é ideal ter cadência nas explorações. Sempre tente manter sua curiosidade a par com sua segurança pessoal. Mantenha um passo que te permita alcançar XP alta sem necessariamente por tudo a perder, assim que começar a ver monstros estranhos, volte imediatamente para seu quarto.

Curta seu apartamento

O seu apartamento é como uma base de operações, é lá que você irá encontrar a cama para descansar e avançar o dia, o local de salvamento, além de outras atividades, quetambém são importantes para melhoria do personagem, como jogar videogames, ver TV, cozinhar, tomar banho e até escovar os dentes. Mantenha cada uma dessas atividades sempre que voltar para casa para melhorar os pontos de higiene, carisma, inteligência, podendo até mesmo desbloquear novas habilidades de combate.

Faça amigos



Durante sua estadia no apartamento, diversas vezes você será visitado por criaturas ou pessoas extremamente perturbadoras. Por vezes, é o cara da pizza entregando algo que não foi pedido, uma figura encapuzada vendendo algo, ou simplesmente um homem de semblante assustador pedindo pra entrar na sua casa.

Apesar do medo inicial, depois de um tempo, eu comecei a abrir a porta para quase todos os estranhos que batiam, e eu descobri que boa parte deles é algum tipo de melhoria para o jogador, desde adições à sua party até itens raros sendo vendidos na sua porta. Mas tome cuidado: nem todos querem o seu bem nesse prédio.

Seja arriscado, mas tenha um plano B

Um elemento chave no combate de Look Outside é a possibilidade de fazer um movimento arriscado, que coloque a integridade da sua arma em risco, mas que cause dano massivo ou inflija algum tipo de debuff no inimigo. 

Esses golpes podem vir a calhar com certos chefões ou até mesmo em emboscadas, mas sempre tenha uma arma reserva para usar caso a atual quebre. Você não quer ficar de mãos vazias na frente de um horror abissal porque foi ganancioso demais.

Cuidado com suas escolhas



Como um bom RPG, Look Outside é cheio de escolhas e consequências para as ações do jogador. Logo no começo, não fica claro o quanto suas atitudes podem influenciar na vida dos moradores do prédio, mas com o passar das horas, é possível perceber que podem ser fatais.

Ao interagir com NPCs que pedem ajuda com alguma side quest, ou até mesmo um desejo apaixonado, deve se levar em conta a possibilidade da desgraça a qualquer momento. Demorar para entregar um item, ou até mesmo realizar os desejos de um coração apaixonado pode terminar com morte ou algo muito pior.

Explore cada pedaço



No começo do jogo, boa parte dos andares e portas estarão fechados para o jogador. Com o passar do tempo, cada espacinho do prédio vai sendo aberto e descoberto. É ideal visitar cada nova área e apartamento, não apenas pela possibilidade de novos equipamentos ou ingredientes, mas também por novas histórias.

Existem diversas histórias secundárias que se desenvolvem dentro de certos apartamentos. Uma família dominada por dentes, uma tragédia com uma dona de casa, ou até mesmo uma mãe procurando por sua filha perdida no meio da noite. Cada pequena história se desenvolve e ramifica a partir da interação inicial com o jogador, mas isso só ocorre se você explorar para descobri-las.

Fuja se precisar



Conforme o jogo avança, a loucura também cresce. A partir disso, novos desafios e monstros começam a surgir. Até mesmo quando você explora por tempo demais, novas criaturas nunca vistas passam a perseguir o jogador. Quando isso acontece, não é incomum aparecer a mensagem que você deveria correr de certas ameaças.

Sempre que as coisas pareçam assustadoras demais, ou você tenha feito um longo progresso e tem medo de perder tudo, não hesite em fugir, principalmente quando o aviso aparece no combate. Também é bom ficar ligado que as fugas são mais fáceis no terceiro turno do combate, por isso pode ser bom se defender duas vezes antes de correr.

O horror está em cada corredor



Look Outside pode parecer um tanto quanto opressivo no começo, mas com essas dicas você conseguirá navegar preparado pela loucura. Existem diversas mecânicas e situações que evitei falar, que podem ser complexas à primeira vista, mas sua aparição é tão interessante que preferi não estragar a surpresa. Se seguir esse guia, tenho certeza que não precisará se preocupar com muita coisa.

Revisão: Beatriz Castro
Siga o Blast nas Redes Sociais
Luan Gabriel de Paula
Redator publicitário em tempo integral e amante de games nas horas vagas. Provavelmente aprendi a segurar um controle mais rápido do que uma mamadeira. Cresci com os maiores clássicos da Big N como Zelda, Mario e Pokémon. Hoje aproveito os pequenos momentos de descanso da vida corrida para me perder em Hyrule, em uma Tóquio pós-apocalíptica ou em um mundo de encanadores e cogumelos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).