Assassin’s Creed Shadows: guia de escolhas

Faça as escolhas certas em sua aventura pelo Japão feudal.

em 03/04/2025



Um dos atrativos da história de Assassin’s Creed Shadows reside na estrutura de um roteiro levemente ramificado que se direciona de acordo com certas decisões e escolhas tomadas pelo jogador. Apesar de a maioria delas não apresentar nenhuma mudança substancial no desenrolar da trama, outras são responsáveis por definir a ordem ou o desfecho de certos rumos que o jogo pode tomar a partir delas.


Tendo essas possibilidades em vista, montamos um guia descrevendo as principais escolhas a serem feitas ao longo do novo título da série, detalhando seus respectivos efeitos na campanha. 

O modo canônico

Ao iniciar uma nova campanha, o jogador se deparará com uma opção chamada “modo canônico”, que consiste na narrativa cujos desdobramentos os desenvolvedores consideram que sejam os oficiais do game. Na prática, isso se traduz com a exclusão de qualquer tomada de decisão por parte do jogador, não sendo possível fazer as escolhas a seguir.




A modalidade surgiu após as dúvidas dos fãs referentes às múltiplas possibilidades oferecidas por Assassin’s Creed Odyssey, que conta com dois protagonistas sem necessariamente determinar um principal, e Assassin’s Creed Valhalla, que contava com finais ramificados e com um protagonista cujo gênero ficava à escolha do jogador.

Assim, Assassin’s Creed Shadows opta por equilibrar os anseios de dois tipos de jogadores: os que preferem só jogar em uma história linear e aqueles que gostam de assumir a própria jogatina, tomando as rédeas da narrativa quando possível. Consequentemente, caso você esteja jogando nesta modalidade, as escolhas listadas a partir daqui serão predeterminadas pelo próprio título e as missões de relacionamento, que dependem da mecânica, são completamente eliminadas da história.

Lista de escolhas com consequências

Vestida para o Sucesso: após recuperar a seda no navio, Naoe terá a oportunidade de escolher entre a seda portuguesa preta e a seda chinesa vermelha que poderá estampar a sua vestimenta para a cerimônia de chá em uma missão seguinte. Embora a escolha não tenha impactos profundos no desenrolar da trama em si e se vale do gosto de cada jogador, trata-se de uma seleção com consequências posteriores.

A Cerimônia de Chá: o evento todo contará com a possibilidade de fazer escolhas com respostas corretas e erradas, e que se baseiam no treinamento que Naoe teve em uma oportunidade anterior do jogo. As que realmente importam aqui são “Curvar-se pela metade” e “Girar a tigela duas vezes para a direita”. Posteriormente, chegará um momento em que você precisará confrontar as outras convidadas, sendo que suas suspeitas recairão primariamente em Otama e Wakasa. Acusar Otama fará com que a protagonista tenha de segui-la em uma missão que revelará que ela não era o palpite correto. Assim, se quiser salvar tempo, confronte Wakasa para que a missão se desenrole de forma direta.




Cabeças Vão Rolar: após a morte de Wakasa, Naoe precisará escolher entre matar Mitsumune (“A justiça deve ser feita”) ou poupá-lo (“Matá-los não trará justiça”). Escolher a segunda opção desbloqueará uma nova missão secundária em que será possível recrutar Yaya como uma aliada da organização.

Os Cães Sem Dono: Durante a missão, Naoe terá a possibilidade de aconselhar Yaya em duas oportunidades. Assuma uma personalidade condescendente para a protagonista e sugira o perdão para o invasor do santuário (em vez de puni-lo). Na segunda, faça o mesmo com Tetsuo ao selecionar “Vocês precisam se perdoar” em vez de “Vocês precisam assumir os erros”. Escolher a opção correta em ambas as situações permitirá a Naoe convidá-la definitivamente como aliada em uma tela de seleção posterior (“Venha trabalhar comigo”), logo antes do fim da missão.




O Leme Desmascarado: em determinado momento da missão, Lady Oichi se verá em um dilema e o jogador precisará escolher se Naoe deve atacá-la ou se Yasuke precisa intervir para poupá-la. Escolher o segundo item fará com que o samurai possa, posteriormente, participar de uma série de missões de relacionamento envolvendo a irmã de Nobunaga que não estariam disponíveis caso ela fosse atacada.

O Significado da Lâmina: durante a linha de missões de autodescobrimento de Naoe, em um dos diálogos em que a shinobi confronta o ninja Hattori Hanzo, será possível exercer a opção de escolha que envolve perdoá-lo ou atacá-lo. Caso você decida investir contra ele, será possível enfrentá-lo em uma luta de chefão.



Relacionamentos são escolhas (e opcionais)

Ausentes do modo canônico, as missões de romance fazem uso considerável do sistema de escolhas de Assassin’s Creed Shadows. Ao todo, há oito personagens com que a dupla de protagonistas pode se relacionar, sendo quatro para Yasuke (Hori Hidemasa, Lady Oichi, Ibuki e Rin) e quatro para Naoe (Gennojo, Katsuhime, Koshiro, Mayu). Não tem muito segredo nas escolhas a serem feitas na hora de conduzir uma interação, uma vez que o flerte correto é sempre o que conta com um símbolo de coração ao lado da opção.

Como os romances não constam no modo canônico, não há consequências no modo principal referentes a qualquer opção do jogador, especialmente na possibilidade de engajar em mais de um relacionamento. Entretanto, é uma boa ideia se atentar à ordem e a certas escolhas dos diálogos. Por exemplo, caso Naoe se relacione com Gennojo após dizer a Katsuhime que ficaria com ela para sempre, a atiradora fica ressentida e fica impossibilitada de ser convocada como aliada em combate.



Guia de finais (ou melhor, do final)

Enquanto alguns jogos anteriores da série contavam com finais distintos, Assassin’s Creed Shadows conta com apenas uma única rota de campanha. Entretanto, novas cutscenes de encerramento vão sendo desbloqueadas aos poucos de acordo com o cumprimento de determinadas missões ao longo do game, estendendo a conclusão até o fim derradeiro.

Para acessar esse final completo, será preciso completar o quadro referente ao enredo principal do game, dando um final definitivo a todos os membros do Shinbakufu do quadro de missões, além de finalizar tanto as linhas de história individuais referentes à Naoe (que, inclusive, conta com a luta contra Hanzo indicada neste guia) quanto ao Yasuke.




Adicionalmente, também é necessário completar todas as missões secundárias de Junjirou em suas viagens pelo Japão a fim de se tornar um guerreiro. Uma vez que todos esses requisitos sejam atendidos, uma última missão será desbloqueada no quadro através de Tomiko. Assim, vá até o esconderijo e converse com ela e com todos os outros que estejam lá presentes a fim de presenciar o epílogo do game e desbloquear o equipamento de Mestra Assassina para Naoe.
Revisão: Ives Boitano
Siga o Blast nas Redes Sociais
João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).