Dentre as muitas franquias dos videogames, Sonic é uma das mais prolíficas quando se trata de fãs apaixonados e dedicados ao seu legado. Seja criando experiências inéditas do zero ou modificando o material original para produzir ROM Hacks, diversos jogos foram criados com o intuito de proporcionar novas aventuras para o ouriço azul.
Neste artigo, comento e recomendo alguns dos jogos feitos por fãs ao longo dos anos — e, sim, existem fangames do Sonic desde os anos 1990. Se busca uma nova experiência veloz ou algo totalmente diferente, há um verdadeiro banquete de possibilidades à espera.
O despertar do não tão adormecido (Unleashed Recompiled)
Vamos ao motivo que me levou a escrever este texto, já que o assunto movimentou até mesmo quem está fora da comunidade de Sonic, com o lançamento não oficial de um port de Sonic Unleashed para PC.
Apesar de não ter sido tão bem recebido pela crítica — muito por críticas recorrentes à franquia —, o jogo foi abraçado pelo público e ganhou popularidade pelo boca a boca. No entanto, sua versão principal permaneceu presa ao PlayStation 3 e Xbox 360, e a única forma de jogá-lo de maneira oficial era através da retrocompatibilidade no Xbox One e Series, que corrigia os problemas de desempenho da geração original.
Isso mudou em 1º de março de 2025, com o lançamento inesperado de Unleashed Recompiled. Utilizando ferramentas para fazer uma recompilação estática do código original da versão de Xbox 360, um grupo de modders conseguiu converter o jogo para rodar em computadores, inspirando-se nos recentes projetos semelhantes com jogos de Nintendo 64.
E as novidades não pararam por aí. O port trouxe diversas melhorias, como suporte para resoluções e taxas de quadros maiores, opções que permitem alternar entre as versões de 360 e PS3, a possibilidade de desativar a infame música de batalha do Werehog e redução significativa dos tempos de carregamento.
Além disso, a ferramenta XenonRecomp, responsável por essa conversão, foi disponibilizada ao público. Isso abre caminho para que outros jogos perdidos no Xbox 360 sejam revividos atualmente, ajudando na preservação desses títulos — assunto muito em voga nos últimos anos e de alta importância para a história da mídia.
Uma nova vida ao fracasso (Sonic P-06)
E já que mencionei Sonic Unleashed, Sonic '06 conseguiu uma nova chance de brilhar nos últimos anos. ChaosX, uma figura conhecida na comunidade de Sonic, reuniu um grupo de colaboradores para tentar fazer um remake do jogo de 2006, considerado por muitos como o pior da série e um dos maiores fracassos de planejamento da história da Sega.
Ao contrário de Unleashed Recompiled, que recompilou o código original, o projeto P-06 reconstruiu Sonic '06 do zero no Unity, sem acesso ao código-fonte original. Parte dos assets e toda a programação foram refeitos manualmente, e o mais surpreendente: ChaosX nunca jogou o jogo original por nunca ter possuído as plataformas, baseando-se apenas em vídeos e referências para recriar a experiência.
O resultado foi impressionante. Sonic '06 tinha um enorme potencial, mas foi prejudicado por bugs grotescos e uma jogabilidade pouco refinada. P-06 aprimorou o design das fases e os conceitos de jogabilidade originais, resgatando as qualidades que o jogo sempre teve, mas que estavam soterradas pelos problemas técnicos.
Além disso, o remake trouxe de volta conteúdos que haviam sido cortados, como cutscenes removidas, esquemas de controle alternativos e detalhes vistos em versões preliminares do jogo original. Tudo isso pode ser ativado ou desativado individualmente, permitindo que os jogadores escolham a experiência que preferirem.
Inicialmente uma simples demonstração, o projeto cresceu significativamente ao longo dos anos. Atualmente, todas as fases de Sonic, Shadow e Silver estão jogáveis, incluindo as seções com os personagens secundários. Embora o processo de adaptação da campanha tenha sido complexo, o jogo já pode ser apreciado em sua forma pura — provando que, às vezes, até mesmo os piores destroços podem ser reaproveitados.
O “verdadeiro” Sonic 4 (Sonic Triple Trouble 16-bit)
Sonic Triple Trouble foi o quarto jogo de plataforma da série lançado para o Game Gear — e também o mais ambicioso. Aprimorando aspectos de Sonic Chaos e aproximando a experiência do portátil 8 bits dos padrões dos jogos de 16 bits, o título já era uma aventura divertida, mas ainda mais interessante se tivesse sido desenvolvido para um hardware mais poderoso.
Isso aconteceu em 2022, com o lançamento do remake Sonic Triple Trouble 16-bit. Situado logo após os eventos de Sonic 3 & Knuckles, a nova versão traz Sonic e Tails enfrentando Robotnik, Knuckles e Fang, que farão de tudo para impedir os heróis.
O remake do jogo trouxe mudanças significativas, desde a estrutura das fases até os chefes e eventos da campanha original. O visual foi totalmente retrabalhado, adotando um estilo próximo ao de Sonic 3, enquanto a trilha sonora parece uma obra genuína do Mega Drive. A jogabilidade mescla o melhor da trilogia clássica com elementos de Sonic Mania.
O remake brilha por momentos criativos. Em vez de apenas um pacote de novas fases com a estética dos jogos clássicos, Triple Trouble 16-bit reinventa o material original de forma semelhante a Sonic Mania, em que antigas zonas receberam novos desafios e twists mecânicos, como a fase submarina de Tidal Plant.
Sem dúvida, esse é um dos melhores projetos feitos por fãs na história da franquia — digno de estar entre os títulos oficiais do Sonic clássico.
Pancadaria sem perder a amizade (Sonic Smackdown)
Sonic e jogos de luta podem parecer incompatíveis, mas, surpreendentemente, essa combinação é mais frequente do que parece. A primeira aparição de Sonic em um ambiente 3D poligonal ocorreu em um jogo de luta, em Sonic the Fighters. Em seguida, surgiu Sonic Battle no Game Boy Advance, trazendo combates em arenas de um estilo bem distinto. Além disso, o velocista é personagem jogável em Super Smash Bros. desde Brawl.
No entanto, Sonic nunca teve um jogo de luta tradicional em 2D — até 2021, quando o desenvolvedor ArcForged lançou Sonic Smackdown. O jogo mistura mecânicas de Marvel vs. Capcom, inspirando-se em animações de outros títulos do gênero para os golpes e movimentos dos personagens.
A jogabilidade é fluida e intuitiva, especialmente para veteranos de jogos de luta. Há combos complexos, ataques que variam conforme o direcional e os botões, mecânicas de quebra de combos e até um uso criativo dos anéis, que servem para restaurar vida residual dos lutadores.
Embora o jogo ainda tenha um nível técnico amador — com visuais simples, certo desbalanceamento e alguns bugs ocasionais —, ele é extremamente divertido, especialmente no multiplayer. O diversificado elenco de personagens torna as batalhas ainda mais emocionantes.
Um dos pais dos fangames de Sonic (Sonic Robo Blast 2)
Todos os jogos mencionados foram lançados nesta década, mas que tal voltar um pouco no tempo para falar de um dos primeiros fangames de Sonic? Lançado em 2000, Sonic Robo Blast 2 usa a engine do clássico Doom para criar um jogo de plataforma 3D, mantendo o espírito dos títulos do Mega Drive e suas filosofias de design de fase.
Cada fase é um mapa linear inspirado em Doom, com grande abertura, múltiplos caminhos e segredos para explorar. É interessante notar como os controles e a física do Sonic foram adaptados para essa engine, embora a movimentação seja mais solta e exija adaptação.
Ao longo de sete fases, cada uma com três atos, o jogador enfrenta desafios variados: plataformas móveis, obstáculos dinâmicos e até sessões específicas, como pilotar um carrinho de mina em uma caverna cheia de explosivos. Tudo isso enquanto mantém o charme técnico de um jogo na engine de Doom, com sprites 2D e efeitos de escalonamento de pixels — sofisticados com a tecnologia atual, então nada de distorção por mudar o ângulo de visão verticalmente.
Mesmo após quase 25 anos, Sonic Robo Blast 2 continua recebendo atualizações tanto dos desenvolvedores originais quanto da comunidade. As mudanças vão desde pequenas melhorias visuais e na trilha sonora até remodelagens completas de fases inteiras. Sem dúvida, é um dos projetos mais marcantes para os fãs de Sonic.
E há muito mais!
Temos quase 30 anos de projetos de fãs baseados na série Sonic, e esses são apenas alguns exemplos desse vasto universo de criações pela internet. Como não é possível cobrir tudo o que essa paixão merece, pretendo abordar mais jogos futuramente, em novas partes dessa série.
É fascinante ver ideias e conceitos ganhando vida em jogos que nunca veriam a luz do dia oficialmente. Mais incrível é perceber que a Sega não apenas permite, mas incentiva seus fãs a explorar essas possibilidades — ao contrário de outras empresas que processam até supermercados por usarem nomes semelhantes aos de seus mascotes. Desde que não haja lucro em cima da propriedade, os projetos são permitidos pela empresa.
Espero vocês nas próximas partes, pois ainda temos muita jornada pela frente!
Revisão: Beatriz Castro