Like a Dragon: Pirate Yakuza In Hawaii — Guia de Histórias Secundárias

Complete as principais sidequests de Honolulu com a ajuda do nosso guia!

em 07/03/2025


Uma das principais características da série Like a Dragon é a quantidade de histórias secundárias diferentes que trazem variedade ao mundo aberto. Com Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii não é diferente, ostentando um número reduzido, porém respeitável, de 30 histórias paralelas. Nota-se que nenhuma delas é perdível e todas podem ser completadas após o encerramento da campanha principal, embora algumas só surjam após o cumprimento de certos requisitos. 

Dicas e informações gerais

  • Todas as histórias secundárias começam e terminam em Honolulu. 
  • Caso esteja em dúvida a respeito de algum nome ou local indicado, siga sempre as marcações do mapa.
  • Em algumas delas, será necessário fazer algumas escolhas de resposta aos diálogos apresentados. Todas elas são livres e não afetam a conclusão de qualquer uma dessas sidequests.
  • A maior parte delas já é liberada logo no capítulo 2. Nossa recomendação, entretanto, é que elas sejam concluídas aos poucos durante a campanha para uma experiência mais equilibrada do jogo como um todo.

1 - Kamulop, Tiras da Sorte Reveladas

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 2
Recompensa: desbloqueio da loja do Kamulop

Essa história secundária apresenta o personagem Kamulop na trama. Para completá-la, acompanhe a cutscene e siga para o ponto indicado no mapa para salvar o mascote de ser importunado por alguns inimigos. Derrote-os para desbloquear a possibilidade de colecionar os tiquetes que podem ser trocados por alguns itens, roupas e membros de tripulação na lojinha do templo próximo ao bar Revolve.




2 - O Símbolo da Cidade, o Street Surfer

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 2
Recompensa: desbloqueio do Street Surfer

Siga em direção à marcação no mapa e você encontrará Oka, que apresentará o patinete elétrico que ele chama de Street Surfer ao Majima e ao Noah. Brinque um pouco com o veículo, quando por uma vez for Noah, você terá que enfrentar alguns inimigos que planejaram implicar com o fato de o garoto tê-los atropelado. Derrote-os e você poderá utilizar o meio de locomoção livremente.



3 - Um Rally Alohappy

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 2
Recompensa: instala o aplicativo da Corrida Fototropical no menu do smartphone

Durante a história principal, após ouvir sobre a caça de recompensa no bar Revolve, você será convidado pela Elizabeth, do Alohappy, a dar uma passada pelo seu estabelecimento na galeria que se situa do lado leste de Honolulu. 

Vá até o local indicado e assista à cutscene. Em seguida, saia do local e você verá uma placa com o mascote da empresa com um símbolo de câmera fotográfica acima dele. Posicione-se e use o modo fotografia (ative-o com o botão direcional para cima) e faça o clique para completar a história secundária e liberar o aplicativo do Alohappy no celular.




4 - O Gatinho no Distrito Cinco

Desbloqueio: automaticamente no capítulo 2
Recompensa: Majima poderá adotar animais para o Mundo de Goro na Ilha Rich

Durante o modo história, ao se aproximar do bar Diamond Head, você ativará uma cinemática em que Majima e Noah se deparam com um pobre gatinho de rua. Em determinado momento, um sem-teto irá começar a maltratar o bichinho e cabe a você derrotá-lo. Com o objetivo cumprido, o felino irá se unir ao Mundo de Goro na Ilha Rich, bem como novos animais irão surgir pelo mapa prontos para serem adotados mediante o cumprimento de seus respectivos requisitos. 



5 - Na Loucura

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: desbloqueia o mini-game Entrega Doida, 30 dólares

O minigame da Entrega Doida de Infinite Wealth retorna em Pirate Yakuza in Hawaii, mas agora com um novo conjunto de rotas situadas no hemisfério ocidental de Honolulu. Para desbloqueá-la, vá até o local indicado no mapa, próximo a uma fonte. Converse com Charlie para fazer o tutorial e, em seguida, participar do primeiro mini-game. 




6 - A Tripulação Pirata Mais Esperta

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: libera a Escola Técnica de Ounabara

Lembra-se da escola técnica presente em Yakuza: Like a Dragon e Like a Dragon: Infinite Wealth? Pois bem, ela agora retorna em Pirate Yakuza in Hawaii. Para desbloqueá-la, vá até a marcação indicada na Rua do Porto, no sul, do lado ocidental do mapa de Honolulu.

Chegando lá, Majima será abordado pelo funcionário, que oferecerá a possibilidade de realizar uma prova como cortesia. Realize o exame de proficiência oferecido (não há a necessidade de ser aprovado, apenas de fazer a prova) e complete a história secundária.



7 - Dragon Kart no Paraíso

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: desbloqueia o Dragon Kart

O Dragon Kart se situa no Parque Harbor, na porção oeste de Honolulu. Aproxime-se da marcação no mapa para conversar com Ran e ela sugerir que você participe de uma corrida. Aceite para jogar um mini-game ao estilo Mario Kart. Não é necessário vencer, mas, se insistir, foque sempre em fazer as curvas fechadas e em coletar os turbos, uma vez que são mais úteis do que tentar tirar os oponentes da disputa com os outros itens.

Ao completar a história secundária, o Dragon Kart ficará disponível para ser jogado livremente. 




8 - O Mais Rápido no Havaí

Desbloqueio: complete todas as corridas do Grand Prix e de Eliminação do Dragon Kart
Recompensa: Ran se junta à tripulação do Goromaru

Assim que Majima se consagrar vencedor em todas as disputas disponíveis no Dragon Kart, Ran se revelará a campeã vigente do mini-game e desafiará o Cão Louco de Shimano para uma corrida um contra um. Trata-se de uma corrida complicada, então as dicas anteriores seguem aqui — esqueça a vida dela e foque em acumular todos os turbos enquanto faz as curvas fechadas para ganhar segundos — ao mesmo tempo em que um kart aprimorado ao máximo se mostra imprescindível para poder acompanhá-la. 




9 - O Caminho para a Velocidade

Desbloqueio: conclua a história secundária 8
Recompensa: Robô Michio Mach se junta à tripulação do Goromaru 

Após completar a história secundária 8, O Mais Rápido no Havaí, a nona se inicia automaticamente. Aqui, trata-se de uma disputa de eliminação contra o esquadrão de Ono Michios. Para vencê-la, a sugestão é, além de aprimorar ao máximo o novo kart desbloqueado após a vitória contra Ran, durante a partida, nunca ficar parado e se mostrar vulnerável para qualquer inimigo que seja. 

Esteja sempre atento aos power ups que deixam Majima invencível e não insista em ficar indo e voltando na expectativa de acertar algum oponente que parece vulnerável por sua posição. Atenha-se a ficar dando voltas pelo estágio e, uma hora ou outra, você irá se deparar com os inimigos a fim de derrotá-los um a um. Paciência é a chave aqui.




10 - Fotografe os Suspeitos! De Novo!

Desbloqueio: logo após desbloquear o sistema de caçador de recompensas
Recompensa: desbloqueia o mini-game de Clique Suspeito

Vá até o ponto do bondinho que se situa na Praia Aloha e interaja com a placa para fazê-lo aparecer. Dentro do veículo, Kuroki, um fotógrafo que já fez sua primeira aparição em Infinite Wealth, se apresentará para Majima e proporá ao personagem que ele participe de um circuito de fotografia em que, on rails, é necessário encontrar e tirar fotos dos esquisitões que aparecem pelo caminho.

Desta vez, você precisa ir bem para que a história secundária se dê por encerrada, então dê o seu melhor, atente-se às poses e ao posicionamento de cada suspeito durante o circuito. 



11 - A Saga do Clique Suspeito

Desbloqueio: após completar com sucesso os três circuitos do mini-game de Clique Suspeito
Recompensa: Kuroki se junta à tripulação do Goromaru

Após completar os três trajetos disponíveis do Clique Suspeito, Kuroki irá propor a Majima uma quarta rota secreta situada fora de Honolulu. Aceite para que ele te leve até tal local e o mini-game tenha início. 




Trata-se de um circuito bastante agitado e, caso você tenha um progresso positivo, o Crystal Papillon irá aparecer ao final dele como se fosse uma luta contra chefe. Remetendo completamente ao estágio do Mew em Pokémon Snap, você terá que esperar que o brilho ao redor do esquisitão diminua e ele faça a pose para que sua barra de energia possa ser diminuída com as fotos. 

Nota-se que é possível ir apertando o botão de clique mais de uma vez durante a janela em que ele se torna vulnerável, especialmente nos últimos trinta segundos do cronômetro, quando ele simplesmente irá parar em um lugar só e praticamente esperar pelos seus cliques. 



12 - A Magia da Comida

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Hauser se junta à tripulação do Goromaru

Esta história secundária tem início no ponto indicado no mapa, na porção sul de Waikiki acessada pela praia. Fale com o maitre no púlpito e peça qualquer comida para que a sidequest tenha início. Depois de ouvir a história do sujeito, afaste-se do local até que o simbolozinho referente à missão paralela retorne ao local. Peça outro prato, veja a cutscene e repita. Você terá que visitar o restaurante num total de cinco vezes, sendo que a cinemática acontecerá automaticamente em algumas delas.

Na quinta visita, você acabará percebendo como o chef Hauser está sendo boicotado no restaurante por seus colegas. Derrote-os para completar mais uma história secundária.



13 - Sorria Novamente

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Jeff se junta à tripulação do Goromaru

Vá até o foodtruck que vende tacos na rua Waikiki Leste. Aproxime-se para começar a cutscene. Na hora de experimentar os tacos de Jeff, reaja como desejar, uma vez que não há consequências distintas para cada uma das respostas. Uma vez que a primeira etapa se encerrar, compre qualquer coisa do estabelecimento e se afaste do local até que o ícone de história secundária reapareça lá.

Repita o processo algumas vezes até que você tenha que encarar alguns oponentes em uma batalha em grupo. Derrote-o para que Jeff se junte à tripulação do Goromaru. 



14 - Coração do Goro

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Russel se junta à tripulação do Goromaru

História secundária bastante tranquila e composta basicamente de cutscenes. Aproxime-se do senhor sentado no Parque Harbor e interaja com Goro, o tigre gato. Suas interações não terão consequências distintas, então responda como quiser. O mesmo vale para as quantias gastas, que serão ressarcidas ao final da sidequest.  



15 - Se Eu Não Fosse um Ídolo

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Gu-san, Broto-op e Mr. Six se juntam à tripulação do Goromaru.

Aproxime-se do homem com camisa rosa nas redondezas do orfanato, na praça acessada pela Anaconda Boulevard. Você começará a escutar os receios dele e poderá dar alguns conselhos que não terão qualquer influência maior no desenrolar da história secundária, então cabe a você decidir qual. 




Em seguida, o moço te convidará para participar da excursão com ele. Aceite e você conhecerá outros três fãs da idol Ichigo. Após o passeio no shopping, você se verá em um mini-game em que será necessário sair do local em dois minutos. É um tempo bastante razoável, então basta ir andando, dá para completar o objetivo de forma tranquila. 

Em seguida, siga acompanhando as cutscenes e enfrente o oponente em uma batalha individual a fim de dar a história secundária como encerrada, com três novos membros para a tripulação do Goromaru na conta. 



16 - O Aquário Milagroso

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Stephanie se junta à tripulação do Goromaru

Na saída oeste do Shopping Anaconda, na rua Sunset, há um homem entregando panfletos. Aproxime-se dele para pegar um e aprender sobre a existência do aquário no parque Harbor. Vá até o local indicado no mapa, converse com Yasuda para ser apresentado ao urso polar Stephanie. Derrote-a para que ela se junte à tripulação de suporte do Goromaru. 




17 - O Aquário Milagroso Gaiden

Desbloqueio: conclua a história secundária 16
Recompensa: Edmundo se junta à tripulação do Goromaru

Logo após concluir a história secundária anterior, esta aqui se torna disponível assim que Majima se afastar da localização do Parque Harbor. Retorne ao ponto indicado no mapa e você será apresentado desta vez a Edmundo, o tigre branco. Derrote-o para que ele se junte à tripulação de suporte. 



18 - Homem de Bronze

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Bronson se junta à tripulação do Goromaru

Na saída norte do Shopping em Waikiki Leste, perto do ponto de táxi, você se deparará com uma multidão ao redor de um engolidor de fogo. Aproxime-se para ver a cutscene em que você aprenderá mais a respeito de outro artista de rua da região, a estátua viva. 




Nisso, vá até o ponto indicado no mapa para encontrá-lo em Waikiki Oeste. Ao interagir com o homem-estátua, é possível ajudá-lo com qualquer quantia em dinheiro (sua escolha não afetará o rumo da história). Siga até a nova localização do ícone da sidequest, nos banheiros da praia, para ouvir mais sobre a vida de Bronson, o artista, e retorne ao seu ponto original, onde você terá que lutar contra o engolidor de fogo de antes.

Então, siga para o novo local indicado pela história secundária, em uma praça ao norte de onde você está agora para assistir à última cutscene e dar a substory como encerrada. 



19 - Quero Ser Seu Nadeshiko

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Claire se junta à tripulação do Goromaru

A história secundária começa na praia, quando você se depara com uma mulher sendo assediada por um grupo de baderneiros. Após aprender mais sobre a moça chamada Claire, sua próxima parada é no restaurante Shinobi Sushi, na Rua Sakura. Lá dentro, você descobre que a mulher, que é muito boa de briga, na verdade quer fazer o tipo culta, ao tentar impressionar um outro cara com seus conhecimentos da cultura japonesa.




Como ela não sabe muita coisa a respeito, aparentemente, ela precisa da ajuda de Majima para comentar sobre a montanha mais alta do Japão. Trata-se do Monte Fuji, que é a resposta correta a ser selecionada quando a opção surgir, embora a escolha errada não tenha nenhuma consequência negativa na conclusão da história (é possível responder erroneamente até sobrar só a correta). 

Siga o ícone da história secundária até o lote baldio na rua de baixo e, em seguida, até o Parque Harbor, no hemisfério oeste de Honolulu, onde será necessário enfrentar mais alguns inimigos antes de dar a história secundária por concluída. 




20 - Hironobu Shigeta, 65 Anos

Desbloqueio: após a introdução dos Bandeiras do Diabo na história principal
Recompensa: dez mil dólares

Aproxime-se do ponto indicado no parque Harbor para que a história secundária se inicie. Escute os anseios do senhor Shigeta e concorde em aceitá-lo na tripulação. Você agora terá que participar de uma batalha em alto-mar. Apenas derrote o oponente para concluir mais uma história secundária.   



21 - Café e Comédia

Desbloqueio: capítulo 2, após a conclusão da história secundária “O Símbolo da Cidade, Street surfer”.
Recompensa: Mameoka e Sorata se juntam à tripulação do Goromaru

Entre na cafeteria Soramame na rua ao norte do Shopping Anaconda em Waikiki. Você será apresentado aos dois baristas comediantes que tocam o local em uma cutscene. Ao sair do estabelecimento, desça a rua até a indicação no mapa para encontrar Mameoka, um dos gerentes, falando sozinho. 

A partir daqui, você terá que ir e voltar à cafeteria da mesma forma que na história secundária 12. Ou seja, saia, afaste-se e retorne ao local quando o ícone voltar a aparecer no estabelecimento até que a história secundária se dê por encerrada. As escolhas que surgirem no meio do caminho, como de praxe, não influenciam de maneira alguma na conclusão. 



22 - A Volta do Capitão

Desbloqueio: após desbloquear o gancho retrátil
Recompensa: Dread Pirate Hook se junta à tripulação do Goromaru

A história secundária se situa próximo ao grande hotel pintado de rosa em Waikiki Leste, perto da Oficina da Julie. Escute a história do pirate lixeiro e aceite ajudá-lo na coleta pela área. Ao todo, são cinco dejetos que precisam ser coletados até o final, sendo que o último deles está no terraço de uma das lojas de roupa e só pode ser acessado com o gancho (no mesmo lugar, há um painel de uma das fotos do aplicativo da AloHappy, aproveite). 

Após limpar todo o local, você precisará enfrentar alguns inimigos inconvenientes. Derrote-os para dar a história secundária como encerrada.



23 - Conformidade Corpirativa

Desbloqueio: capítulo 2, após a reforma do Goromaru
Recompensa: Bryan e White se juntam à tripulação do Goromaru

Em Chinatown, no distrito cultural, há um restaurante chinês onde essa história secundária se inicia. Aproxime-se do ícone para ouvir os lamentos do capitão Bryan que foi abandonado por sua tripulação. Entre no restaurante para conversar com ele e conhecer White, uma espécie de coach que ensinará tanto Bryan quanto Majima a serem melhores em seus ofícios.




Dito isso, siga até a marcação no parque Harbor e permita que seu navio seja utilizado para a aula. Eventualmente, você terá que responder a alguns testes que contam com uma resposta certa, mas nenhuma delas afeta a conclusão da história secundária, então basta respondê-los como preferir. 

Encerrando o treinamento, o trio retornará à terra firme e será atacado por dois executivos. Derrote-os para concluir a sidequest. 



24 - Ao Fazer Um Pedido

Desbloqueio: automaticamente durante o capítulo 3
Recompensa: dez mil dólares, Shen se junta à tripulação do Goromaru

Essa história secundária envolve a coleta das sete bolas douradas espalhadas entre Honolulu e  Madlantis. Você pode encontrá-las nas seguintes localidades e utilizar o gancho para agarrá-las:
1 — Em Honolulu, você pode encontrar a primeira bola em Chinatown, na loja de medicina chinesa. Está posicionada no pôster pendurado nos fundos do estabelecimento. 
2 — Em Honolulu, a segunda bola está na estátua do Ninja ao lado da fachada do Shinobi Sushi, na rua Sakura.
3 — Em Honolulu, há um hotel na avenida Seaside. Aproxime-se do muro para ver a piscina pela abertura e um homem deitado à sua margem com a bola devidamente posicionada em seu colo.
4 — Em Honolulu, vá para a loja de penhores na avenida Hula. Você encontrará uma estátua de um luchador mexicano usando um grande sombrero. A bola dourada estará lá com ele.
5 — Em Honolulu, a quinta bola é a única que não está escondida, mas precisa ser trocada na lojinha de pontuação do mini-game Clique Suspeito, no ponto de bonde na orla da praia.
6 — Em Madlantis, suba na laje do bar Dunhill, acessada por uma escadaria lateral. Olhe para cima e verá a bola dourada posicionada em um esquisitão vestido com uma máscara de couro.
7 — Em Madlantis, vá até a área do Coliseu e procure por um grupo de pessoas em uma pequena casinha em uma área inacessível para Majima. A bola estará lá. 
Uma vez em posse das sete esferas, vá até o ponto indicado no mapa e encontre o homem que atende pelo nome de Shen. Ele oferecerá a oportunidade de escolher entre quatro desejos diferentes:
  • Quero a vida mais normal e tranquila que já tive: obriga Majima a escolher um novo desejo;
  • Quero muitas riquezas: Majima recebe dez mil dólares;
  • Quero vida eterna: Majima recebe um suprimento de 100 unidades de Stamina X (que serão enviadas para o baú de armazenamento e precisam ser recuperadas para o inventário);
  • Quero calcinhas sensuais: Shen lhe dará sua própria roupa íntima, que pode ser vendida na loja de penhores por quinze mil dólares.



25 - Minha Garota Minato dos Sonhos

Desbloqueio: automaticamente durante o capítulo 3
Recompensa: desbloqueia as histórias secundárias 26 a 30

Após presenciar a cutscene envolvendo Masaru e seu anseio por conhecer uma garota Minato, dirija-se ao bar Revolve para aprender mais sobre elas. Escute a explicação até que a vidente casamenteira Machiko apareça. Pague dez mil dólares a ela para que ela forneça as informações a respeito da localização das moças. 



26 - #MeuNovoAmigo

Desbloqueio:  capítulo 3, após a conclusão da história secundária “Minha Garota Minato dos Sonhos”.

A primeira garota Minato da ordem numérica das histórias secundárias é Ena. Você irá encontrá-la primeiramente na piscina do Resort Crystal Aloha. Assista à cutscene e siga para o restaurante a céu aberto na rua Waikiki, onde ela estará sendo importunada por alguns homens. Derrote-os e selecione a opção de diálogo que você preferir. Em seguida, vá ao novo ponto marcado no mapa e fale com o funcionário no local. Derrote os inimigos e pose para a foto.



27 - Alô, Mundo!

Desbloqueio: capítulo 3, após a conclusão da história secundária “Minha Garota Minato dos Sonhos”.

A segunda garota Minato da lista é Misoshi. Vá até o fliperama no térreo do shopping Anaconda para conhecê-la. Derrote o oponente para que ela convide Majima para participar de sua stream, que será realizada no bar Revolve. Assista à cutscene dos dois jogando Virtua Fighter e interaja com a garota da forma que você preferir para sair dessa com mais um registro fotográfico. 



28 - Pode Guardar Segredo?

Desbloqueio: capítulo 3, após a conclusão da história secundária “Minha Garota Minato dos Sonhos”.

Kaho é a terceira garota Minato e a sua história secundária pode ser iniciada em Waikiki, no hotel da rua ao sul de uma praça em que é possível recarregar o Street Surfer. A cutscene inicial logo desencadeará em uma briga. Derrote os oponentes e, uma vez livre, siga para o distrito da luz vermelha no bairro cultural, no lado oeste de Honolulu. A garota estará olhando a vitrine de uma das sex shops do local. Interaja com ela e derrote mais uma leva de inimigos antes da selfie com ela. 



29 – Verdade

Desbloqueio: capítulo 3, após a conclusão da história secundária “Minha Garota Minato dos Sonhos”.

A modelo Seiko se encontra na rua Kolonahe. Aproxime-se do local para que ela pergunte a Majima a respeito da localização do Dragon Kart e se ofereça para levá-la até lá. Uma vez no local, você deverá participar de uma corrida especial contra a garota. Uma vez encerrada a disputa, aceite o convite para uma bebida. Assista à cutscene e, como de praxe, derrote os oponentes que aparecerem para incomodar antes da foto de conclusão.



30 - Viajante Adorável

Desbloqueio: capítulo 3, após a conclusão da história secundária “Minha Garota Minato dos Sonhos”.

Ai, a última das garotas Minatos da nossa lista, estará fazendo uma sessão de autógrafos no segundo andar do shopping Anaconda. Vá até o local indicado no mapa e tente entrar na fila para ser compelido a comprar as fotografias da moça por trinta dólares e, por consequência, ser permitido a fazer o meet and greet com a moça. 

Repita o processo algumas vezes até que os inimigos surjam. Derrote-os para que a garota venha conversar com Majima e convide-a para um passeio de navio até a ilha Rich, onde vocês serão novamente atacados por mais um grupo de oponentes e então garantir a selfie com a garota. 



31 - O Escolhido

Desbloqueio: conclua a histórias secundárias 26, 27, 28, 29 e 30
Recompensa: Ai, Ena, Machiko, Maho, Misoshi e Seiko se juntam à tripulação do Goromaru

Após fazer amizade com todas as garotas Minato, retorne ao Revolve e fale com a casamenteira Machiko para dar início à história secundária. Não há muito o que fazer além de conversar com cada uma delas e presenciar toda a magnanimidade que são as cutscenes em live action envolvendo Masaru e as moças. 




Revisão: Beatriz Castro

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João Pedro Boaventura
É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).