Death Stranding 2: On the Beach chega ao PlayStation 5 em 24 de junho, e grande parte de sua trama e personagens ainda está envolta em mistério. Assim como no jogo original, os materiais promocionais oferecem apenas pequenos vislumbres das possibilidades do enredo.
Entretanto, mesmo com as informações fragmentadas, já é possível tentar montar esse quebra-cabeça. O trailer de anúncio da data de lançamento, com 10 minutos de duração, trouxe ainda mais perguntas do que respostas. Quem é o homem da bandana? Rainy realmente está grávida? Como Higgs está vivo?
Os novos personagens de Death Stranding 2: On the Beach parecem desempenhar papéis cruciais na expansão do universo criado por Hideo Kojima, trazendo novas conexões com os eventos do primeiro jogo e sugerindo tramas ainda mais enigmáticas, mas, claro, sem deixar de aumentar a pilha de mistérios.
Neil | Luca Marinelli
Talvez o personagem mais intrigante até agora, Neil nasceu antes do Death Stranding e era um agente que contrabandeava itens peculiares entre o México e os Estados Unidos. Em algum momento de sua história, uma organização — provavelmente a Bridges e o governo americano — o obriga a transportar uma mulher grávida com morte cerebral.
Esse detalhe pode ser essencial para a trama, já que Neil pode estar ligado às origens das matrimortas, dos BBs e até mesmo da própria Bridges. De alguma forma, ele acaba na Praia, liderando um grupo de soldados esqueléticos, semelhante ao que Cliff Unger fazia no primeiro jogo. Sua conexão com o mundo dos mortos e a presença de um exército espectral indicam que ele pode ser um grande antagonista ou alguém que desafia as regras estabelecidas até então.
Tomorrow | Elle Fanning
Tomorrow é a misteriosa personagem que aparece sendo extraída de dentro de um sarcófago de cristais, possivelmente feitos de Chiralium, uma substância diretamente ligada ao Tártaro e às BTs. Sua introdução já deixa claro que ela é especial, mas seus poderes sugerem uma ligação ainda mais profunda com os eventos do jogo.
Durante a cena em que "renasce", sua pele mantém um tom escuro com reflexos dourados, semelhantes ao visual de Higgs, o antagonista do primeiro jogo. Além disso, ela levita, o que sugere que possui algum nível de DOOMs — uma sensibilidade à Praia e ao mundo dos mortos.
Sua relação com Higgs parece ir além da simples estética. A forma como ela se esgueira pela nave para ouvir os tripulantes conversando e suas expressões indica um possível vínculo emocional ou platônico com ele. O fato de ela também ter lágrimas douradas reforça essa conexão, indicando que pode haver um laço mais profundo entre os dois.
Outra teoria interessante é a possibilidade de Tomorrow ser uma reencarnação de Amelie, a irmã adotiva de Sam e, ao mesmo tempo, a Entidade da Sexta Extinção. Essa ideia ganha força quando vemos Tomorrow em cenas de destruição, utilizando algum tipo de poder telecinético, sugerindo que ela pode ter um papel semelhante ao de Amelie no primeiro jogo, mas com um propósito diferente.
Rainy | Shioli Kutsuna
Provavelmente a personagem com menos informações e mais envolta em mistérios até agora. Rainy é retratada como uma garota alegre e com um tom até infantil. Seu arco tem indícios de entregar alguma relação com os BBs e a gestação normal humana, já que ela está grávida. A gravidez também deve impactar como o mundo de Death Stranding a vê. Em algumas cenas, ela parece ser caçada na chuva, mais uma ligação com seu nome, Rainy (Rain = chuva).
Higgs | Troy Baker
Ok, Higgs não é um novo personagem, mas está longe de ser o mesmo Higgs do Death Stranding original. A começar pelo fato de sua aparência se parecer bastante com Amelie, tanto o cabelo quanto o colar, além das cores em vermelho. Higgs parece estar ainda mais forte e determinado do que antes.
Ao fim do primeiro DS, Higgs foi derrotado e ficou sob a custódia de Fragile, que tinha uma dívida de sangue com ele. Mas vimos que ela não conseguiu acabar de vez com o vilão. Agora, Higgs também aparenta ter conexão com o novo culto que se instalou no mundo, além de uma proximidade com Tomorrow.
Suas motivações não parecem ter mudado: ele ainda busca se encontrar com Amelie e começar a sexta extinção, já que ele diz: "vou me encontrar com a dama de vermelho, e dessa vez será a última". Resta saber se ele de fato ficou preso na praia, foi expulso por Amelie ou trazido de volta por Fragile.
Tarman | George Miller
Com o rosto do lendário diretor de cinema George Miller, Tarman é o capitão do DHV Magellan, a nova base de operações da Drawbridge. Ele trabalha junto com Fragile para tornar a segunda expedição de Sam real.
Tarman tem como companheiro um gatinho voador que também parece ser feito do mesmo tártaro das BTs. Além disso, em uma cena, é possível ver a mão decepada de Tarman e um líquido viscoso negro cobrindo a ferida. Provavelmente, não é apenas o nome do personagem que carrega a menção ao tártaro – todo o seu corpo também pode ser feito da substância, que, como dita por ele mesmo, carrega aminoácidos e nutrientes suficientes para sustentar uma vida.
Dollman | Fatih Akin
O homem-boneco, ou Dollman, é interpretado por Fatih Akin, um cineasta turco-alemão vencedor de prêmios como o Globo de Ouro, Festival de Cannes e Festival de Berlim pelo seu filme Contra a Parede. Dollman é um personagem que faz parte da equipe Drawbridge e demonstra ter um arco prévio dramático em Death Stranding 2. Em um flashback, é possível vê-lo em sua versão humana com uma criança, provavelmente sua filha, interagindo com um espírito ligado à praia.
É dito que Dollman era um médium e podia se comunicar com os espíritos da praia. Entretanto, depois de um período desconhecido, ele perdeu essa habilidade. Como ele foi parar no boneco e por que Higgs o chama de "casca sem alma" ainda são mistérios, mas uma cena de Fragile interagindo com um corpo semelhante ao seu talvez revele o que aconteceu com ele.
Velho Sam | Norman Reedus
Para finalizar, temos a versão envelhecida de Sam, que apareceu no primeiro trailer do jogo. Existem teorias de que poderia ser outro personagem, mas acredito que seja o mesmo Sam que conhecemos. A questão fica mais para o lado do que pode ter causado esse envelhecimento e se é permanente, já que ele aparece jovem nos outros materiais promocionais.
Devido à natureza da sua repatriação — ou seja, sua habilidade de voltar dos mortos —, é possível que Sam tenha ficado um bom tempo na praia, fazendo com que o tempo passasse para ele de uma forma diferente do mundo exterior.
Também é possível que apenas a pigmentação do seu cabelo tenha mudado, assim como o cabelo de Tomorrow, que nos trailers muda de preto para loiro claro. Por fim, há ainda a possibilidade de a chuva temporal ter atingido Sam de alguma forma ou de ter influenciado indiretamente sua aparência, como aconteceu com Fragile.
Death Stranding 2: On the Beach está tão carregado de mistérios quanto de respostas. Apesar de boa parte dos personagens ter sido apresentada nos trailers, suas histórias prévias e motivações ainda são um segredo. Entretanto, o jogo parece seguir um caminho bem diferente do Death Stranding original. Neste cenário, podemos ver como as cordas que conectam cada um deles se movem para formar uma imagem nítida e assustadora: a sexta extinção ainda está chegando.
Revisão: Beatriz Castro