Não é de hoje que os memes dominam as redes sociais. Desde os primórdios da internet, compartilhar imagens e vídeos engraçados sempre foi uma prática comum, partindo de fóruns até redes sociais tradicionais de hoje em dia. A verdade é que os memes são fenômenos naturais que podem surgir dos mais inesperados lugares, o que não é diferente quando o assunto é games.
Com isso em mente, eu decidi separar os dez memes vindo de jogos que considero serem os mais icônicos. É claro que é extremamente difícil extrair de uma gigantesca história apenas dez para colocar nesta lista; por isso eu quero ressaltar que essa é a minha opinião pessoal, com base nas minhas experiências e relatos de pessoas próximas a mim. Caso o seu meme favorito não tenha sido mencionado aqui, ou se você acha que eu deixei algum muito importante de fora, não esqueça de me falar nos comentários. Dito isso, vamos começar pelo número 10!
10. Flechada no joelho
“Eu costumava ser um aventureiro como você, até tomar uma flechada no joelho.” Essa frase certamente está gravada na mente dos jogadores que gastaram horas e horas pelo mundo de The Elder Scrolls V: Skyrim. Ela é uma das diversas falas de diálogo que os guardas no game podem usar. Ainda, como bem apontado pelo u/tintintint no Reddit, ela pode ter sido uma referência ao livro O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss.
É dito que a popularização da peculiar frase como um meme se deve à propagação em massa de imagens e referências a ela pelo Reddit poucos dias após o lançamento do jogo, obtendo milhões de visualizações nas principais redes sociais ativas em 2011, além de servir de inspiração para músicas feitas por fãs.
9. Mom, get the camera (Mãe, traga a câmera)
Quem pegou a época do Call of Duty entre meados de 2009 até 2014 sem dúvidas viveu a melhor era da franquia. Trickshotters dominavam partidas de Search and Destroy e Free for All, buscando gravar as mais insanas killcams de final de partida. Fazer um trickshot consiste em executar sequências de trocas de arma, puxar granadas ou até forçar bugs de animações, tudo isso enquanto gira pelo menos duas voltas no ar, muitas vezes destinando-se à morte, atirando ou jogando uma faca no último momento possível, visando atingir um inimigo e, por consequência, a killcam final. Quanto mais ridículo, mais valioso é o trickshot se ele matar o seu alvo.
Esse foi o caso de C8 Swap, jogador de Modern Warfare 2, que, após uma sequência de puxar um killstreak, dar um 720 no ar e arremessar uma faca enquanto caía para sua morte certa, acertou um inimigo que estava completamente fora da sua visão em outra parte do mapa. Isso causou uma reação insana no chat de voz do jogo, algo típico de se ver em muitos trickshots. Nela, é possível ouvir alguém gritando em inglês “Mãe, traga a câmera!”, com o intuito de gravar o acontecido, que ironicamente já era gravado com uma placa de captura. Adicionando ao humor, é possível ouvir também um toque de chamada do quase finado software de chamadas Skype, que será desligado em maio de 2025.
Anos após subir o clipe da jogada no YouTube, o áudio da reação se popularizou em montagens de paródia conhecidas como MLGs, que possuíam esse nome para tirar sarro da então bem conhecida Major League Gaming, organização americana de eSports. Essas montagens costumavam usar um exagero de efeitos visuais e sonoros sobrepostos, se aproveitando de memes virais e organizações da época. Um real produto de seu tempo, que hoje não é mais tão relevante.
8. O pedido de Big Smoke
Grand Theft Auto: San Andreas é uma absoluta mina de ouro dos memes. Seja o tão famoso “Ah sh*t, here we go again”, o gemido de Big Smoke na primeira missão do jogo, ou a tão odiada fala dita quando o CJ não consegue acompanhar o trem na missão Wrong Side of the Tracks. Embora existam muitos memes para escolher nesse jogo, penso o mais cômico ser o enorme pedido feito por Big Smoke na missão Drive-Thru.
Ao chegar no drive-thru do Cluckin’ Bell, Big Smoke surpreende seus parceiros com o gigantesco pedido, que, em tradução, diz: “Eu quero dois números nove, um número nove grande, um número seis com molho extra, um número sete, dois números 45, um com queijo e um refri grande.” Segundo o site Know Your Meme, o trecho da missão ganhou mais popularidade quando o YouTuber ICEnJAM gravou um vídeo fazendo um trote com o McDonald’s usando falas do Big Smoke.
7. Ronaldinho Soccer 64
O meme surge de uma versão não licenciada do jogo International Superstar Soccer 64, chamada Mundial Ronaldinho Soccer 64. Essa cópia do jogo coloca, no lugar dos times genéricos que vinham no jogo original, times e jogadores reais. Além disso, o jogo conta com uma introdução modificada, substituindo o texto para incluir o novo nome do jogo, seguido por uma icônica risada antes da fala “Ronaldinho Soccer”.
A introdução do jogo começou a ficar famosa no YouTube em 2020, que logo foi seguida por milhares de pessoas criando vídeos feitos para enganar o espectador, falando de assuntos variados e depois colocando a introdução do game por cima, causando um efeito de “te peguei!”.
6. Door stuck (travado na porta)
Esse lendário vídeo originou um dos mais famosos memes do Counter-Strike 1.6, no qual um jogador no mapa de_cpl_mill conseguiu prender seu parceiro de time entre a parede e a porta, fazendo com que ele gritasse em inglês no chat de voz “Travado na porta! Travado na porta! Por favor, eu te imploro! Estamos mortos!”. O vídeo original da cena foi enviado ao YouTube em 2007, acumulando no total mais de 32 milhões de visualizações e diversas variações criadas por fãs.
5. Baka Mitai
A série de jogos Yakuza é outra que faz surgir diversos e diversos memes. No game Yakuza 0, o protagonista Kiryu Kazuma pode visitar várias casas de karaokê, onde o jogador pode completar um minigame de ritmo que acompanha a letra de algumas músicas selecionáveis. Embora muitas delas sejam grandes memes em si, de fato a música que mais explodiu a ponto de sair da bolha sem dúvidas foi Baka Mitai, conhecida por muitos como “Dame da ne”.
A melancólica música já era um meme bem estabelecido em 2020 quando o uso da tecnologia deepfake se popularizou, deixando muitas pessoas tomar vantagem disso e começar a fazer paródias com conhecidas figuras da internet, possibilitando colocar qualquer pessoa para cantar a música. Isso causou uma viralização massiva da música e, por consequência, do jogo.
4. Press F to pay respects (Pressione F para dar condolências)
Quem nunca esteve assistindo a uma live que acabou caindo e viu o chat se enchendo de letras F? Pois é, essa comum reação dos espectadores é oriunda desse meme bastante curioso. Tudo começou em novembro de 2014 quando Call of Duty: Advanced Warfare foi lançado. Logo após o primeiro capítulo do game, os jogadores se depararam com uma infame cena, na qual o objetivo é dar condolências ao falecido amigo do protagonista. De fato, dar condolências não deveria ser um gatilho para memes, todavia a trivialidade com a qual o jogo direciona o jogador a simplesmente apertar F para dar seus sentimentos foi um grande momento cômico para muitos.
Em um contexto no qual Call of Duty: Ghosts já tinha sido recebido negativamente pela comunidade, somando o fato do Advanced Warfare ter introduzido uma movimentação praticamente alienígena aos jogadores da série, tornando o game alvo de muitas críticas e fazendo a situação do meme do F apenas ser um argumento a mais no repertório das pessoas opostas ao game. Inúmeros vídeos e montagens de paródias foram feitas em referência à cena, se tornando mais um meme que estourou a bolha do jogo e infiltrou-se nas veias do mainstream. Acredito que uma boa parte, se não a maioria, das pessoas que falam F no chat não sabem de onde o meme realmente surgiu.
3. Amogus
OK, esse meme já sai de um nível “haha, engraçado” e passa a um patamar “sociedade em colapso”. Não é surpresa para nenhum de vocês que o Among Us foi um absurdo sucesso, principalmente durante o período da pandemia. Um jogo como esse, no qual pessoas devem interagir e socializar para atingir um objetivo em comum — encontrar o impostor —, era tudo que a gente precisava na época. O game fez um sucesso tão grande que chegou ao ponto de ser possível sair na rua e encontrar vendedores oferecendo mercadorias piratas do game. Um pouco “sus” isso, não acham?
O enorme êxito do jogo deu origem a vários memes, começando por paródias de charges políticas nas quais a grafia “Amogus” era usada em favor da correta, culminando em vídeos feitos por outras pessoas completamente fora desse contexto que tentavam enfiar o bendito Amogus em tudo. Figuras históricas e objetos reais parecidos com os personagens de Among Us são alguns exemplos, mas talvez o mais insano de todos seja a chamada “Gramática Amogus”.
Segundo o site Know Your Meme, em meados de 2021 começaram a surgir inúmeras postagens e vídeos tentando padronizar uma espécie de ortografia para as várias formas que eles inventaram de expressar o meme. Postagens como a tabela compartilhada pelo usuário TsuyuHortenshia no Twitter são bons exemplos do quão longe um meme consegue chegar. Derivados dela, muitos canais no YouTube se aproveitaram para deixar sua criatividade solta e inventar cada vez mais formatos do personagem.
2. All your base are belong to us (Todo suas base é pertencem a nós)
Muitos jogos das eras 8 e 16-bit foram vítimas de péssimas traduções. Alguns são até hoje nas gerações mais recentes, mas poucos receberam a notoriedade de um jogo em específico, chamado Zero Wing, desenvolvido pela Toaplan. O game se trata de um excelente shoot ‘em up horizontal sci-fi lançado para arcades em 1989, posteriormente portado para o Mega Drive e lançado em 1991 no Japão e na Europa. A grande diferença entre a versão de arcades para a então lançada versão de console se trata de uma sequência de cutscenes ao iniciar o jogo. No entanto, ao traduzir as falas ditas nas cenas, algo mágico aconteceu.
Quem traduziu o game conseguiu a proeza de errar quase todas as falas, ao ponto de tornar o resultado um tanto cômico. Eu entendo que esse meme vem de fora, portanto seria presunçoso da minha parte simplesmente copiar as falas mal traduzidas e esperar que os leitores entendessem o “ingrês”. Tendo isso em mente, fiz um esforço para traduzir essas falas incorretamente para o português. Imaginem se um jogo fosse lançado aqui no Brasil traduzido desta forma:
Em 2101 DCOs tempos eram diferentes de agora e esse tipo de informação não era tão rapidamente disseminada na então infante internet. Apenas em 1998 poucas pessoas em seletos fóruns começaram a se dar conta da abominação que foi a tradução de Zero Wing, e só em 2000 isso veio ao conhecimento do site overclock.org, lugar onde foi anunciado o projeto de dublagem de Zero Wing, incluindo a terrível tradução na voz do famoso cantor estadunidense Wayne Newton.
A guerra estava começando.
Capitão: o que acontece?
Mecânico: alguém arranjou nós a bomba.
Operador: nós temos sinal.
Capitão: o quê !
Operador: tela principal, ligar.
Capitão: é você !!
Cats: como estão, senhores !!
Cats: todo suas base é pertencem a nós.
Cats: vocês estão encaminhados à destruição.
Capitão: o que você fala !!
Cats: vocês não tem chance sobreviver, ganhem seu tempo.
Cats: ha ha ha ha ….
Operador: capitão !!
Capitão: decolem todos ‘zig’!!
Capitão: vocês sabem o que está fazendo.
Capitão: mexam-se ‘zig’.
Capitão: pela grande justiça.
A partir disso, a frase All your base are belong to us ganhou uma tração até então inédita na internet. Músicas começaram a ser feitas incluindo a fala, pessoas começaram a fazer seus próprios memes envolvendo o assunto, eventualmente até atraindo a atenção de jornalistas e da mídia, que fizeram diversas coberturas sobre o fenômeno.
1. Daniel Paladinu na minha frente em Edron
Enfim, o número um! Não tinha como ser outro, se não o clássico meme do Tibia. O vídeo mais antigo mostrando a icônica cena que consegui encontrar data de 2007, embora o interesse em massa sobre o meme pareça ter começado por volta de 2012, segundo o Google Trends.
A história por trás do lendário vídeo surge devido a uma briga de guildas, segundo o YouTuber DJ Tibiano e um comentário no vídeo original de 2007 do usuário JRFialho, na qual a líder da guilda Seek and Destroy, Windy of Tenebra — perseguida por muitos por supostamente se intitular imortal e dona do server —, estava sendo encurralada pelo famoso Daniel Paladinu, membro da guilda rival Peh na Jaca, que obteve sucesso em matá-la.
Como se a humilhação não bastasse, toda a cena foi gravada, dando a ideia para o jogador da guilda rival Axl Silverearth, também conhecido como Faka, dublar por cima do vídeo imitando a voz de Windy. O vídeo com a dublagem explodiu em popularidade, virando um dos primeiros grandes memes da internet brasileira. Vários fatores tornam o vídeo engraçado, seja a dublagem, a escolha de palavras, o contexto da época, ou até o próprio Tibia, que em 2012 já era considerado um jogo ultrapassado por muitos, o que me lembra de frases comuns de se ouvir naquele tempo, como: “Meu PC é tão ruim que só roda Tibia.”.
Essa foi a minha seleção dos 10 memes mais famosos dos jogos. Não esqueça de colocar nos comentários os seus memes favoritos. Agradeço ao site Know Your Meme, fonte de muitas informações presentes neste artigo. Esse site é um recurso muito interessante caso tenha vontade de saber mais sobre outros memes. Agradeço ao YouTuber Whang, que recentemente fez um vídeo sobre o All your base are belong to us, que serviu de inspiração para a produção deste texto. Por fim, expresso minha gratidão também aos mencionados na saga de Daniel Paladinu, que ajudaram a esclarecer a história por trás do meme.
Revisão: Ives Boitano