Análise: KinnikuNeko: SUPER MUSCLE CAT — O gato de sunga está mais malhado para os consoles

Os bugs da versão para PC foram resolvidos e diversas melhorias foram feitas para que o felino bombado fizesse uma reestreia digna.

em 21/03/2025
Há quase um ano, o intrépido Alexandre Galvão analisou a chegada de KinnikuNeko: SUPER MUSCLE CAT no PC. Agora, após algumas atualizações e melhorias, chegou a hora de o felino sarado se aventurar nos consoles.

O ronronar da salvação

A rainha-mãe ordenou a invasão do nosso planeta, que foi liderada pela General Pitaya. Keita, Lemon e seu gatinho Neko foram os pouquíssimos que conseguiram escapar e agora irão utilizar um artefato inusitado para lidar com as forças extraterrestres: uma sunga. Essa bela peça de lycra confere poderes ao felino, que se torna super musculoso.

Em sua forma bombada, Neko pode descer a porrada nos aliens que estão pelo caminho e o pó estelar deixado por eles preenche uma barra, que quando completa confere alguns momentos de invencibilidade ao bichano. Há momentos em que encontramos Lemon pelo caminho, ela retira nossa sunga, nos fazendo voltar à forma normal, ideal para correr, saltar mais longe e subir em lugares que os músculos não permitem, como beirais de janelas.

A jogabilidade não tem comandos elaborados e faz o básico de um jogo de plataforma, tanto que, comparado com a versão de PC no lançamento, não houve nenhum momento em que a movimentação me deixou na mão totalmente. Entretanto, ainda ocorreram algumas falhas pontuais, principalmente no formato musculoso.

A principal é que o salto após realizar um rolamento não difere em nada do pulo comum, feito de uma posição estática, por mais que o tutorial jure de patas juntas que ele serve para ir um pouco mais alto. Ainda falando do deslocamento aéreo, Neko pode acertar inimigos em sequência utilizando uma joelhada pelo ar, mas nem sempre o golpe é bem-sucedido, mesmo com a trajetória parecendo ser infalível.

Mesmo com a correção do comportamento de alguns inimigos, ainda existem seções nas quais a mistura de inimigos e obstáculos criam um pequeno caos, que acaba nos fazendo cair em algum buraco após ser acertado por algum projétil.

Escondidos em algumas fases estão academias, que nos ajudam a fortalecer o “halterofelino” com um minigame. Infelizmente, esse recurso é mal aproveitado, pois esse poder extra só serve para quebrar pedras pelo caminho, e isso acontece uma vez só em apenas algumas das fases.

Resumindo, os problemas crônicos do PC referentes à jogabilidade foram solucionados, mas não totalmente. Ela ainda precisa de um aprimoramento aqui e ali para se tornar mais fluida e não deixar o jogador na mão na hora de movimentos mais calculados. Mesmo assim, o jogador não terá dores de cabeça para finalizar as 17 fases, que alternam rotas normais com batalhas de chefes. 

Agora sim eu entendi a referência!

O grande trunfo deste relançamento foram as diversas melhorias visuais, além da inclusão de dublagem completa em inglês, japonês e espanhol, além de textos localizados para o português. Isso mudou bastante o humor do jogo, deixando-o mais próximo do público brasileiro. Até mesmo os NPCs, que antes só contavam com balões, ganharam voz própria.

A aura de anime leve, divertido e nonsense torna KinnikuNeko cativante, ao ponto de sempre ficarmos de olho em alguma frase ou quadro que remeta a alguma outra obra. É possível encontrar pelo caminho referências a Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Dragon Ball, Pokémon, One Piece, entre muitos outros. Além disso, até mesmo os troféus ganharam sua dose de brasilidade, remetendo a memes e frases famosas nas dublagens daqui, como Tartarugas Ninjas.

Um apontamento feito na análise anterior foi o fato de o jogo seguir sequencialmente, sem dar a liberdade ao jogador de escolher as fases. Parece que o pessoal escutou nosso querido Xelão e agora é possível alternar entre seguir seu rumo ou revisitar algum local.

Inclusive, a maioria dos bugs reportados pela comunidade ao longo do ano passado foi resolvida pelos desenvolvedores. Está tudo rodando perfeitamente e, pelo menos eu na versão de PS5, não tive nenhum problema que me fizesse reiniciar uma fase ou o aplicativo todo. Então, parabéns à equipe por escutar o seu público.

Treinado e no pump

KinnikuNeko: SUPER MUSCLE CAT conseguiu dar uma virada na sua trajetória, se tornando um interessante título de plataforma para quem quer algo totalmente distante da seriedade, com direito a piadas e uma arte que consegue prender o jogador, além de uma dose branda de desafio.

Citando mais uma vez o companheiro de redação Alexandre Galvão, o gatinho malhou e finalmente mostrou ao que veio!

Prós

  • Os desenvolvedores ouviram a comunidade e corrigiram a grande maioria dos problemas reportados na versão de PC;
  • Os cenários e animações foram melhorados;
  • A inclusão de dublagem completa e textos em português deu uma boa levantada no carisma do jogo, que por si só já tem seu charme;
  • Controlar um gato musculoso de sunga é estranhamente mais divertido do que parece.

Contras

  • Acertar vários inimigos no ar ainda é um recurso falho;
  • Rolar no chão e saltar não tem nenhuma diferença do salto comum;
  • O fato de Neko aumentar sua força durante a aventura poderia ser melhor aproveitado;
  • Em algumas situações, somos emboscados entre inimigos e buracos muito próximos.
KinnikuNeko: SUPER MUSCLE CAT — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Ives Boitano
Análise feita com cópia digital cedida pela Mameshiba
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Carlos França Jr.
é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no @carlos_duskman
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