Análise: Alter Age nos entrega uma aventura de altos e baixos (literalmente)

Com uma curiosa mecânica de alteração de idade e um sistema de combate funcional, o título da KEMCO consegue divertir.

em 14/03/2025
Os RPGs da KEMCO costumam seguir uma fórmula definida, apostando em narrativas simples, visuais 2D e sistemas de combate por turnos tradicionais. Alter Age, que foi desenvolvido pela Exe Create, não foge desse padrão, mas tenta se destacar com uma mecânica curiosa: a mudança de idade dos protagonistas. Além de alterar um pouco a jogabilidade, esse sistema afeta as interações entre os personagens.

Um trio peculiar

Em Alter Age, assumimos o papel de Arga, um jovem que nutre forte ressentimento pelo pai, Leogrado, o qual é acusado de ter negligenciado sua família. Determinado a confrontá-lo, o protagonista treina incansavelmente até despertar uma habilidade especial, o que lhe garante o direito de deixar seu vilarejo.

O problema é que Leogrado é considerado o homem mais poderoso do mundo. Para encontrá-lo, Arga precisa ingressar em uma espécie de guilda de aventureiros e alcançar uma posição de prestígio, o que só é possível ao superar desafios em diversas masmorras espalhadas pelo mundo.

Como os aventureiros devem sempre viajar em grupos, o jovem se junta a duas companheiras: Elsie e Lillieka. A jornada poderia até ser convencional, se não fosse pela peculiaridade da habilidade especial de Arga, que permite a ele transformar-se em criança. 

Para complicar ainda mais, essa maestria tem um efeito reverso sobre suas companheiras, tornando-as adultas quando ele está na forma infantil e vice-versa. Embora essa habilidade gere situações inusitadas e hilárias, ela também se mostra extremamente útil em diversos momentos da aventura.

No geral, a trama de Alter Age não é lá tão interessante, além de contar com um desfecho previsível. Ainda assim, muitas das interações entre o trio principal são divertidas e bem-humoradas, com a mudança de idade alterando significativamente a dinâmica entre eles. Infelizmente, o game não conta com legendas em português.

Exploração tradicional

Assim como diversos outros títulos publicados pela KEMCO, Alter Age busca replicar a fórmula de RPGs 2D clássicos, apresentando um mapa-múndi composto por diversas cidades, florestas, cavernas e masmorras.

Um detalhe interessante é a presença de uma função que nos permite ajustar a frequência dos encontros aleatórios, podendo aumentá-los ou reduzi-los a qualquer momento, tanto no mundo exterior quanto nas masmorras. Essa mecânica é especialmente útil, já que nos deixa acelerar os encontros nos momentos em que queremos ganhar experiência ou minimizar interrupções durante a exploração, facilitando a busca por itens em dungeons.

Outro ponto de destaque é a forma como os diálogos de alguns NPCs mudam conforme a idade dos personagens. Nesse sentido, certas missões secundárias só podem ser desbloqueadas e concluídas quando Arga está em sua forma infantil, enquanto outras exigem sua versão adulta. Vale destacar que a troca entre as formas pode ser feita a qualquer momento com um simples botão.

No que diz respeito às masmorras, Alter Age não apresenta nada de muito novo. Aqui, a maioria delas é composta por corredores labirínticos que contam com baús estrategicamente posicionados, além de um chefe aguardando no final. Apesar disso, como o jogo possui um sistema de criação de pratos e melhoria de equipamentos, explorar todos os cantos desses locais em busca de ingredientes acaba sendo uma atividade recompensadora.

Infelizmente, apesar de ser um dos principais diferenciais do game, a troca de idade só é explorada em puzzles em algumas masmorras no final da campanha, deixando a impressão de que a mecânica poderia ter sido melhor aproveitada.

Também trocamos de forma nos combates

O sistema de combate de Alter Age segue uma estrutura tradicional de RPGs por turnos, permitindo o uso de ataques básicos, habilidades elementais, talentos de suporte e cura, invocações e itens. Há também um sistema de resistências e fraquezas, com Arga possuindo afinidade com o vento, Elsie com a água e Lillieka com o fogo.

Neste jogo, a formação do trio pode ser ajustada previamente e conseguimos posicionar os personagens na linha de frente ou na retaguarda. Dependendo da configuração, os membros recebem bônus específicos, como aumento de ataque para quem está na vanguarda ou efeitos de cura no turno de um determinado herói.

O grande diferencial do sistema de combate está na mecânica de alteração de idade, que não apenas impacta o potencial ofensivo dos personagens, mas também modifica a formação e os bônus adquiridos durante as batalhas.

Na forma adulta, os personagens recebem um aumento de dano de quase 50% e contam com uma recarga mais rápida para ataques em grupo, que costumam ser bastante poderosos. Já na versão infantil, o foco muda para a eficiência mágica, com redução no custo de MP para habilidades especiais e a possibilidade de realizar invocações.

Como essa transformação possui um tempo de espera dentro de uma mesma luta, ela se torna uma estratégia mais situacional, sendo especialmente útil em combates prolongados contra chefes. Além disso, como Arga e suas companheiras assumem formas opostas, conseguimos criar táticas interessantes ao explorar as habilidades individuais de cada um.

Para exemplificar, é possível começar um confronto utilizando a versão infantil de Lillieka para lançar suas poderosas magias de fogo com custo reduzido de MP. Caso sua energia se esgote, a transformação para a forma adulta permite que ela mude o foco para ataques físicos com sua foice, que se beneficiarão do bônus de dano obtido por essa versão mais velha.

Outro elemento curioso é a inclusão de um sistema semelhante a um passe de batalha, no qual diversas ações realizadas ao longo do jogo concedem pontos trocáveis por itens. Entre as recompensas, encontramos ingredientes que fortalecem equipamentos e gemas essenciais para desbloquear habilidades passivas.

Em suma, mesmo não se diferenciando muito do que já vimos em inúmeros outros RPGs, o sistema de combate de Alter Age é divertido. Apesar de o elenco ser limitado a três personagens, a variedade de recursos e habilidades disponíveis é suficiente para evitar que o título se torne repetitivo a longo prazo. 


Um RPG competente

Alter Age é um RPG competente e que consegue entreter, trazendo um sistema de combate funcional e uma mecânica de mudança de idade que adiciona um toque de originalidade à jogabilidade. Além disso, ainda que a trama não seja tão interessante, as interações entre os três personagens principais são divertidas e acabam compensando essa fragilidade.


Prós

  • Apesar da trama pouco interessante, o trio principal tem uma dinâmica divertida e agradável de acompanhar; 
  • A mecânica de alternância de idade traz uma mudança substancial aos momentos de interação e acrescenta uma boa camada estratégica aos combates;
  • A função de aumentar ou diminuir a taxa de encontros é útil e nos permite alternar facilmente entre grinding e exploração.

Contras

  • A história é previsível e pouco envolvente;
  • A mecânica de alteração de idade poderia ter sido usada em mais desafios, deixando a impressão de que foi subaproveitada;
  • Ausência de legendas em português.
Alter Age — PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch/Mobile —  Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela KEMCO
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Lucas Oliveira
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