Ministério da Cultura e Abragames discutem políticas públicas para o setor de jogos eletrônicos

O encontro envolveu discussões sobre o marco legal e outras ações para o setor.

em 19/02/2025
No dia 18 de fevereiro, foi realizada uma reunião em Brasília entre a ministra da cultura, Margareth Menezes, e a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames). O encontro teve como foco a discussão de pautas do setor de jogos eletrônicos, como a Lei 14.582 (Marco Legal dos Games).

A fim de concluir a regulamentação do Marco, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, propôs a criação de um grupo de trabalho. A ideia é reunir o ministério com a Secretaria do Audiovisual, a Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, a ANCINE e a Abragames para avançar nas discussões sobre a importância do setor e o que deve ser feito para fomentá-lo.

De acordo com o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, o Marco Legal tem sido um avanço na perspectiva de que a indústria de videogame está inserida no contexto audiovisual e também na cultura digital e tecnológica. Isso ajuda a enquadrá-lo como cultura, mas o presidente da instituição comenta que ainda é necessário tirar do papel as conquistas. 

Além da questão do Marco Legal, foi discutida a criação de um curso online de desenvolvimento de jogos digitais na Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). Também foi indicada a necessidade de um mapeamento para atualizar a classificação brasileira de ocupações (CBO) tendo em vista o reconhecimento do setor de games.

Fonte: Ministério da Cultura (press release)
Siga o Blast nas Redes Sociais
Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.