Em 2022, durante um evento que comemorou os 20 anos da franquia, a Square Enix anunciou Kingdom Hearts IV. O trailer apresentou um mundo realista, uma versão mais velha de Sora, uma personagem conhecida de Kingdom Hearts Union χ, uma batalha contra um Heartless gigantesco e, por fim, figuras enigmáticas encapuzadas. Embora as perguntas tenham superado em muito as respostas, os fãs ficaram extremamente animados com tudo o que foi mostrado.
Agora, em 2025, esse continua sendo o único material promocional que a Square e a Disney disponibilizaram ao público. Mesmo assim, podemos tentar esclarecer algumas questões com as informações disponíveis. Atenção para possíveis spoilers.
O que é Kingdom Hearts IV?
Essa pergunta pode soar frívola, mas, no contexto da série, faz todo sentido. A resposta mais óbvia é que se trata da sequência direta de Kingdom Hearts III e Kingdom Hearts: Melody of Memory, focando-se na busca e no provável retorno de Sora, após seu desaparecimento no final do terceiro jogo. Porém, numa análise mais profunda, o IV marca o “início do fim” da saga, inaugurando um novo arco intitulado Lost Master Arc, que promete uma jornada redefinida para Sora e seus companheiros.
Embora detalhes concretos sobre esse arco sejam escassos, algumas pistas já foram reveladas. Antes de explorá-las, contextualizemos:
No trailer, Sora é acordado por alguém batendo à sua porta: trata-se de Strelitzia, uma portadora da Keyblade originária de Union χ. Ela explica que ambos estão em Quadratum, um mundo que, para eles, funciona como uma espécie de "pós-vida", enquanto, para seus habitantes, é simplesmente o lar cotidiano.
Quadratum foi introduzido inicialmente no final secreto de Kingdom Hearts III, ocasião em que vemos Sora despertar em uma cidade realista, completamente desorientado. Em um dos prédios, surge uma das figuras mais enigmáticas da série: o provável Mestre dos Mestres (apresentado em Union χ), que encerra sua aparição fazendo um gesto de coração com as mãos em direção à lua cheia — uma clara referência ao símbolo icônico de Kingdom Hearts.
Com base nas revelações sobre Quadratum (do final de KH III, do trailer do IV e de entrevistas do diretor Tetsuya Nomura para a extinta GameInformer e para a Famitsu), podemos destacar:
- Quadratum servirá como base operacional: Sora explorará outros mundos a partir dali, retornando periodicamente. Nomura mencionou que veremos mais do cotidiano do protagonista, incluindo cenas em seu quarto e momentos de interação casual;
- Shibuya “realista”: A famosa região de Tóquio faz parte de Quadratum, confirmando a conexão entre o mundo fictício e locais familiares;
- Sem relação com outros títulos: Apesar de temas similares, o jogo não terá ligações diretas com The World Ends With You ou Stranger of Paradise: Final Fantasy Origins;
- Estado dimensional único: Quadratum não pertence ao Realm of Light, Realm of Dark ou Realm Between. Nomura ressalta que a perspectiva varia conforme o observador: para Sora, é um “mundo fictício”, assim como o universo dele é visto como ficção pelos habitantes de Quadratum;
- Lost Masters: Segundo Nomura, os Foretellers, com exceção de Luxu, desapareceram após a Guerra das Keyblades. Quando questionado sobre um possível retorno deles, ele afirmou que os Lost Masters representam uma força antagônica semelhante à Organization XIII, porém com motivações divergentes entre si, e que seus papéis serão explorados ao longo do novo jogo;
- Mestre dos Mestres: Quanto à identidade dos encapuzados em Shibuya, incluindo a possível presença do Mestre dos Mestres, o diretor evitou confirmar, classificando-a como "informação confidencial".
Kingdom Hearts sempre foi conhecido por suas tramas fora do comum, frequentemente causando confusão. Nomura é o grande responsável por isso, sendo o principal escritor da série desde Kingdom Hearts II, contando apenas com Masaru Oka para colaborar nos argumentos dos cenários. Ele revelou à Famitsu que, além de Oka, convidou Akiko Ishibashi, responsável pelo roteiro de NEO: The World Ends With You, para compor o trio de escritores da nova jornada de Sora.
Disney estará presente, mas quanto?
A ausência da Disney em Kingdom Hearts é quase impensável, especialmente nos jogos principais da série. Grande parte do encanto e da narrativa da franquia reside nos mundos baseados em propriedades intelectuais da Walt Disney, como Aladdin, Hércules, O Estranho Mundo de Jack (com Jack Skellington), além de personagens icônicos como Mickey, Donald e Pateta. Alguns vilões, como Malévola, até ultrapassaram suas tramas originais, influenciando diretamente a jornada de Sora. Isso reforça que a Disney dificilmente abandonará Kingdom Hearts, o que é essencial para a identidade da série.
Nomura abordou a presença da Disney no novo jogo, conforme mencionado no GameBlast, destacando que a alta qualidade gráfica e a interatividade detalhada dos mundos demandam mais recursos técnicos. Essa exigência, segundo ele, limita o número de ambientes, mas não seu impacto narrativo. A diferença fica clara ao comparar Kingdom Hearts II (com mais de dez mundos temáticos) e Kingdom Hearts III (que reduz para sete, priorizando densidade e escala). Essa tendência de focar em ambientes mais complexos, em vez de quantidade, deve se manter no próximo título.
Com a possível redução de mundos Disney em KH IV e o vasto portfólio da empresa (incluindo Star Wars e Marvel), surge a dúvida: quais cenários Sora explorará? O trailer oferece pistas:
- Cena pós-créditos: Donald e Pateta aparecem em um ambiente sombrio, procurando ajuda. Uma chama azul surge, e eles reagem com medo. Possivelmente indicando o Submundo de Hades (de Hércules). Se acreditam que Sora está “morto”, faz sentido buscarem o deus do mundo dos mortos;
- Teoria de fãs: Em uma cena sutil, uma floresta fotorrealista esconde o que parece ser um pé de AT-ST (veículo de Star Wars). Isso alimenta especulações sobre um mundo baseado na Batalha de Endor.
Visualmente, o foco foi, de fato, no fotorrealismo. Segundo Nomura, a experiência mais próxima disso na série foi em Kingdom Hearts III, no mundo de Piratas do Caribe, tornando a adaptação desse estilo um grande desafio. No aspecto técnico, o trailer foi desenvolvido na Unreal Engine 4, mas o diretor afirmou que, a partir de então, o jogo seria divulgado utilizando a quinta versão do motor gráfico. Isso não apenas garante o visual desejado, como também permite uma direção artística distinta para os diferentes mundos da Disney, algo já característico da franquia.
Teremos mecânicas novas?
O trailer do novo título continha algumas cenas de gameplay, indicando novidades:
- Evolução: Na cena específica, Sora está lutando contra um grande Heartless que levita carros e até escombros de prédios. O protagonista, então, usa a corrente de sua Keyblade para ajudá-lo a subir. Isso sugere que as transformações da Keyblade permanecerão, mas seu funcionamento deve influenciar além das batalhas, como já visto em Kingdom Hearts III;
- Retorno: Na entrevista de Nomura à GameInformer, ele confirmou que os Reaction Commands retornarão neste jogo, após a comunidade sentir sua falta em Kingdom Hearts III. É possível observar indícios disso nas lutas de Sora mostradas no trailer;
- Nova base: Nomura também comentou que a base do combate se chama Scrap & Build, sendo possível ver o comando Build no canto da tela no curto gameplay mostrado. Mesmo assim, ele não conseguiu dar mais detalhes sobre, só afirmando que destruição e reconfiguração são a chave.
Como em todos os títulos anteriores da série, espera-se que as batalhas em Kingdom Hearts IV introduzam novas mecânicas, expandindo os poderes de Sora de forma significativa. No entanto, é aguardado que os desenvolvedores priorizem o refinamento e a simplificação das opções de combate, evitando sobrecarregar os jogadores com excesso de escolhas. Em Kingdom Hearts III, a grande variedade de habilidades disponíveis durante as lutas acabou tornando algumas delas, como os Summons, subutilizadas e menos impactantes do que seu potencial permitiria.
Mas quando?
Ainda que não haja uma data de lançamento oficial para Kingdom Hearts IV, é prudente assumir que o lançamento não ocorrerá tão cedo. Com o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth, a Square Enix provavelmente direcionará seus recursos e esforços de desenvolvimento para terminar a nova jornada de Sora. Apesar da longa espera que nos aguarda, tudo indica que a experiência será extraordinariamente gratificante.
Revisão: Vitor Tibério