Impressões: Islets Defense, indie brasileiro, encanta na demonstração

Composto por três ex-funcionários da Epic, o estúdio indie brasileiro MiniGoof promete com tower defense divertido, previsto para 2025 no PC.

em 15/02/2025

Anunciado em outubro de 2024, Islets Defense é um game carismático que mistura gerenciamento de recursos, sistema de cartas e combate por turnos com o tão amado gênero dos tower defense. O jogo está em desenvolvimento e, segundo o estúdio, deve ser lançado ainda em 2025. Neste momento é possível jogar o tutorial e as três primeiras fases na demo disponibilizada no Steam.

Construa, aprimore, crie e explore!

Após um excelente e breve tutorial que explica as mecânicas principais e as consequências que as ações do jogador podem ter, o game te deixa livre para jogar as próximas fases que liberou. Todas compartilham do mesmo conceito principal do gênero tower defense, isto é, uma base para proteger e um ou mais caminhos que levam os monstros até ela. Seu papel como jogador ou jogadora é evitar que os monstros cheguem na base, e para tal o jogo providencia uma carta de “Construção” que pode ser usada para criar a sua primeira arma, o canhão.

Quem estiver no comando logo perceberá que as armas custam recursos para construir e operar, portanto, primeiro é necessário coletar os recursos que estiverem à vista. Para isso, a carta “Construção” também permite ao jogador criar uma madeireira, fazenda ou até uma bomba que é utilizada para coletar pedras. É importante lembrar que o game avança por turnos, ou seja, a cada carta usada pelo jogador, o turno passa e os monstros avançam na direção da base.


Muitas vezes os recursos disponibilizados na parte visível do mapa não são suficientes. Pensando nisso, a próxima carta “Criar” pode ser empregada. Ela permite que jogadores gastem um turno criando qualquer um dos recursos, além de poder usá-la também para estrategicamente preencher uma área com terra, tornando o terreno do jogo levemente modificável.

A terceira carta nos traz uma possibilidade bem conhecida nos tower defense, a “Aprimorar”. Fazendo jus ao nome, essa carta aprimora uma estrutura que o jogador escolher, permitindo que construções como a madeireira e a fazenda tenham sua produção significativamente aumentada, bem como o alcance do seu efeito. Ademais, essa carta também pode aprimorar as armas, possibilitando menor tempo de recarga, maior alcance, e é claro, maior dano. Por outro lado, o jogador deve ficar atento ao custo de aprimoramento, bem como o consumo de recursos das armas, levando em consideração que uma vez aprimoradas, terão maior custo de operação.

Por fim, a quarta e última carta disponível é a “Explorar”. Ela permite remover uma densa névoa que se espalha pelo mapa. É essencial utilizá-la com frequência, visto que mais recursos, objetivos, ou até baús escondidos podem ser revelados. Esses baús, por sua vez, permitem aos jogadores escolher uma de três recompensas instantâneas, podendo ser mais recursos ou até armas especiais.

Vale ainda acrescentar que todas as cartas fazem parte de um sistema de fila, no qual cada posição tem um valor estabelecido pelas gemas vermelhas em cima de cada carta. Assim que uma carta é usada, volta para o início da fila e empurra a carta que antes estava por último para a frente. Em análise, essa mecânica é essencial para manter o balanceamento do jogo, sendo que certas ações importantes, como a construção de canhões, por exemplo, são apenas possíveis quando a carta possui quatro gemas.


Visuais que cativam o jogador

Feito completamente na engine Godot, Islets Defense possui uma estética simples, porém convidativa, bastante colorida. Os mapas são desenhados em uma grade de quadrados que torna o posicionamento das construções e a leitura de movimentos dos inimigos descomplicada. Ainda, o game acerta com animações agradáveis aos olhos que combinam com a direção de arte, desde os tiros dos canhões, até a seleção de um aprimoramento.

Segundo os desenvolvedores, o jogo contará com 15 fases diferentes em múltiplos biomas, cada um com seus desafios e peculiaridades, embora na demo apenas o bioma de “Floresta” seja jogável. Além disso, os elementos de UI são bastante legíveis — e muitas vezes interativos —, ostentando lindas transições e fazendo com que o jogador navegue pelos menus com facilidade.


Uma perspectiva tática no gênero tower defense

O primeiro título da MiniGoof surpreende com uma demo polida e gameplay bastante divertida. Combate por turnos e o sistema de cartas provam ser uma importante virada de chave no gênero, além de me deixar animado para o lançamento do jogo completo. Com um balanceamento que certamente não foi nada fácil para os desenvolvedores para acertar, Islets Defense pode vir a se tornar um título de relevância no cenário brasileiro de jogos, evidenciando para a indústria que bons resultados também podem ser alcançados por estúdios de poucos funcionários e baixo orçamento.

Todavia, a equipe por trás do game afirma que ele terá mais de dez horas de jogo, que em minha opinião é um tanto quanto ambicioso, sendo que são previstas apenas 15 fases e não aparenta possuir abordagem narrativa. Por enquanto não há previsão de lançamento em consoles ou plataformas mobile, portanto caso tenha interesse em estratégia, cartas, ou até jogos de combate por turnos, convido-os para testar a curta demo de Islets Defense disponibilizada gratuitamente pelos desenvolvedores no PC via Steam.

Revisão: Vitor Tibério

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Andy Eisfeld
é catarinense e egresso da faculdade de Letras Japonês da UFPR. Amante dos JRPGs, adora perder horas rejogando games da série Megaten. Defensor das CRTs, tem orgulho do seu legado PC Gamer desde o 386. Pode ser encontrado nas redes pelo @AndyyEdits.
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