KIBORG é um beat ‘em up de temática futurista com elementos de roguelike. No jogo, assumimos o papel de um homem lutando para escapar de uma prisão espacial em meio a um alucinante e macabro reality show de sobrevivência. Ao vencedor, a liberdade; aos derrotados, ciclos de violência e morte.
A convite da Sobaka Studio, tivemos acesso antecipado à versão de demonstração, que estará disponível a partir de 24 de fevereiro na próxima edição do Steam Next Fest. Quer saber o que te espera na próxima semana? Então vem com a gente!
Adapte-se e sobreviva
Morgan Lee é apenas mais um prisioneiro em um planeta-prisão de localização sigilosa. Condenado a 1.300 anos de reclusão por um crime que não cometeu, sua única chance de sobrevivência é participar do reality show ‘O Último Bilhete’.
As regras são simples: chegar à nave no topo do complexo e conquistar a liberdade. No entanto, o caminho até lá é longe de ser fácil. Para escapar, Morgan precisará abrir caminho pelos andares da prisão, enfrentando os criminosos mais brutais e insanos da galáxia.
Sua única vantagem é a capacidade de instalar implantes no corpo para aprimorar suas habilidades de combate e sobrevivência. Temos braços que concedem ataques especiais, pernas que permitem investidas explosivas, capacetes, implantes dorsais e uma série de outros aprimoramentos tecnológicos. Além disso, ele pode contar com um vasto arsenal de armas de fogo e lâminas de todos os tipos e tamanhos.
Atropelando tudo em seu caminho
A dinâmica de KIBORG consiste em combates contra inimigos em diferentes salas da prisão. Cada seção apresenta uma quantidade e variedade específica de adversários que devem ser derrotados para permitir o avanço. No início de cada rodada, o jogador pode escolher uma arma de fogo e um implante entre uma seleção pré-determinada.
Após concluir uma sala devemos escolher a próxima com base nos monitores que exibem o que nos espera adiante: áreas de recuperação de vida, combates que garantem novos implantes ou créditos extras, zonas com obstáculos e, por fim, o confronto derradeiro contra o chefe da área.
Os créditos obtidos podem ser usados em um console na sala inicial para adquirir aprimoramentos permanentes, como aumento de saúde e defesa, além de novos combos para Morgan. Trata-se da clássica mecânica de roguelike na qual, a cada tentativa, podemos melhorar gradualmente nosso personagem e aumentar nossas chances de vitória.
A jogabilidade, claramente inspirada nos clássicos beat ‘em up, permite executar diversas combinações de golpes para derrotar inimigos rapidamente. Morgan pode desferir ataques fracos, fortes e um ataque giratório, que é útil para situações nas quais ele está cercado. A combinação dessas ações possibilita a criação de combos, tornando o combate mais dinâmico e divertido, especialmente após desbloquear novos movimentos.
Os implantes adicionam uma camada extra à jogabilidade, concedendo efeitos especiais às habilidades de Morgan. Entre eles, estão socos que são impulsionados por foguetes, investidas explosivas e esquivas aprimoradas, além de outras melhorias que transformam o protagonista de um simples prisioneiro em uma criatura biônica intimidadora.
A versão de demonstração permite jogar até a derrota do primeiro chefe, com a possibilidade de continuar o progresso em novas tentativas. No entanto, a árvore de habilidades não está completamente acessível, deixando vários aprimoramentos exclusivos para a versão completa do jogo.
Uma execução de qualidade questionável
Em sua proposta, KIBORG é um jogo interessante. A combinação do gênero de luta com elementos de roguelike cria uma dinâmica de jogabilidade viciante. No entanto, o título ainda apresenta diversos pontos de melhoria para que alcance a qualidade que sua proposta exige.
Tecnicamente, apesar de minha configuração atender com folga aos requisitos para rodar o jogo, enfrentei diversos problemas de otimização. O stuttering (engasgos), mesmo após ajustes nas configurações gráficas e de exibição, foi recorrente. Somente após uma atualização, alguns dias antes da publicação deste artigo, notamos melhorias nesse aspecto. A illuminação do jogo, contudo, continuava um tanto estranha.
A inteligência artificial dos inimigos por vezes deixa a desejar, apresentando comportamentos estranhos. Em alguns momentos, um inimigo simplesmente ficava parado na arena enquanto, em outras ocasiões, eles se organizavam para atacar ao mesmo tempo, o que me deixava com uma janela de reação mínima. Esses pontos podem ser ajustados à medida que o desenvolvimento do jogo avança.
Porém, o aspecto que mais me incomodou foi a interface de usuário (HUD) de KIBORG. Os menus são excessivamente simplistas, com ícones pequenos e informações vagas ou ausentes. Além disso, os outros elementos são pouco eficientes para comunicar ao jogador o que está acontecendo na tela. Essa falta de clareza na interface prejudica não apenas a experiência do jogador, mas também a apresentação geral do jogo, o que compromete a qualidade do título.
KIBORG apresenta uma proposta sólida, misturando o clássico gênero beat ‘em up com elementos de roguelike. A jogabilidade é divertida, e a possibilidade de personalizar o personagem através de implantes oferece uma camada interessante de estratégia e progressão.
No entanto, ainda há diversos ajustes a serem feitos para que o jogo atinja seu pleno potencial. A otimização, a inteligência artificial dos inimigos e a interface de usuário são pontos que precisam de atenção para melhorar a experiência do jogador e garantir uma apresentação mais polida.
É possível que o jogo se torne uma excelente opção para os fãs do gênero, mas é importante acompanhar o desenvolvimento nos próximos meses. Se as questões de performance e jogabilidade forem devidamente ajustadas, KIBORG tem tudo para ser uma experiência divertida e desafiadora, com grande potencial para se tornar um nome conhecido no PC e consoles.
KIBORG estará disponível para demonstração para PC a partir do dia 24 de fevereiro durante o Steam Next Fest. Experimente!
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pelo Sobaka Studio