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gamescom latam: Steam participará do evento e inscrições estão abertas para dois concursos de pitches

As oportunidades de business são voltadas para desenvolvedores.

em 15/02/2025
Nos últimos dias, a equipe da gamescom latam anunciou algumas oportunidades para desenvolvedores que estarão abertas na edição de 2025. Primeiramente, o Steam terá um representante na área business. Além disso, haverá dois concursos de pitches no evento e desenvolvedores de jogos já podem se inscrever através do formulário até o dia 11 de abril.

Steam na gamescom

Esta é a primeira vez que a equipe do Steam, popular loja virtual de PC, participa de um evento de games na América Latina. Eles terão um estande dentro da área B2B para conversar sobre as oportunidades da plataforma e oferecer orientações sobre boas práticas para lançar um jogo na loja. Além disso, haverá duas palestras técnicas discutindo o alcance global dos jogos no PC com os palestrantes Kassidy Gerber (Business Development), Nathaniel Blue (Business Development) e Alden Kroll (Designer).

Competições de pitches

Já a ideia dos pitches é fazer a competição entre propostas de diferentes equipes, dando aos desenvolvedores cinco minutos para dar vida aos projetos e conquistar a atenção dos jurados, que incluem investidores e representantes de publishers. É possível enviar a proposta para o Pitch@gamescom latam (que está aberto para quaisquer desenvolvedores da América Latina, incluindo brasileiros) e para a Abragames Pitch Arena (exclusivo para desenvolvedores brasileiros), mas os selecionados só participarão de uma das disputas.

Uma mesma equipe de desenvolvimento pode submeter múltiplos pitches se desejar. É necessário enviar um vídeo que mostre com clareza a mecânica principal do jogo e destaque os seus grandes atrativos. Em particular, existem as seguintes regras:

  • Todos os materiais enviados devem estar em inglês (requisito obrigatório);   
  • É necessário ter uma empresa/estúdio legalmente registrada para participar;    
  • Os participantes devem garantir que detêm todos os direitos necessários sobre suas ideias, ativos e quaisquer outros materiais apresentados na competição. É de sua responsabilidade esclarecer quaisquer possíveis problemas legais ou de propriedade intelectual antes do envio;
  • O Pitch@gamescom latam está aberto para os estúdios da América Latina, incluindo o Brasil;
  • A Abragames Pitch Arena é uma nova iniciativa, aberta APENAS para estúdios brasileiros, e uma maneira extra para osjogos brasileiros brilharem no palco;
  • Os finalistas devem comparecer pessoalmente à gamescom latam para apresentar seu pitch;
  • O jogo não deve ser lançado ou estar em Early Access (pode ser anunciado, estar rodando playtests privados, demos, etc., mas não disponível publicamente);
  • O jogo deve ter como plataformas principais PC e/ou console;
  • O modelo de negócios principal do jogo deve ser de preço premium (ou seja, jogo pago, não free-to-play);
  • O júri será composto por publishers, portanto, o jogo deve estar buscando um acordo de publicação;
  • A proposta deve ser para um jogo original (não para ferramentas, tecnologia, serviços ou co-desenvolvimento, etc.)

Os finalistas receberão um ingresso Business válido para todos os dias do evento, mas nem a equipe do evento nem a Abragames se responsabilizam por outras despesas, como transporte e hospedagem. Quem quiser se preparar, poderá também participar de um webinar (em inglês) apresentado pelo empresário Jason Della Roca no dia 24 de fevereiro (com outros dois planejados para o dia 11 de março e 8 de abril).

A gamescom latam será realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio. O primeiro dia do evento é exclusivo para quem possui credenciais B2B, imprensa, creators e convidados.

Fonte: press release

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Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.