PC

Steam vai banir jogos que forçam os jogadores a assistir anúncios

Valve vai fechar o cerco contra a prática considerada abusiva a seus usuários.

em 11/02/2025
Em atualização recente em sua politica de uso da plataforma, a Valve vai fechar o cerco contra jogos que forçam os usuários a assistir anúncios, os famosos "assista para continuar jogando", dentro do Steam. A  nova política visa evitar que desenvolvedores lancem jogos com um modelo de negócio que obrigue os jogadores a assistir anúncios indesejados para que possam jogar. Prática comum em jogos para celular. Se nem mesmo a própria loja veicula anúncios, não é correto que dentro de um jogo na plataforma o usuário seja forçado a essa prática considerada abusiva.

A atualização na política ainda permite a veiculação indireta de promoções e campanhas, desde que elas não afetem a experiência de jogo diretamente, como ser obrigado a assistir um anúncio em troca de uma recompensa, por exemplo. Confira os detalhes da nova política que já estão em vigor e disponíveis para consulta na documentação do Steamworks.

Permitido

  • Publicidade indireta (também conhecida como merchan ou product placement)
Os jogos podem conter marcas, produtos, personalidades etc. reais como parte da jogabilidade, desde que essas representações não sejam disruptivas e sejam apropriadas para o contexto do jogo. Por exemplo, um jogo de corrida pode apresentar os logotipos de patrocinadores reais nos carros, ou um jogo de skate pode incluir personagens vestindo roupas de marcas do mundo real. Tenha em mente que todos os desenvolvedores devem obter as permissões e/ou licenças necessárias para qualquer conteúdo protegido por direitos autorais incluídos nos jogos.
  • Promoções cruzadas
Os desenvolvedores podem realizar vários tipos diferentes de atividades de divulgação cruzada no Steam, como conjuntos, eventos promocionais e muito mais. As promoções podem envolver outros produtos do Steam, bem como produtos e marcas de fora do Steam. Incentivamos esses tipos de promoções, e os usuários os veem positivamente. No entanto, sob nenhuma circunstância é permitido cobrar pela participação de outros desenvolvedores em um conjunto, nem vender acesso a uma página promocional ou outra página no Steam.
  • Anúncios pagos fora do Steam
Os desenvolvedores podem decidir realizar campanhas para direcionar tráfego para as páginas de seus produtos na Loja Steam. Recomendamos que você use os widgets da loja e as estatísticas de UTM para aprimorar e medir a eficácia de qualquer campanha fora do Steam.

Proibido

Os desenvolvedores não devem utilizar publicidade paga como modelo de negócios em seus jogos, como exigir que os jogadores assistam ou se envolvam com publicidade para jogar ou restringir o jogo por trás da publicidade. Caso o modelo de negócio do jogo em outras plataformas dependa de anúncios, você precisará removê-los para lançá-lo no Steam. Entre as opções, há a venda como "aplicativo pago" de compra única ou distribuição como gratuito para jogar com melhorias opcionais vendidas por meio de microtransações ou conteúdos adicionais (DLCs).

Os desenvolvedores não devem usar publicidade como uma forma de fornecer valor aos jogadores, como dar aos jogadores uma recompensa por assistir ou interagir com publicidade em seus jogos.

Os desenvolvedores não devem cobrar de outros desenvolvedores pelo acesso aos recursos do Steam. Isso inclui páginas promocionais, da loja, de séries etc., bem como conjuntos.
Fontes: PC Gamer, Steam
Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege