Análise: Stories from Sol: The Gun-Dog é um primeiro mergulho em um universo sci-fi carismático

Garanta a segurança de uma nave nesta nova aventura textual.

em 18/02/2025
Inspirada em clássicos do gênero adventure, Stories from Sol: The Gun-Dog mistura visual novel com point and click. Com um estilo retrô, a obra da Space Colony Studios conta com uma curiosa ambientação sci-fi de elementos militaristas.

Estresse pós-traumático

Stories from Sol: The Gun-Dog conta a história de um jovem soldado das forças jovianas cujo nome e gênero são definidos pelo jogador. Originalmente designado para ser um piloto, o personagem acaba passando por uma experiência traumática e é redesignado para assumir as funções de segurança em uma nave de pequeno porte.

A bordo da Gun-Dog, ele terá que garantir que a viagem seja tranquila, observando todos os tripulantes e garantindo a sua segurança. Porém, esse trabalho não será tão simples quanto parece inicialmente.

Conforme a nave se aproxima do seu destino, mais problemas aparecem. A situação toda culmina em eventos de grande gravidade que afetam as duas naves (Gun-Dog e O’Brien) que seguiam rumo à fonte dos sinais misteriosos que foram captados pelo exército joviano.

De forma geral, Stories from Sol: The Gun-Dog traz uma ambientação futurista sci-fi instigante. Os personagens são cativantes e a trama consegue trazer uma visão competente de um universo ficcional futurista que dá vontade de conhecer mais.

Comandos e exploração

Stories from Sol: The Gun-Dog funciona como um adventure baseado em comandos. A todo momento, o jogador pode escolher entre se movimentar, olhar, usar alguma coisa do cenário ou conversar com alguém. Há também a opção de usar itens, mas este comando só é realmente útil em situações específicas.

Para observar e interagir com os objetos do ambiente, o jogador pode clicar diretamente na tela. Apenas itens relevantes são clicáveis, então muitas coisas ficam sem nenhuma forma de interação, mesmo que visualmente se destaquem.

Outra opção útil é usar o Datapad, que conta com as funções mapa, objetivo e informações. A primeira agiliza a exploração da nave, criando caminhos ágeis para áreas distantes. Já a segunda serve como um lembrete para que o jogador não fique perdido no que precisa fazer. Por fim, o menu de informações oferece uma vasta gama de detalhes específicos da ambientação.

Escolhas e ramificações

Nos trechos de visual novel, podemos selecionar várias opções de resposta em alguns momentos. As nossas escolhas influenciam a resolução da trama, o relacionamento do protagonista com os outros personagens e pode levar a mudanças drásticas durante a campanha, especialmente no último capítulo.

Vale destacar que, apesar de alguns flertes, a história não envolve escolhas românticas. O protagonista já possui uma namorada, Quinn, e o relacionamento dos dois é um ponto central da história. A personagem é bem animada e oferece alguns momentos de descontração dentro da nave.

Algumas escolhas podem deixá-la com raiva ou feliz e ela até ocasionalmente brinca com o relacionamento dos dois. Um detalhe curioso é que, fora todas as questões principais da história, podemos fazer uma espécie de quest secundária para agradá-la e ajudar os outros membros em outras ocasiões se conversarmos mais com eles.

Apesar desses pontos, a trama de uma forma geral acaba tendo uma certa linearidade em sua execução. Certos eventos são obrigatórios e algumas variações não são tão significativas, mas é interessante ver o final de tudo como navegamos pela história.

Ao jogar novamente, temos uma espécie de comentário secundário que aparece em algumas circunstâncias e ajuda a explicar alguns eventos. Há até comentários sobre as variações em comparação com o que o jogador escolheu da sua primeira vez, fazendo com que seja realmente recomendável jogar novamente.

Infelizmente, apesar da história ser bem convincente de forma geral, ela não é conclusiva. Para quem gostaria de algo mais detalhado, a sensação ao final é um pouco amarga, deixando vários detalhes para serem explorados em obras futuras em vez de ter uma conclusão mais fechadinha.

Um visual retrô deslumbrante

Visualmente falando, Stories from Sol: The Gun-Dog se apoia bastante em um estilo retrô. Dentro do jogo podemos escolher entre três opções de visual: doujin, "estúdio" (monocromático em tons de verde) ou vívido.

Dessas opções, apenas a terceira conta com distribuição variada de cores. As outras são mais focadas em reproduzir estilos mais antigos com inspiração, por exemplo, no PC-9800.

Além da variação de cores, as animações são diferentes com a versão doujin tendo cortes mais bruscos entre os frames. Já as outras duas têm animações bem detalhadas, reforçando a expressividade dos personagens.

Nos momentos centrais da trama, temos animações ainda mais detalhadas. Elas podem mostrar combates entre robôs ou movimentações humanas como se fossem um breve recorte com bastante detalhe.

No aspecto sonoro, embora as músicas e efeitos sejam bem condizentes com a atmosfera da obra, elas infelizmente não são sempre tão bem utilizadas. Em especial, o tema principal acaba ficando enfadonho por ser escutado durante longos períodos de tempo.

Com isso, a falta de variedade acaba pesando um pouco contra a trilha sonora. Isso não significa que as músicas são ruins, mas fica a sensação de que em especial essa trilha principal seria melhor empregada em uma abertura ou no menu inicial.

Um pontapé inicial

Stories from Sol: The Gun-Dog é um pontapé inicial sólido para uma série de aventuras textuais. Como uma obra isolada, o jogo é competente, mas a sua conclusão aberta e pequenos detalhes acabam enfraquecendo o seu impacto.

Prós

  • Visualmente cativante com três belas opções de gráficos;
  • Animações de alta qualidade e bastante expressivas;
  • As funcionalidades do datapad são bem úteis;
  • Ambientação futurista interessante e com potencial de ser ainda mais desenvolvida futuramente.

Contras

  • Algumas trilhas sonoras acabam se tornando enfadonhas;
  • História inconclusiva;
  • Nem todo item que chama atenção nos ambientes é um elemento interativo.

Stories from Sol: The Gun-Dog — PC/PS4/PS5/Switch — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PC

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Astrolabe Games

Siga o Blast nas Redes Sociais
Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).