A QUByte interactive tem feito um extenso (e agora posso dizer que duradouro) trabalho de resgatar clássicos dos anos 80 e 90 com ports e coletâneas para as atuais gerações. Rage of the Dragons NEO, Breakers Collection, Top Racer Collection, VISCO Collection, Jim Power: The Lost Dimension, VASARA Collection, Beat ‘Em Up Archives e Water Margin: The Tale of Clouds and Wind são alguns exemplos desse grande acervo resgatado pela empresa.
Agora chegou a vez de Accolade Sports Collection, que reúne cinco títulos, todos com viés esportivo e lançados para Mega Drive e MS-DOS.
Que comecem os jogos!
A Accolade foi uma desenvolvedora e publisher fundada em 1984 por Alan Miller e Bob Whitehead, que teve como foco a criação de títulos esportivos com base nas paixões americanas, como basquete, beisebol e grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Verão e os de Inverno. Neste compilado temos alguns dos seus principais êxitos:
Hardball (1991) - Um marco nos títulos de beisebol por ser o primeiro a trazer o ponto de vista da posição do arremessador, o que deixava o jogo mais próximo das transmissões televisivas. Hardball inicialmente foi lançado para o Commodore 64 em 1985, mas seu sucesso foi tão grande que ele ganhou outras versões, incluindo uma bem trabalhada em 16-bits para Sega Genesis, que é a que temos na coletânea.
Hardball II (1990) - Não estranhem o fato do segundo Hardball ter uma data de lançamento que antecede o primeiro. Enquanto o outro é um port, esta é a versão de lançamento e a única da coletânea oriunda do MS-DOS. Ele trouxe diversas melhorias para a época, como poder escolher a direção do arremesso ou rebatida, opção de gerenciamento de jogadores e de replay instantâneo.
Winter Challenge (1992) - Os Jogos Olímpicos de Inverno podem não ser tão chamativos assim para os brasileiros, mas desde muito tempo eles já tem sua versão virtual. Winter Challenge traz as provas individuais do circuito, como lounge, patinação slalom, biatlo, sky cross country e patinação.
Summer Challenge (1993) - Como sequência de Winter Challenge, Summer trouxe modalidades dos Jogos Olímpicos de Verão, focando igualmente em provas individuais. Aqui temos arremesso de dardo, ciclismo, hipismo, tiro com arco, canoagem, salto com vara, 400m com obstáculos e salto em altura.
Hoops Shut Up and Jam! (1994) - O bom e velho jogo de basquete 2v2, no qual você pode jogar junto com um amigo ou desafiá-lo acompanhado de um parceiro controlado pela CPU. Este jogo foi lançado originalmente como Barkley Shut Up and Jam!, mas por questões de direitos autorais, os ports e relançamentos tiveram seu nome alterado e a associação com o jogador Charles Barkley removida.
Mesmo com as limitações da época, os visuais 16-bit dos jogos mostram uma certa beleza para a época. Destaque para Hoops Shut Up and Jam e o primeiro Hardball, da versão do Genesis. Ambos conseguem reproduzir belos gráficos coloridos e animados. Já Winter Challenge, bem como Summer Challenge, podem não ter tantos detalhes, mas se destacam por conseguir passar bem a sensação de profundidade para o fundo da tela, o que quebra o padrão de progressão lateral que era básico na maioria dos jogos 2D.
Um problema crônico da idade
Eu sempre dou os devidos méritos a esse resgate de títulos antigos. Sou fã de coletâneas que, além de aproximarem o público de clássicos de outras eras, tornam viável conhecer diversos jogos os quais muitas pessoas não tinham acesso antes. Entretanto, é notável os sinais de envelhecimento nestes produtos e no caso de Accolade Sports Collection está na jogabilidade travada.
Seja nas partidas de beisebol, basquete ou nas diversas modalidades olímpicas, todos apresentam comando com um certo atraso de resposta, alguns mais, outros menos. Para ser sincero, talvez só Hoops Shut Up and Jam! tenha jogabilidade mais responsiva. Os outros quatro têm delays que afetam demais a assimilação do nosso tempo de resposta.
Em Hardball 1 e 2, é bastante complicado acertar o tempo da rebatida da bola, então você receberá muitos strikes até se acostumar. Já os lançamentos são um pouco mais fáceis de entender em seu funcionamento, mas ainda assim é bastante questionável quando o juiz diz que o arremesso não foi um strike.
Já Winter e Summer Challenge têm um desempenho ainda mais inferior. Alguns esportes exigem que dois botões sejam pressionados alternadamente e de maneira rápida para movimentar o personagem, e depois um terceiro para saltar um obstáculo ou arremessar o dardo. Nessa combinação de movimentos fica perceptível como tudo demora bastante para acontecer.
Como se tornou mandatório para as coletâneas no mercado hoje, temos alguns recursos que dão uma ajudinha para a galera dessa geração. Os principais são o save/load state, que permitem salvar e carregar a qualquer momento, e o botão rewind, que volta alguns segundos no tempo e nos permite refazer qualquer jogada no mesmo instante - este último indisponível em Hardball II.
Os menus traduzidos, filtros de tela e manuais para cada jogo, repleto de explicações detalhadas, também são uma boa sacada. Infelizmente, é difícil não comparar com milhares de outros títulos da época, independente do gênero, que mesmo com seus 30 e muitos anos ainda mantém mecânicas que fluem muito bem. Isso tira bastante o brilho do que seria o principal oferecido pelo conjunto de Accolade Sports Collection.
Uma coisa que também soou negativa para meu gosto foi a escolha do número de títulos. São poucos perto de tudo que a Accolade já produziu. Não precisava expandir muito a lista, mas há alguns nomes interessantes que podiam ter sido incluídos, e o melhor exemplo disso é Pelé!.
Um jogo de futebol com o título do maior astro que já passou no esporte daria um novo peso à coletânea, mesmo que ele precisasse ter seu nome alterado por questões de direitos autorais. Sem contar que a continuação, Pelé II: World Tournament Soccer, era um dos pouquíssimos na época a permitir quatro jogadores de maneira local, por causa da necessidade de acessórios para encaixar quatro controles. Hoje essas barreiras não existem mais e a escolha ajudaria a variar o fator multiplayer, já que todos os títulos da coletânea só permitem dois jogadores.
Sobrou legado, faltou atratividade
A ideia de Accolade Sports Collection focar apenas em jogos esportivos é bacana na teoria, mas a prática se mostrou muito fraca. Entendo que, como a ideia é emular os jogos como eram na época em que foram lançados, não é algo vital melhorar a jogabilidade, mas os títulos escolhidos ficam muito aquém de diversas outras coletâneas, inclusive as lançadas pela própria QUBYte. No mais, talvez esse seja um compilado para deixar em segundo plano, mesmo se você for um grande nostálgico por pérolas do passado.
Prós
- Ports das ROMs originais com recursos como Save State e rebobinar;
- Manuais em português bem detalhados para cada jogo;
- Os gráficos em 16-bit fazem um bom trabalho dentro do que era possível nos anos 1990;
- Todos possuem multiplayer local para dois jogadores e Hoops Shut Up and Jam permite jogar junto ou contra o segundo participante.
Contras
- A movimentação de todos os jogos tem uma demora de resposta considerável. Hoops consegue se salvar, mas bem de raspão;
- São poucos títulos e com apelo baixo para atrair a curiosidade do público;
- A adição de Pelé e sua sequência acabam fazendo bastante falta, principalmente para o público brasileiro.
Accolade Sports Collection — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 5.5Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela QUByte Interactive