As perguntas foram elaboradas com apenas impressões iniciais do jogo e respondidas por Pinga, a ilustradora de ambientes de Afterlove EP. O trabalho dela também pode ser conferido em outras obras como High Elo Girls e nos seus perfis em redes sociais como o X/Twitter e Bluesky.
Ivanir Ignacchitti: Antes de começarmos, como você descreveria pessoalmente Afterlove EP?
Pinga: Afterlove EP é uma jornada… sinto como se fosse uma longa jornada empacotada em uma história completa relativamente curta. Afterlove EP é uma jornada de um rapaz de vinte e alguma coisa em Jacarta se recuperando de uma grande desilusão que acontece no meio da sua vida agitada. Eu diria que é um momento no qual você (Rama) está se quebrando e ainda continua a viver a sua vida e pegar os pedaços do seu coração partido.
Pinga: Foi um momento tão difícil para todos nós porque perdemos alguém que tinha um grande papel em nos ligar como equipe. Nós perdemos uma mente visionária e brilhante de forma muito repentina. Honramos a sua visão como time quando coletivamente fizemos o esforço para nos erguer juntos e não desistir. Continuamos o que havia e fizemos melhorias para criar um jogo completo, e eu fico muito grata que Dany assumiu o papel criativo. Ele nos dirigiu para nos alinharmos com a visão de Fahmi. Basicamente, ele nos deixou alguns pedaços da sua visão, então conseguimos partir dali.
Ivanir: A Jacarta dos dias de hoje foi o cenário para o jogo. O que você considera que são os elementos únicos da cidade que você queria representar no jogo e o que significou para você e para a equipe dar forma a um recorte virtual da Indonésia no seu jogo?
Pinga: Os elementos que eu vejo frequentemente na cidade são o quão lotada ela é com pessoas e prédios. Tem muita variedade de pessoas (criadas pelo Soyatu) que representam a diversidade da Indonésia. As escolhas de cores também vem de referências de lugares reais. E pra ser totalmente específica: as barraquinhas de comida espalhadas pelo mapa! Nós –como indonésios– amamos comida barata e lojas de conveniência, então a aparição de Warung (uma pequena loja de comida ou de conveniência) faz com que pareça que estamos em Jacarta.Ivanir: Em se tratando de encontrar o estilo distintivo da Indonésia para o seu jogo, vocês escolheram artistas locais para as ilustrações e trilha sonora. Apesar de ter um estilo "mangá", a arte de Soyatu traz um traço mais simples e refrescante com seus designs e uma surpreendente sensação de liberdade na animação que a mantém acessível. No departamento sonoro, as contribuições de L’Alphalpha parecem atmosféricas e joviais na mesma medida, pelo que escutei, ajudando a dar aquela sensação de uma época da juventude que tem potencial para levar as pessoas a vários caminhos. Como essas colaborações com artistas locais começaram e por que escolheram eles em particular para a visão de Afterlove EP?
Pinga: Encontrar o estilo distinto da Indonésia para Afterlove EP foi um processo profundamente intencional e tudo começou por conta da paixão de Fahmi pelos talentos locais. Ele acreditava que o coração e a alma do jogo vinha de artistas que entendiam as nuances culturais e emocionais da Indonésia. Por isso, precisamos de Soyatu para as ilustrações e L’Alphalpha para a trilha sonora, dois criadores incríveis que trouxeram sua perspectiva única para o projeto.
O estilo de arte de Soyatu, embora influenciado por mangá, tem uma forte presença na Indonésia por conta da acessibilidade e da proximidade cultural. Fahmi na verdade encontrou Soyatu no Bar HARO by The Rooftop, um lugar que nós até incluímos no jogo. Fahmi foi imediatamente atraído pelo trabalho do Soyatu e pediu para ele se juntar ao projeto. No início, Soyatu hesitou, ele não tinha experiência na indústria de jogos e não estava confiante que seu trabalho poderia ser "traduzido" para um jogo. Mas Fahmi, com seu entusiasmo característico, lhe disse "Confie em mim, vou fazer a sua arte ganhar vida!". Essa confiança inabalável convenceu Soyatu a topar o projeto, e a arte dele se tornou uma das características definidoras de Afterlove EP.
No lado musical, L’Alphalpha era uma escolha natural. Não foi nossa primeira colaboração com eles, nós trabalhamos juntos em What Comes After, e Fahmi era um grande admirador da voz do Herald (o vocalista da L’Alphalpha) e do seu talento musical. Lembro do Fahmi me dizendo "É, o Herald definitivamente é o Rama!". A música da L’Alphalpha não só complementa a história, ela eleva a história, criando um ambiente emocional com sensações profundamente pessoais e com as quais as pessoas podem se conectar universalmente.
Essas colaborações não eram só uma forma de encontrar artistas talentosos, elas eram para buscar pessoas que compartilhavam da visão do Fahmi de criar algo autêntico, de coração, e distintamente indonésio. Soyatu e L’Alphalpha não só contribuíram para o jogo, eles se tornaram parte da sua alma, ajudando a trazer o sonho de Fahmi à vida de uma forma que honra o seu legado e ressoa com jogadores do mundo todo.
Ivanir: Jogos de ritmo podem ser frequentemente exigentes em seus desafios. Porém, como um jogo de aventura, Afterlove EP parece ser confortável a princípio. Foi difícil encontrar um equilíbrio entre esses lados durante a produção? Você acha que o resultado final foi mais acessível ou acaba sendo mais recompensador para quem é mais experiente no gênero ritmo?
Pinga: Durante o processo de produção, Fahmi uma vez nos disse para realmente não focar no jogo de ritmo. “Este não é um jogo de ritmo, mas um jogo sobre pessoas na música – daí o ritmo é parte disso”, então nos esforçamos para não deixá-lo dominar o jogo e em vez disso criar uma experiência que o jogador possa sentir Rama enquanto guitarrista no formato de jogo (daí o jogo de ritmo). Os jogadores têm opções para fazer isso automático ou um modo muito fácil, então não acho que ele seja mais recompensador (apenas) para quem gosta de jogos de ritmo – mas definitivamente uma experiência para todos os jogadores.
Ivanir: Agradeço a você por ter tirado um tempo para responder a estas perguntas! Você gostaria de dizer alguma coisa para nossos leitores no Brasil?
Pinga: Muito obrigada pela entrevista! Obrigada a todos os nossos leitores no Brasil, o entusiasmo e o suporte significam muito para todos nós. Espero que vocês aproveitem o jogo, a dor e [o processo de] recuperação e sintam a atmosfera de Jacarta em Afterlove EP!
Agradecimentos à Pikselnesia, Fellow Traveller e Double Jump Communications