Uma retrospectiva dos “games mais esperados de 2024”

Vamos relembrar como esses jogos tão aguardados (ou não) se saíram neste último ano.

em 23/01/2025

Tal como vários outros veículos sobre videogames, há aproximadamente um ano fiz um exercício de futurologia e publiquei um Top 10 com os “games mais aguardados de 2024”. Como em tentativas anteriores, acertei alguns nomes que alcançaram sucesso, mas também errei em outros que fracassaram rotundamente. Nesta matéria retrospectiva, vamos revisitar os meus palpites, sejam eles bons, médios ou ruins.

Os esperados que ficaram no aguardo

Seguindo a mesma organização das minhas últimas retrospectivas de 2021, 2022 e 2023, comecemos pelos títulos que deveriam ter chegado, mas foram adiados. Inclusive, o primeiro caso é de uma figurinha carimbada das minhas últimas matérias de final/início de ano: Vampire: The Mascarade — Bloodlines 2, RPG de ação que foi prometido originalmente para 2020
Já tendo aparecido em várias das minhas matérias de “mais esperados do ano” — e, consequentemente, de retrospectivas —, esse game teve uma produção bastante acidentada, com direito a troca dos estúdios envolvidos. Falhando mais uma previsão e ainda sem data definida, é esperado que essa aventura em meio a uma guerra entre clãs de vampiros finalmente chegue em 2025.
Avowed era outro RPG de ação esperado para 2024 e que acabou sendo adiado. Exclusivo para Xbox Series e PC, o jogo que tem uma proposta semelhante a Skyrim está previsto para fevereiro deste novo ano. Ainda que com menos certeza, Lost Soul Aside também tinha alguma possibilidade de sair ano passado, mas deve chegar somente em 2025.
Mais um RPG de ação, ele será exclusivo para PS5 e PC, trazendo combates frenéticos contra invasores dimensionais. Um caso diferente dos demais é Hades II, que embora não tenha sido lançado oficialmente, recebeu um acesso antecipado em maio de 2024. Embora tenha muitas semelhanças com o anterior, a aventura de Melinoë traz várias novidades, prometendo ainda mais para a versão final.

Os esperados que ficaram na média

Vamos continuar a retrospectiva passando para os lançamento medianos; ou seja, os jogos “mais esperados” que não foram grandes sucessos, mas tampouco decepções. Persona 3 Reload, por exemplo, é um remake do JRPG original, usando uma produção semelhante à vista em Persona 5 Royal. Apesar de competente, ele não trouxe nada além do esperado, inclusive mantendo alguns pontos fracos.
 
Já Banishers: Ghosts of New Eden era um jogo original, trazendo um casal que luta contra fenômenos paranormais. Embora com várias qualidades, os combates pouco inspirados e o excesso de linearidade prejudicaram o título. Algo semelhante pode ser dito para Senua's Saga: Hellblade II, “grande” título esperado para o Xbox Series e PC.
 
Coloco “grande” entre aspas porque, apesar da produção de primeira — incluindo visuais, atmosfera e direção de arte —, o game foi criticado pelos combates simplórios e progressão curta e linear. Ou seja, faltou algo mais para ser um “verdadeiro” sucesso. Infelizmente, o caso de Star Wars Outlaws foi bem pior em 2024.
Carregando uma franquia de peso nas costas, o game não conseguiu se tornar um grande lançamento. Além de problemas técnicos, a jogabilidade foi considerada muito limitada de forma geral; em particular, mecânicas de combate e furtividade ficaram devendo em relação ao grande, recheado e belo mundo aberto do jogo. Mais um bom jogo, mas que falhou quanto às expectativas.

Os esperados que deram certo

Passemos agora para as minhas previsões para 2024 que conseguiram obter o sucesso esperado (por mim, pelo menos). Chegando e arrasando logo no começo do ano, Black Myth: Wukong fez uso de uma tradicional história chinesa para oferecer um soulslike de primeira linha. Com bela produção e jogabilidade afiada, o game despontou como um dos melhores do ano passado.
Dragon’s Dogma 2 foi uma aguardada continuação de um clássico de 2012, trazendo um RPG de ação bem recebido pela crítica. Embora não tenha tido o mesmo sucesso com o público em geral, a produção conseguiu oferecer uma aventura mágica em seu mundo aberto repleto de atrações. Outro título de mesmo gênero foi Final Fantasy VII Rebirth, segunda parte da trilogia que refaz o jogo original de 1997.
Trazendo mapas mais amplos e uma série de atividades extras além da história, o game fez uso do hardware do PlayStation 5 para oferecer mais qualidade. Outro exclusivo foi A Ascensão do Ronin, aventura nos tempos medievais do Japão. O jogo trouxe uma quantidade enorme de missões, itens e habilidades para o jogador construir sua história, num sistema em que decisões podem mudar o rumo do enredo. 

O burburinho inicial não foi muito grande, mas o game se estabeleceu como um grande lançamento ao longo de 2024. Se o anterior era do tipo soulslike, Warhammer 40.000: Space Marine 2 trouxe uma experiência hack and slash clássica. Num mundo futurista com direito a aliens, mutantes e magia, o jogador é membro de um exército de elite que precisa defender a humanidade.

Foi justamente a sua proposta mais tradicional, em conjunto com seu universo único e envolvente, que levaram o lançamento ao sucesso. Apesar de ter sido citado apenas brevemente na minha matéria, Like a Dragon: Infinite Wealth foi muito bem recebido com sua grande história, personagens cativantes e ótimos desafios, levando até mesmo a um spin-off.

Os esperados que não deram certo

Mesmo que 2024 tenha reservado um destino cruel para vários lançamentos, grandes ou pequenos, felizmente as minhas previsões negativas não foram tão numerosas. Por outro lado, duas delas foram bem significativas. Antes delas, cito Test Drive Unlimited: Solar Crown, um jogo de corrida que prometia interações sociais e um mapa 1:1 de Hong Kong, mas que entregou vários problemas como IA ruim e problemas de conexão (obrigatória).
 
Skull and Bones pode ser considerado uma das grandes decepções do ano. Ele teve origem lá em 2013, inicialmente pensado como uma espécie de expansão das batalhas marítimas de Assassin’s Creed IV: Black Flag. Com muitos problemas na sua longa e acidentada produção e um preço alto — contrastando com seus muitos elementos free to play —, o título ficou marcado negativamente em 2024.
De maneira semelhante, Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça também foi anunciado há alguns anos (2020), mas só chegou no começo de 2024. Apesar dos belos visuais e da campanha até certo ponto interessante, a repetitividade das missões e o contínuo foco em microtransações condenaram o futuro do game. Ele, inclusive, já teve confirmado o fim do desenvolvimento de novos conteúdos em 2025.

Sucessos que não foram previstos

Mais uma vez, minha lista dos “mais esperados” não conseguiu prever todos os grandes lançamentos para o ano. Em particular, 2024 trouxe muitos títulos de sucesso que não estavam claramente mapeados por mim (em minha defesa, vários também não foram previstos pelos demais sites e veículos especializados). Lembrando de alguns deles, vamos começar com Astro Bot, vencedor do The Game Awards deste ano.
Espécie de continuação do divertido Astro’s Playroom, nela o simpático robozinho explora um rico universo em busca de outros robôs, tudo com temáticas da marca PlayStation. Outro título de sucesso da marca foi Helldivers 2, também disponível para PC. Jogo de tiro cooperativo, grupos de jogadores precisam completar toda sorte de missões em meio a combates intensos.
Em um ano repleto de grandes jogos indies, o maior representante foi Balatro. Esse sucesso inesperado conseguiu entregar partidas de poker de uma maneira inovadora e viciante. Voltando para os grandes lançamentos, tivemos Call of Duty: Black Ops 6, mais novo título da famosa franquia de FPS. Apesar dos lançamentos anuais, fazia tempo que os jogadores não recebiam um título da série tão caprichado, digno dos melhores do ano.
Outro grande sucesso não previsto por mim foi Metaphor: ReFantazio, JRPG no melhor estilo de Persona 5 e cia. Situado num mundo mágico habitado por criaturas fantásticas, ele traz os tradicionais combates por turno e um sistema de relacionamentos. Por fim, uma referência a Indiana Jones e o Grande Círculo, o melhor título exclusivo para Xbox Series (e PC) do ano, trazendo uma aventura digna dos melhores filmes da série.

Que venha 2025!

Apesar do ano de 2023 ter sido repleto de grandes sucessos, 2024 conseguiu entregar uma leva respeitável de lançamentos. Nesta retrospectiva, vimos que a maioria das minhas previsões não se concretizaram da maneira esperada, sendo que vários dos melhores sequer foram previstos. De qualquer maneira, o importante é que os jogadores foram bem abastecidos. Só resta esperar que 2025 seja ainda melhor, de modo que uma possível próxima retrospectiva traga ainda lembranças igualmente melhores.
E você, leitor? O que achou do ano de 2024 para a indústria e mercado dos videogames? Ficou faltando algum game nessa retrospectiva? Deixe a tua opinião.
Revisão: Vitor Tibério
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Matheus Senna de Oliveira
é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
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