Para celebrar e fechar com chave de ouro esse ciclo, assim como fiz no passado, selecionei os meus títulos favoritos do ano, que ouso dizer que muito provavelmente será lembrado pela qualidade e quantidade de seus lançamentos em todas as plataformas. Sem mais delongas, boa leitura!
Balatro
Logo em fevereiro, tive a honra de analisar a versão de Switch de Balatro para o Nintendo Blast. À época, a minha conclusão foi que se você busca jogos fáceis de aprender, difíceis de dominar e praticamente impossíveis de abandonar, há pouquíssimos títulos similares no mercado, uma opinião que mantenho e reforço mesmo agora, em 2025.
Porém, além de ser um ótimo jogo em si, talvez o maior legado da obra do programador solo LocalThunk, para mim, tenha sido o de me apresentar ao cativante universo de deckbuilders roguelikes, como Slay the Spire, Dicey Dungeons e outra surpresa que também chegou ao Switch ano passado: Astrea: Six-Sided Oracles. Quem diria que mesclar pôquer com roguelike daria tão certo e renderia tanto pano para manga, não é mesmo?
Horizon Forbidden West Complete Edition
2024 foi o ano em que me apaixonei de fato pela franquia Horizon e passei a considerá-la como uma das minhas favoritas. E é claro que a chegada de Horizon Forbidden West ao PC em sua Complete Edition — outro passo muito bem-vindo da estratégia da Sony para os computadores pessoais — foi determinante para isto.
Seja pela história cativante, pela jogabilidade que combina ação e estratégia de altíssimo nível ou pelos gráficos e apelo cinematográfico que se tornaram quase um sinônimo das obras com a assinatura do PlayStation Studios, faça-se um favor e jogue Forbidden West no PC ou nos consoles, caso ainda não tenha feito isso. Muito provavelmente você, como eu, se tornará um fã da saga da guerreira Aloy e de tudo que ela envolve.
Tactical Breach Wizards
O mais recente título da Suspicious Developments optou por promover, assim como Balatro, uma mistura inusitada. Porém, ao contrário de carteados com roguelike, Tactical Breach Wizards uniu magos e armas de fogo para instantaneamente entregar um verdadeiro clássico cult dentro do gênero de estratégia em turnos.
Divertido e original como poucos, aqui está um título que recomendo de olhos fechados para quem possui um PC (mesmo modesto em termos de hardware) e aprecia puzzles e sistemas de combate que sejam ágeis, envolventes, e obriguem o jogador a pensar fora da caixinha para triunfar. Embora eu não tenha o mesmo poder de vidência que o protagonista Zan, sou capaz de apostar que não haverá arrependimento!
Final Fantasy XVI
Talvez o meu título favorito desta lista, Final Fantasy XVI finalmente chegou ao PC em 2024, trazendo consigo toda a ação, drama e reviravoltas daquele que pode ser considerado o título mais ousado da série até hoje.
Embora exigente em termos de hardware, me alegro de ter podido experimentar (e me divertir bastante) com esta que é, sem dúvidas, a versão definitiva da intensa jornada de Clive e Joshua. Como busquei enfatizar na análise que escrevi, tal como um certo Eikon do fogo, aqui está uma chama brilhante o suficiente que não será apagada da minha memória (ou do SSD de meu PC) facilmente.
Starfield: Shattered Space
Starfield foi o meu jogo do ano de 2023, então nada mais natural que a sua primeira expansão garanta um espacinho entre os meus jogos favoritos de 2024. Embora não seja revolucionária sob nenhum aspecto, a incursão pelo legado da Casa Va'ruun promovida em Shattered Space me agradou bastante, assim como as diversas atualizações e melhorias de qualidade de vida que o RPG espacial da Bethesda recebeu ao longo do ano (destaque para o REV-8 e o Creation Club).
Como a promessa é que o título receba pelo menos mais uma expansão paga no futuro, fico no aguardo para ver o que 2025 reserva. Como o espaço sideral, as possibilidades são incontáveis — espero que elas façam jus ao escopo daquele que um dia foi um dos títulos mais aguardados de todos os tempos.
Pokémon TCG Pocket
Como alguém que cresceu jogando Pokémon Trading Card Game para Game Boy e posteriormente gastou boa parte da adolescência (e da mesada) comprando boosters e montando decks, Pokémon TCG Pocket logo se tornou um dos meus títulos mais antecipados de 2024, então fico feliz que seu lançamento tenha não só cumprido, mas superado todas as minhas expectativas.
Da empolgante apresentação visual à possibilidade de desafiar jogadores de todo o mundo em partidas rápidas, apropriadas para as plataformas mobile em que está presente, são muitos os motivos pelos quais TCG Pocket foi um dos destaques do ano para mim. Espero, agora, que o título continue a evoluir nos próximos meses e anos; o seu potencial — apoiado em décadas de desenvolvimento do card game que representa — é praticamente infinito, afinal.
Que venha 2025!
Como nem só de lançamentos vive um ano, em 2024 também aproveitei para passar tempo com algumas pérolas há muito intocadas em meu backlog, como os excelentes The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Persona 5 Royal, Baldur’s Gate III e Horizon Zero Dawn. Naturalmente, isso quer dizer que alguns outros títulos impactantes do ano, como Indiana Jones e o Grande Círculo e Metaphor: ReFantazio, ficaram na minha lista de desejos para 2025, que já inclui jogos como Monster Hunter: Wilds e a versão de PC de Marvel’s Spider-Man 2, para citar alguns.
Particularmente, além dos lançamentos e surpresas que virão, espero que 2025 também seja o ano no qual finalmente veremos o aguardado (quase mítico) sucessor do Nintendo Switch, que se firmou como o meu console favorito de todos os tempos e um ótimo companheiro para o meu PC, dada a sua versatilidade. Está na hora, Nintendo — faça acontecer!
E você, caro leitor, o que achou desta lista? Algum dos meus jogos favoritos esteve também entre os seus? De todo modo, um feliz ano novo para nós e que, em 2026, dê tudo certo e estejamos aqui nos encontrando novamente em breve! Até mais!
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli