Impressões: Hyper Light Breaker é uma intrigante aventura roguelike que ainda precisa de muitos ajustes

A prequela de Hyper Light Drifter traz ritmo acelerado e bons conceitos, porém está em estado inicial.

em 27/01/2025

Hyper Light Breaker chega com a intenção de inovar o gênero roguelite com vastos mundos abertos que mudam a cada partida. O novo jogo dos criadores de Hyper Light Drifter oferece combate ágil e opções de customização em um universo surreal e imprevisível. Lançado em acesso antecipado, o título de ação 3D apresenta ideias e bases sólidas, no entanto ainda necessita de inúmeras melhorias para se tornar uma experiência razoável.

Mergulhando em um mundo perigoso

No mundo de Hyper Light, há uma região esquecida conhecida como Profusão que guarda mistérios antigos e tesouros. Este é território do Rei do Abismo, que lança hordas de criaturas terríveis contra aqueles que tentam explorar o local. Mesmo assim, indivíduos conhecidos como Breakers organizam incursões para desbravar Profusão — o perigo é grande, mas as recompensas valem a pena.

Essa premissa dá vida a uma aventura 3D em mundo aberto com liberdade de exploração. Para se locomover, os Breakers contam com diferentes opções, como saltos no ar, correr por paredes ou uma prancha flutuante. Praticamente qualquer ponto do mapa pode ser acessado sem problemas, basta encontrar uma rota até o local desejado.


Os heróis enfrentam inimigos com espadas, garras, armas de fogo e outros equipamentos, em combates rápidos que exigem esquivas e aparadas precisas para evitar o cerco de hordas adversárias. Pelo caminho encontramos novos equipamentos com poderes e características únicas, trazendo uma sensação constante de mudança e evolução.

O objetivo de cada incursão é derrotar chefes intitulados Coroados e depois fugir. Acontece que primeiro é necessário encontrar prismas para abrir as salas dos chefes e a dificuldade aumenta progressivamente — demorar demais pode ser um problema. Após morrer ou escapar, voltamos para a base dos Breakers, onde é possível liberar melhorias, desbloquear classes ou comprar equipamento para a próxima tentativa.


Hyper Light Breaker é um roguelite, ou seja, apresenta elementos que mudam a cada partida. Porém, ele tem uma abordagem um pouco diferente do usual do gênero: o mundo é reiniciado somente sob certas condições e parte do equipamento é mantida. Com isso, a experiência é estruturada para o médio prazo, permitindo se preparar melhor para o futuro.

Combates e exploração em um universo mutável

Em suma, Hyper Light Breaker é uma aventura de ação bem competente, apesar do seu estado inicial. O combate é a minha característica preferida: os embates são ágeis e é interessante conseguir lidar com hordas que misturam diferentes tipos de monstros. A customização é vasta, oferecendo muitas opções na hora de equipar nosso personagem, como espadas longas e escopetas com alcance amplo, alterando significativamente o ritmo de jogo. Há também inúmeros chips com efeitos passivos que podem ser combinados de maneiras interessantes.

O título pode ser aproveitado tanto sozinho quanto no multiplayer online para até três participantes. Infelizmente é muito difícil encontrar salas públicas, então a solução é chamar algum amigo. A modalidade é uma ótima opção para avançar com mais rapidez, apesar de oferecer poucos recursos nativos de comunicação.


A exploração em si é razoável e ágil. Podemos desbravar Profusão livremente, que conta com pontos de interesse diversos, como mercadores, baús com equipamentos e desafios de combate. Ir de um lugar a outro é simples com as opções de locomoção e um mapa ajuda na orientação. Um detalhe importante é que as regiões se alteram somente sob certas condições, então é possível completar os desafios aos poucos entre diferentes incursões.

O porém é que o mundo em si não é muito interessante: a variedade de atividades é bem reduzida e parecida, trazendo sensação de mais do mesmo. Mesmo com eventos aleatórios, como chuva de meteoros e hordas, e mapas gerados proceduralmente, a falta de variedade prejudica a identidade e imprevisibilidade das partidas. Além disso, a história e a construção da ambientação são praticamente inexistentes no momento.



Um conceito sólido que precisa de muitas alterações

A abordagem de Hyper Light Breaker, que mistura roguelite com mundo aberto, é única e notável. No entanto, em seu estado atual, o jogo tem inúmeros problemas que impactam a experiência de muitas formas.  

Para começar, o título tem sérios problemas de balanceamento, tornando-o difícil demais. Nas várias partidas que experimentei, foi frequente ser cercado e derrotado por inimigos comuns muito agressivos, várias vezes mal tendo chance de reagir. Para piorar, a cura é rara e a evolução dos personagens é lenta. A sensação que passa é que a dificuldade foi pensada unicamente para o multiplayer. Felizmente algumas atualizações fizeram ajustes e o desafio está melhor, mas ainda longe do ideal.


Outro ponto questionável é o ritmo dos ciclos de jogo. Roguelites são conhecidos por oferecerem partidas ágeis de média duração, mas em Breaker é estruturado de maneira mais longa, explorando um mesmo mapa várias vezes. É uma abordagem interessante, no entanto parece que tudo é muito lento: melhorar personagens e desbloquear opções demora demais, e uma partida completa dura horas. Acredito que a estrutura geral precisa passar por revisões para mostrar maior fluidez.

Por fim, a parte técnica precisa de melhorias. A performance no geral é mediana e abaixo do esperado mesmo utilizando uma configuração acima da recomendada. Além disso, os cenários precisam de mais elementos para torná-los visualmente mais ricos, apesar da direção de arte interessante — Solar Ash, trabalho anterior do estúdio, apresentava visual melhor, então é estranho este projeto estar um passo atrás.


Embora o acesso antecipado justifique os problemas, a base sólida do jogo exige melhorias significativas, especialmente na variedade de eventos e no balanceamento do ciclo de jogo. Felizmente os desenvolvedores parecem estar atentos às críticas e em uma semana já foram lançadas atualizações que melhoram alguns pontos problemáticos. Neste ritmo, é possível que a versão final seja bem diferente e completa.

Uma aventura roguelite com bom potencial

Hyper Light Breaker apresenta uma proposta única ao misturar elementos de roguelite com exploração em mundo aberto, oferecendo combates rápidos e customização diversificada em um universo dinâmico. Apesar disso, o título enfrenta desafios significativos em seu acesso antecipado, como variedade de conteúdo, problemas de balanceamento e uma experiência técnica que ainda precisa de refinamento.

Em suma, a base de Hyper Light Breaker é promissora, e se os problemas forem resolvidos, ele poderá se tornar uma experiência envolvente e marcante. Para aqueles dispostos a explorar suas ideias em desenvolvimento e contribuir para sua evolução, o título oferece um vislumbre de um universo que, com tempo e dedicação, pode se tornar verdadeiramente único.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pela Arc Games
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Farley Santos
é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
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