Após polêmicas acerca do personagem Yasuke, um dos protagonistas de Assassin's Creed Shadows, sobre ele ser realmente um samurai ou não, parece que a Ubisoft cedeu às críticas e está começando a alterar a descrição oficial do personagem nas sinopses oficiais do jogo. O fato foi descoberto na página japonesa de Assassin's Creed no Japão.
Antes descrito como "um lendário samurai" — texto ainda disponível nas lojas ocidentais do game —, agora Yasuke é descrito com o termo "Ikki Tousen", que em uma interpretação livre significa guerreiro de grande poder. Em outras formas de traduzir o termo, Yasuke deixou de ser um samurai e agora é um "poderoso guerreiro equivalente a dezenas de guerreiros".
A polêmica acerca da descrição de Yasuke como samurai vem incomodando os japoneses, principalmente os jovens, desde o anúncio de Assassin's Creed Shadows no ano passado. Apesar da grande rejeição desta parcela de pessoas pelo personagem, temas mais recorrentes sobre inclusão e diversidade no país fizeram com que a história de Yasuke tenha sido valorizada como um exemplo histórico de aceitação em um período em que o Japão era altamente homogêneo culturalmente.
Apesar de não ser tão conhecido pelo grande público, Yasuke foi uma figura histórica real e amplamente estudada, principalmente pelo meio acadêmico. A história do primeiro samurai negro data de 1579 quando chegou ao Japão acompanhando de Alessandro Valignano, um missionário jesuíta italiano. Sua aparência chamou muita atenção, já que os japoneses nunca haviam visto um homem negro. Relatos sugerem que ele tinha cerca de 1,88 metros de altura, o que também era impressionante para os padrões da época.
Quando Yasuke foi apresentado ao senhor feudal Oda Nobunaga, um dos mais poderosos daimyo da história do Japão, Nobunaga ficou fascinado. Yasuke rapidamente conquistou a confiança de Oda Nobunaga devido à sua força, lealdade e habilidades. Ele foi elevado ao status de samurai, algo extremamente raro para um estrangeiro. Como tal, Yasuke lutou ao lado de Nobunaga em várias batalhas, incluindo conflitos durante a unificação do Japão, período que será retratado em Assassin's Creed Shadows.
No Brasil, a história de Yasuke foi tema da escola de samba Mocidade Alegre em 2023, que conquistou o título de campeã do Carnaval de São Paulo no mesmo ano com o enredo "Yasuke".
Assassin's Creed Shadows será lançado em 20 de março para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.
Fonte: Eurogamer