Nada como testar um prato original e gostoso, certo? Afinal, é sempre ótimo provar um novo sabor delicioso. No mundo dos videogames a história é parecida, pois experiências inéditas podem garantir muita diversão.
Cuisineer, um jogo que mistura combates e gerenciamento de forma original, recebeu recentemente atualizações para sua interessante proposta. Vista seu avental e seu chapéu de mestre-cuca, pois esta análise apetitosa vai começar!.
Abrindo novas filiais
Anteriormente exclusivo para o PC, lançado em novembro de 2023, Cuisineer chega aos consoles da nova geração com várias novidades. Para entendê-las melhor, é importante revisar rapidamente sobre o que é o game. No papel de Pom, uma jovem aventureira que retorna a sua cidade natal, Pael, após seus pais saírem para uma viagem.
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Um novo desafio começa
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Ao voltar para casa, ela descobre que o restaurante da família está praticamente vazio e cheio de dívidas, pois tudo que estava nele foi vendido para pagar a tal viagem. Dada essa situação, Pom resolve reabrir o negócio, o que vai exigir muito trabalho (e alguma diversão). Para obter recursos, a principal saída é explorar regiões selvagens, repletas de animais, plantas e outros elementos.
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Explore os mapas para obter recursos essenciais
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Cuisineer, portanto, pode ser dividido em duas partes: um simulador de restaurante, no qual é preciso obter ingredientes, coletar receitas, ampliar o local e atender aos apelos da clientela de Pael; e um dungeon crawling, no qual exploramos ambientes hostis repletos de armadilhas, lutando contra monstros para obter recursos valiosos.
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Tesouros podem render até equipamentos poderosos
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Embora tenha mecânicas um pouco diferentes, essa proposta misturada me lembrou muito de Sakuna: Of Rice and Ruin. Outra semelhança é o sistema de dia e noite com calendário, de modo que é possível observar até o ciclo das estações e as mudanças que elas trazem para a cidade e as dungeons. Sem falar na hora das refeições, tais como o almoço, que ampliam a procura pelos clientes famintos.
Atualizando o menu
Feita essa introdução, podemos voltar para as novidades de Cuisineer. Com a chegada para os consoles, o jogo recebeu diversas atualizações (que também chegaram no PC). Pom agora conta com um novo guarda-roupa repleto de opções legais, desde máscaras de ferro até indumentárias completas para um chefe de cozinha.
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São muitas (e caras) opções para customizar Pom
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A cidade de Pael também recebeu novas opções, na forma de festividades temáticas, que mudam a aparência da cidade e até do restaurante. Também temos novos itens e consumíveis, que podem proporcionar efeitos inéditos e que incluem até uma espécie de par de luvas de boxe. Finalmente, o jogo recebeu uma série de músicas novas, que podem ser trocadas via um gramofone no restaurante.
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O calendário ajuda a rastrear eventos importantes
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Embora interessantes, nenhuma dessas novidades muda de forma significativa o jogo em si. Em outras palavras, é como colocar um pouco de queijo ralado numa macarronada: o prato foi incrementado, mas ainda consiste essencialmente na mesma coisa. Para quem gostava de Cuisineer, certamente as atualizações incrementaram a jogabilidade; para os demais, não há motivos para mudar de opinião.
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Embora simpáticos, alguns personagens parecem ter um estilo diferente dos demais
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Não que o jogo fosse ruim; pelo contrário, ele é bem divertido e consegue entreter por várias horas. O jogo tem uma produção agradável, com gráficos coloridos e personagens carismáticos. Apesar do estilo visual de algumas ilustrações destoarem do geral – com formas excessivamente “curvilíneas” –, em geral é agradável explorar o mundo do jogo.
Um cardápio com várias opções...
Tecnicamente, a história é outra: Cuisineer sofre com constantes e demoradas telas de carregamento. Mesmo sair do quarto de Pom para o restaurante resulta num loading chato, frisando que apesar de agradáveis, os visuais não são tão incríveis assim para demorar tanto. Seja como for, ao menos o jogo roda bem depois de carregado.
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Prepare-se para ver essa tela muitas e muitas vezes
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Uma curiosidade interessante é que o game oferece um marcador que ajuda o jogador a saber para onde deve ir para avançar a história. Em meio a uma cidade tão povoada, isso ajuda bastante. Conforme avançamos na história, o restaurante e seu cardápio precisam ser ampliados, o que exige explorações mais demoradas e o cumprimento de tarefas para os moradores.
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Muitas receitas para colecionar e preparar
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As regiões incluem Ruínas Verdes, Pântanos de Confete e Fiorde Congelado, cada uma com seus próprios biomas e monstros. Em termos de receitas, temos mais de 100 opções, que vão desde omeletes até frangos fritos temperados, passando por panquecas e geleias. Já em termos das lutas, temos o uso de utensílios e equipamentos de cozinha para enfrentar os monstros.
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Escolha seu arsenal
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Por exemplo, podemos usar espátulas, martelos de carne e até peixes-espada. Em termos de habilidades, Pom conta com “poderes dos alimentos”, como salgado, doce e congelado. Em outras palavras, as características das comidas conferem a ela recursos como chamas, raios e venenos. Gostei dessa costura entre os elementos de jogo da cozinha e do combate, algo bastante único de Cuisineer.
... mas com pratos não tão cheios
Infelizmente, apesar de saboroso no começo, o game tende a perder corpo com o tempo. O elemento simulador de restaurante não é muito aprofundado: por exemplo, as receitas não exigem interação, bastando ter os ingredientes e esperar o tempo de preparo. Elas oferecem opções mínimas, sobretudo em termos de decoração, e desafios suficientes no curto-médio prazo.
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Restaurante cheio, dinheiro no bolso
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O que realmente enjoa mais rápido em Cuisineer são os combates; não por serem ruins, pois a jogabilidade básica é ágil e os poderes divertidos: o problema é a motivação em lutar. Não existe um sistema robusto de níveis ou mapeamento de fases, que são geradas de forma procedural a cada nova entrada. Por falar nisso, a disposição delas é sempre repleta de buracos e um pouco estranha, tirando parte do dinamismo das lutas.
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Os chefes não são muito inspirados
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Tudo isso torna o esforço do jogador pouco palpável, pois a única razão importante para voltar às dungeons é coletar ingredientes e materiais. Apesar de ser legal obter itens para um prato inédito, para construir um móvel novo para o restaurante ou atender ao pedido de um morador, lutar sem um senso de progresso é desinteressante a longo prazo.
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São muitos personagens que ajudam Pom ao longo da aventura
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Talvez algum tipo de chefe final ou grupo de bandidos, que aterrorizam a cidade de tempos em tempos, fosse suficiente. Em particular, os inimigos são um pouco insossos, quase bonitinhos demais. Parece incoerente com a proposta do jogo, mas na prática é a sensação que fica. Faltou mais profundidade, mais peso ao gerenciamento do restaurante e aos combates.
Uma refeição boa e leve
No final, temos em
Cuisineer uma sugestão interessante que consegue combinar os gêneros dungeon crawling e gerenciamento de negócios. Mais do que isso, o game traz uma mistura competente e acessível, com produção muito boa – menos no que se refere a telas de carregamento – e uma jogabilidade agradável.
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Um jogo interessante, mas para um público limitado
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Infelizmente, quem curte experiências mais completas vai encontrar poucas motivações na história e nas mecânicas para avançar. Cuidar do restaurante e entrar em lutas, embora tarefas divertidas no início, com o tempo mostram suas limitações. Seja como for, ainda é uma boa opção para quem quiser uma aventura simples, original e divertida.
Prós
- Proposta mistura gêneros diferentes de forma competente para o público em geral;
- Estilo visual, embora não homogêneo, é bem agradável e colorido;
- Jogabilidade nos combates é fácil de aprender e utilizar;
- As mecânicas de simulação do restaurante são simples e conseguem divertir;
- Muitas opções de customização, incluindo habilidades de lutas, roupas para a heroína e estrutura do restaurante.
Contras
- Tanto o gênero simulação quanto o combate dungeon crawling são um pouco limitados, sobretudo quanto aos inimigos pouco interessantes;
- Telas de carregamento aparecem a cada mudança de ambiente (mesmo dentro do restaurante) e apresentam um duram um tempo considerável.
Cusineer — PC/PS5/PS4/XSX/XBO — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise redigida com cópia digital cedida pela XSEED Games