Balatro é eleito Jogo do Ano no The Indie Game Awards 2024; confira todos os vencedores da noite

Edição inaugural da cerimônia premiou jogos independentes de todos os tipos.

em 19/12/2024

A primeira edição do The Indie Game Awards ocorreu em 19 de dezembro, realizada pelo coletivo Six One Indie em parceria com a IGN estadunidense, e distribuiu prêmios por toda a cena independente a jogos lançados entre 1º de novembro de 2023 e 1º de novembro de 2024. O grande vencedor da noite foi Balatro, que ganhou Jogo do Ano e Melhor Design de Jogabilidade.

Em aparente resposta a acusações de que outras grandes premiações da área teriam tom de “concurso de popularidade” em vez de análise crítica dos candidatos, cada jogo enviado ao comitê pôde ser indicado para apenas uma categoria geral (isto é, excluindo o grande prêmio). Também não houve anúncios de novos lançamentos.  

Ao longo da cerimônia, diversas instituições da cena indie foram reconhecidas por feitos de serviço à comunidade, como a publicadora New Blood Interactive, que, durante a Summer Game Fest, pagou por um outdoor em Los Angeles, em tributo a diversos estúdios fechados durante a onda de demissões ao longo de 2024.

Confira a lista completa de vencedores:

Jogo do Ano

  • 1000xRESIST — sunset visitor 斜陽過客
  • Animal Well — Billy Basso
  • ARCO — Arco Team
  • Balatro — LocalThunk (Vencedor)
  • Crypt Custodian — Kyle Thompson
  • Lorelei and the Laser Eyes — Simogo
  • Mouthwashing — Wrong Organ
  • Neva — Nomada Studio
  • Nine Sols — RedCandleGames
  • UFO 50 — Mossmouth

Melhor Jogo de Estreia

Feito Notável em Acessibilidade

  • Another Crab’s Treasure — Aggro Crab (Vencedor)
  • Elsie — Knight Shift Games
  • Periphery Synthetic — shiftBacktick
  • Pine Hearts — Hyper Luminal Games
  • SteamWorld Heist II — Thunderful Development
  • Surmount: A Mountain-Climbing Adventure — Jasper Oprel & Indiana-Jonas

Melhor Música

  • Core Keeper — Pugstorm
  • Flock — Hollow Ponds
  • Pacific Drive — Ironwood Studios (Vencedor)
  • The Cub — Demagog Studio
  • Thrasher — Puddle Studio
  • Wild Bastards — Blue Manchu

Melhor Design Visual

Melhor Jogo Curto

Maior Inovação

  • Cryptmaster — Paul Hart, Lee Williams & Akupara Games (Vencedor)
  • KarmaZoo — Pastagames
  • Lorelei and the Laser Eyes — Simogo
  • ODDADA — Sven Ahlgrimm, Mathilde Hoffman & Bastian Clausdorff
  • Rusty’s Retirement — Mister Morris Games
  • UFO 50 — Mossmouth

Maior Impacto Emocional

  • In Stars and Time — insertdisc5
  • Kind Words 2 — Popcannibal
  • Neva — Nomada Studio (Vencedor)
  • Selfloss — Goodwin Games
  • Thirsty Suitors — Outerloop Games
  • Until Then — Polychroma Games

Melhor Design de Jogabilidade

Melhor Gerenciamento de Comunidade

  • Aggro Crab (Another Crab’s Treasure) (Vencedor)
  • Black Tabby Games (Slay the Princess)
  • LocalThunk (Balatro)
  • Massive Monster (Cult of the Lamb)
  • NPC Studio (Fields of Mistria)
  • Pounce Light (Tiny Glade)

Melhor Narrativa

  • 1000xRESIST — sunset visitor 斜陽過客 (Vencedor)
  • ARCO — Arco Team
  • Caravan SandWitch — Studio Plane Toast
  • Fear the Spotlight — Cozy Game Pals
  • Last Time I Saw You — Maboroshi Artworks
  • Mouthwashing — Wrong Organ

Contador(a) de Histórias

Prêmio apresentado postumamente a Mohammad Fahmi (Coffee Talk), que passará a nomear a categoria em futuras edições.

Melhor Jogo de Desenvolvimento Liderado por Mulheres

Melhor Jogo Feito por Uma Pessoa

Maior Impacto na Indústria

  • Strange Scaffold (Clickolding) (Vencedor)
  • New Blood (Blood West) (Vencedor)
  • Outersloth (Vencedor)
  • Day of the Devs (Vencedor)

Observação: este prêmio foi concedido a quatro instituições ao longo da cerimônia.

Fonte: IGN


Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.