Retrospectiva GameBlast: os fatos que viraram notícia em 2024 – 1º semestre

Relembre os principais acontecimentos do ano entre os meses de janeiro e junho.

em 21/12/2024

Quantas promessas de fim de ano você cumpriu em 2024? E quantos jogos você terminou? E aquela promessa de comprar mais jogos só quando terminar os que você já tem? Mais um réveillon já está bem aí e é chegada a hora de fazer o famoso saldo de tudo o que você fez em mais um ciclo de vida.

Em mais um ano cheio de acontecimentos no mundo dos games, neste especial em duas partes vamos relembrar alguns dos principais fatos que aconteceram em 2024. As perdas, as aquisições, os recordes e, claro, os principais jogos lançados em cada mês. Prepare-se para uma rápida viagem pelo ano de 2024.

Janeiro

O início do ano costuma ter um ritmo um tanto preguiçoso, se resumindo a alguns acontecimentos remanescentes do ano anterior. Não houveram tantos anúncios de jogos, mas informações sobre os que chegaram a pouco tempo nas lojas para PC e consoles. Dentre eles, alguns números referentes à vendas.

Começãndo com a significativa marca de 5 milhões de cópias da expansão Phantom Liberty para Cyberpunk 2077 e o impressionante montante de mais de 22 milhões de cópias vendidas de Hogwarts Legacy, o famoso “jogo do Harry Potter sem o Harry Potter”. Um resultado realmente mágico para um dos principais fenômenos do ano.
Palworld foi lançado em Acesso Antecipado para PC e Xbox em janeiro
Ainda assim, janeiro ficou marcado pelo lançamento do “Pokémon com armas” que se tornou sucesso no Brasil por conta dos trocadilhos infames. Palworld foi lançado em Acesso Antecipado e amassou recordes de downloads e jogadores semana após semana, se tornando um fenômeno mundial impressionante. Mas como todo amor de verão, logo o frenesi passou e apenas os adeptos continuaram jogando até hoje.

No cinema e televisão, janeiro foi marcado por diversos anúncios referentes à premiadíssima série de The Last of Us, com destaque para a revelação dos novos atores que entrarão na segunda temporada da série. Dentre eles, Kaitlyn Dever será Abby Anderson, Young Mazino como Jesse e Isabela Merced será Dina. Além disso, uma adaptação para o cinema de Until Dawn também deu seu pontapé inicial na produção. Será que vai dar bom?
A onda de demissões na indústria de games foi só uma das várias que ocorreram na primeira metade do ano
Janeiro foi um mês marcado negativamente na indústria de games por conta da massiva onda de demissões em diversas empresas. Twitch e Riot fecharam, cada uma, cerca de 500 postos de trabalho durante o período. Microsoft fez uma verdadeira limpa, com mais de 1900 empregados desligados. A Embracer Group, dona de estúdios como Crystal Dynamics, Eidos e THQ Nordic, também contribuiu para as estatísticas fechando um de seus estúdios em Montreal.

Fechando o folhetim corporativo de janeiro, a Blizzard anunciou o nome da nova presidente da empresa: Johanna Faries. Após um período marcado por denúncias de abuso a funcionários, a empresa quer virar a página e focar no que realmente importa: os jogadores.

Principais lançamentos do mês

Fevereiro

Fevereiro já começou com rumores que, mais tarde, se confirmaram. Hi-Fi Rush, juntamente com outros jogos desenvolvidos ou publicados pela Bethesda, estariam com planos de serem lançados para novas plataformas, como PS5 e Switch. Semanas depois, os boatos se confirmaram com o anúncio do jogo de ação e ritmo da Tango Gameworks para o PlayStation 5.

No tópico cinema, Sonic 3 começou a ter mais detalhes divulgados. Além de novos nomes para o elenco, foi confirmado que Jim Carrey retornaria para o papel de Ivo Robotnik. Vale lembrar que o ator declarou que estava se aposentando da carreira de ator e só voltaria para uma sequência se o roteiro fosse realmente bom. É o que vamos conferir na próxima semana com o lançamento do filme nos cinemas.
Sonic 3: O Filme estreia dia 25 de dezembro nos cinemas
Ainda falando do universo cinematográfico do ouriço da Sega, a Paramount anunciou uma série spin-off estrelada por Knuckles, disponibilizada exclusivamente em seu serviço de streaming. A minissérie estrelada pelo honrado guerreiro equidna chegou em abril e concorreu como melhor adaptação no The Game Awards deste ano.

Ainda sobre universos, a Disney anunciou um investimento bilionário na Epic Games para a criação de um dentro de Fortnite. A ideia é criar um grandioso universo compartilhado utilizando as propriedades intelectuais da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e o que mais o Mickey puder liberar.
Stephen Barton e Gordy Haab recebem o Grammy por seu trabalho em Star Wars Jedi: Survivor
Aproveitando que citamos Star Wars, o último jogo da franquia foi premiado com um Grammy em fevereiro. Star Wars Jedi: Survivor se tornou o segundo jogo da história a se consagrar com o prêmio na recente categoria de Trilha Sonora para Videogames. O título da Respawn concorreu contra outros grandes títulos: God of War Ragnarok, Call of Duty: Modern Warfare II, Hogwarts Legacy e Stray Gods: The Roleplaying Musical, este último cotado como favorito a levar o prêmio.

Em fevereiro também perdemos. Yoshitaka Murayama, criador de Suikoden e Eiyuden Chronicle faleceu. Em nota, foi informado que a causa da morte foi uma doença contínua que causou complicações e o levou o óbito.

Nas notícias corporativas, a Microsoft anunciou mudanças em seus planos de ação no mercado com a marca Xbox, se comprometendo a trazer mais jogos em mais plataformas e disponibilidade de mais jogos por meio do Game Pass. A ideia é transformar a marca Xbox em uma referência em entretenimento além do que simplesmente o nome de um console. Quanto à Sony, foi a vez dela de engordar as estatísticas das demissões. Cerca de 900 funcionários foram desligados em diferentes setores da empresa ao redor do mundo.
Em edição especial do podcast do Xbox, Phil Spencer falou sobre o novo foco da marca a partir de 2024
Por fim, Palworld ainda estava dando o que falar. Já eram mais de 25 milhões de jogadores “torando o Pal” no jogo — não resisti ao trocadilho!

Principais lançamentos do mês

Março

Março começou com fatos relevantes vindos diretamente de Brasília, com o Marco Legal dos Games aprovado em comissão no Senado Federal. Em suma, a lei prevê que criadores de jogos poderão contar com incentivos advindos da Lei do Audiovisual, da Lei do Bem, do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador e da Lei Rouanet para ajudar no financiamento de seus projetos. Um passo à frente no desenvolvimento de games no Brasil.

Ainda falando sobre o Brasil, em março começaram as vendas de ingressos para a primeira edição da gamescom Latam. O evento aconteceu em junho e já está com sua segunda edição confirmada para 2025. Já a Sony, esta abriu uma fábrica no Polo Industrial de Manaus para produzir mídias físicas que serão distribuídas em território nacional e exportadas para toda a América Latina.

Em março também tivemos uma de nossas perdas mais marcantes do ano. Em 8 de março foi anunciado que Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, faleceu por complicações de uma hemorragia na cabeça. O autor também foi marcante no mundo dos games, graças aos jogos da série Dragon Quest e ao lendário Chrono Trigger.
Os fãs se despedem de Akira Toriyama
Enquanto Shinji Mikami, o criador de Resident Evil, anunciava a abertura de seu novo estúdio, chamado Kamuy, a Sega contribuiu para as estatísticas do desemprego na indústria de games com o anúncio da venda da Relic Entertainment e o desligamento de 240 funcionários sob sua gestão.

No Steam, mais um recorde estava sendo batido. Mais de 36 milhões de usuários estavam ativos no mesmo momento no dia 17 de março, superando por pouco a marca anterior de mais de 33 milhões de pessoas logadas na loja. Por fim, Marvel Rivals, um “Overwatch da Marvel”,estava sendo anunciado no fim daquele mês.

Principais lançamentos do mês

Abril

Abril foi um mês um tanto apático. Não houve tantos acontecimentos como nos meses anteriores, apesar de muitos anúncios de jogos e algumas transmissões das grandes como PlayStation e Xbox.

Contudo, ainda aconteceram alguns fatos relevantes. Dentre eles, Yoko Taro, criador de NieR: Automata, declarou que os estúdios japoneses já estão enfrentando dificuldades para acompanhar o mesmo ritmo de desenvolvimento dos devs ocidentais. Algo bem curioso, visto que antigamente eram eles os especialistas no assunto.
A série de Fallout faz sua estreia com ótima recepção do público e da crítica
Na TV, o então recente lançamento da série de Fallout acabou por renovar a popularidade da franquia. Durante o período, as vendas de jogos deram um salto significativo, fazendo até mesmo que Fallout 4, um dos preferidos da comunidade integrasse o Top 10 de vendas no Steam durante o período.

E renovando as esperanças deste que vos escreve, a Telltale divulgou novas imagens de The Wolf Among Us 2, sequência que fora anunciada em 2019 e hoje, já nos 45 do segundo tempo de 2024, ainda não temos nenhuma previsão sobre seu lançamento. Enquanto não anunciarem oficialmente que ele foi cancelado, ainda estou esperançoso em ver Bigby Wolf novamente.

Principais lançamentos do mês

Maio

O mês começou com cancelamentos aos montes. Dentre eles, a Square Enix anunciou o cancelamento de diversos projetos já aprovados para focar no desenvolvimento de produtos com um melhor potencial de retorno financeiro. A Remedy, de Control e Alan Wake, também cancelou um projeto, chamado de “Codename Kestrel”.

Ainda no tema, houve rumores sobre o fechamento de dois estúdios pela Take Two. 600 postos de trabalho estavam em jogo. Por conta da crescente onda de demissões desde o início do ano, alguns desenvolvedores e diretores se posicionaram sobre o assunto, demonstrando revolta e frustração com as decisões que estavam sendo tomadas acerca dos profissionais da área de games.
Deu muito ruim! Jogo do Esquadrão Suicida gerou prejuízo milionário para a Warner
Já nos recordes, a Sony confirmou que o PlayStation 5, lançado em novembro de 2020, já estava na casa das 59 milhões de unidades vendidas mundialmente. A Capcom celebrou a franquia Monster Hunter, que alcançou 100 milhões de cópias de jogos da série vendidos, enquanto a WB Games amargurava um senhor prejuízo por conta do jogo do Esquadrão Suicida, já na casa dos 200 milhões de dólares, muito abaixo das metas desejadas pela empresa.

No cinema, uma situação curiosa envolvendo o diretor George Miller e Hideo Kojima. Durante uma exibição de Furiosa durante o festival de cinema de Cannes, Miller teve a oportunidade de conversar com o desenvolvedor japonês e revelou seu desejo para que Kojima produzisse um jogo baseado em Mad Max. Será que ia dar bom?
CD Projekt Red oficializa o fim do desenvolvimento de Cyberpunk 2077 para focar no novo The Witcher
Ainda em maio, a CD Projekt Red oficializou o fim do desenvolvimento de novos conteúdos para Cyberpunk 2077 para dar foco total para o próximo jogo da série The Witcher. Concord, a vindoura aposta da Sony no segmento de jogos como serviço teve seu primeiro vídeo de gameplay revelado e GTA VI, segundo a Rockstar, teve sua janela de lançamento confirmada para o terceiro trimestre de 2025. Será que vem mesmo?

Principais lançamentos do mês

Junho

Nem só a pamonha e quentão o mês de junho se resumiu em 2024. Quem gosta de games sabe que é nesse período do ano que acontece o nosso “carnaval”, com toneladas de anúncios de novos jogos e alguns lançamentos, incluindo o meme que virou realidade: Nightmare Kart, lançado gratuitamente para PC.

Dentre as centenas de anúncios realizados no período, fica o destaque para a versão para consoles de Valorant, a data de lançamento de The First Descendant, novo jogo como serviço desenvolvido pela Nexon, uma série de Like a Dragon pelo Prime Video e o remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, que já é um dos jogos mais aguardados de 2025.
Um dos mais aclamados jogos da série Metal Gear Solid teve um remake anunciado em edição do State of Play
A Xbox anunciou dois novos modelos dos consoles Series X e S, e a CD Projekt Red deu os parabéns para a FromSoftware por ter quebrado o recorde que antes pertencia a The Witcher 3, como a expansão mais bem avaliada de todos os tempos por conta de Shadow of the Erdtree.

A TecToy, “lendária” empresa de eletrônicos, deu uma balançada na internet no Brasil com o anúncio do Zeenix, seu novo PC portátil para games. Pense como um “Steam Deck brasileiro”. Na ocasião, ela revelou ainda que o dispositivo já estaria disponível para experimentação na gamescom Latam no fim do mês. Preços e datas de lançamento viraram o mistério do ano também.
A TecToy anunciou o Zeenix, o "Steam Deck brasileiro"
Nesse meio-tempo, Concord, que até então ainda se mostrava algo minimamente promissor, começou a divulgação de seus testes beta abertos para PC e PS5. Era a hora de saber qual que era a desse tal jogo com vibe de Guardiões da Galáxia que, segundo a própria Sony, seria o futuro da marca PlayStation. Vamos fingir que está tudo bem então.

E as demissões ainda eram assunto. Foi a vez de a Ubisoft fechar mais postos de trabalho. Foram 33 cabeças que rolaram na ocasião.

Principais lançamentos do mês

Ufa! Hora de fazer uma pausa e processar tudo o que aconteceu até então. Na segunda parte do nosso especial continuaremos com nossa retrospectiva relembrando os fatos que viraram notícia entre os meses de julho e dezembro de 2024. Até semana que vem!

Revisão: Ives Boitano
Siga o Blast nas Redes Sociais

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).