Meus jogos favoritos de 2024 — Carlos França Jr.

Os redatores do GameBlast falam sobre os títulos que mais curtiram entre os lançamentos deste ano.

em 13/12/2024
E aí, jogadoras e jogadores! Tudo bem? Bem-vindos a mais uma lista dos meus favoritos do ano. 2024 foi um ano em que eu analisei e experimentei menos coisas que nos anos anteriores, mas, ainda assim, consegui reunir ótimas indicações.

Sem mais delongas, o meu top 10 deste ano. Lembrando que aqui são minhas escolhas pessoais, não importando se a nota técnica do jogo foi alta ou não.

10 — MultiVersus

Sei que MultiVersus já ronda as plataformas há uns dois anos, mas, como ele foi lançado “oficialmente” em 2024, vou incluir na minha lista. Sem sombra de dúvidas um dos jogos que mais dei play, o que mais me pegou foi a lista de personagens variadas e os diversos eventos que foram acontecendo pelo ano.

A adição de personagens como Samurai Jack, as Meninas Superpoderosas e Ravena, em conjunto com diversos eventos que são possíveis de curtir de maneira gratuita. MultiVersus pode lá ter suas falhas e apelo às microtransações, mas eu me rendi completamente ao seu conteúdo, que me levou a jogar praticamente todos os dias, tanto sozinho quanto online.

9 — Inkulinati

Como bom adorador do clássico Monty Python e o Cálice Sagrado, ver as bestas medievais de Inkulinati falando besteiras enquanto se digladiam foi algo que atraiu muito. Bom humor e criatividade que me fizeram até perder o rumo de tanto rir enquanto eu jogava. Onde mais você teria um cachorro arqueiro brigando com um jumento bardo?

8 — Dog Man: Mission Impawsible

Faz muito tempo que li as histórias do Capitão Cueca, de Dav Pilkey, e confesso que, apesar de saber da existência do Homem-Cão, uma espécie de spin-off da série, nunca fui atrás dos livros. Quão grande foi minha surpresa ao saber que além de um filme, o improvável cão policial ganhou uma aventura virtual, e o jogo até que é bastante decente.

Ele até pode parecer infantil, mas progride muito bem e o estilo artístico único faz com que o jogo seja um grande quadrinho interativo. Valeu a pena dar uma chance para um jogo que não prometeu muito, mas entregou coisa o bastante para me deixar grudado no controle por quase um dia todo.

7 — Under Night In-Birth II [Sys:Celes]

Eu sou muito fã de Under Night e esperei ansiosamente por esta sequência. Foi um pouco frustrante ver um jogo tão parecido com o primeiro, mas, ainda assim, eu devorei cada byte de conteúdo que UNIB II tinha a oferecer. E para quem não for ligado em jogos de luta, mas curte trilhas sonoras, recomendo fortemente os temas dos lutadores. Um melhor que o outro!

6 — Asphalt Legends Unite

Mais um jogo gratuito que tomou grande parte do meu tempo. Asphalt Legends Unite tem origem mobile, mas funciona bem nos consoles e tem um estilo mais arcade, do jeito que eu gosto. O começo pode ser meio lento, com toda essa coisa de juntar fragmentos para ter veículos, mas não demora muito para a garagem crescer.

Claro que tem microtransações — por motivos de Gameloft, né —, mas é uma boa opção para quem quer um joguinho de corrida fácil e sem complicações.

5 — Top Racer Collection

O tanto que brasileiro gosta de Top Gear não tá escrito, e eu me incluo nessa multidão. Mesmo sem usar o nome que conhecemos, por questões legais que envolvem um programa britânico de mesma alcunha, Top Racer Collection traz a trilogia original e ainda adiciona um jogo extra, fazendo um interessante crossover com Horizon Chase Turbo.

4 — Horizon Chase 2

Quando vi que Horizon Chase 2 saiu exclusivamente para Apple Arcade, fiquei aguado para jogar, porque gostei demais do primeiro título. Foi só esperar uns aninhos e finalmente ele chegou aos consoles. Deu trabalho, mas a platina veio e valeu a pena cada minuto gasto ao volante para desbravar as pistas pelo mundo. Destaque para as pistas do Brasil, cheias de referências aos nossos pontos turísticos.

3 — The Cub

Sem exagero, The Cub foi a grande surpresa do meu 2024. Quando um jogo de plataforma consegue trazer uma história comovente e séria de maneira leve, e isso aliado a um bom trabalho visual e ótimo trabalho sonoro, não tem como não ser envolvido. Para quem gosta de narrativas criativas, The Cub é uma recomendação que eu deixo sem pensar duas vezes.  

2 — Marvel vs. Capcom Fighting Collection: Arcade Edition

Minha medalha de prata vai para a melhor coletânea que já joguei na vida, e olha que eu já analisei muitas aqui no Blast, hein! Se Capcom Fighting Collection já tinha me deixado satisfeito com a reunião de ótimos títulos, MvC Collection me deixou alucinado. Eu simplesmente devorei cada um dos jogos da coletânea, em especial o primeiro Marvel vs. Capcom, o meu favorito.

Sério, gente, todo mundo precisa ter essa coletânea. Demorou 20 anos para estes títulos saírem da geladeira que estavam, então bora aproveitar Wolverine, Ciclope e Capitão América trocando sopapos sem moderação.

1 — Tekken 8

Não tinha como o meu jogo favorito deste ano ser outro além de Tekken 8. Ele cumpriu tudo o que prometeu no lançamento e mostrou por que a franquia é uma das referências dos jogos de luta nos últimos 30 anos. Inclusive, este se tornou um dos meus jogos favoritos da franquia, atrás somente de Tekken 3.

Eu curti cada aspecto novo que T8 trouxe, desde a jogabilidade até o elenco, mas a história, meus amigos, se vocês não arrepiaram pegando as referências, sugiro que joguem os títulos anteriores e depois reparem melhor. É uma coisa linda demais e, por isso, Tekken 8 é o meu jogo favorito de 2024.

E para 2025?

Bom, se você que está lendo acompanha o Blast há alguns anos, sabe que eu sou o doido da equipe que sempre espera os jogos de luta. Dito isso, meus dois principais títulos para o ano que vem são Fatal Fury: City of Wolves — que eu já até experimentei um pouquinho na BGS deste ano —, e Capcom Fighting Collection 2, que vai trazer os crossovers com a SNK e pérolas como Project Justice e Power Stone.

Para dar uma variada na minha lista de desejos, tem outro jogo que experimentei na BGS e mexeu com a minha curiosidade: Two Point Museum. Além dele, espero pela versão de PS5 de Indiana Jones e o Grande Círculo, que já está disponível para PC e XSX.

Obrigado por nos acompanhar mais um ano e que 2025 venha recheado de coisas boas. Além da minha lista, confiram também as indicações dos meus colegas aqui do site. Abraços a todos!

Revisão: Ives Boitano
Siga o Blast nas Redes Sociais

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).