Depois de um ano bombástico como 2023, eu temia que este ano fosse mais fraco em lançamentos. De fato, 2024 não chegou ao nível do seu antecessor, na minha opinião, mas não deixou de entregar obras memoráveis para os jogadores.
Desde DLCs que mais pareciam jogos completos até minha experiência com os jogos de luta finalmente tomando forma, não posso dizer que este ano foi fraco; muito pelo contrário, foi recheado de projetos sólidos e muitas surpresas.
Destiny 2: A Forma Final (DLC)
Talvez a primeira surpresa do ano, A Forma Final vinha quase desacreditada depois da recepção amarga que a expansão Queda da Luz teve em 2023. Para muitos jogadores de Destiny 2, esse era o momento final de redenção da Bungie e, para outros, o prego final na tampa do caixão. Eu, pessoalmente, só sabia de uma coisa: era o fim da minha história com o jogo.
A Forma Final foi a conclusão de mais de 10 anos de história, o fim catártico da Saga de Luz e Treva iniciada lá em 2014. Felizmente, para mim, foi um final digno. Apesar de deixar as portas abertas para novas DLCs e expansões, eu senti que, no frio do espaço, olhando as estrelas enquanto os créditos subiam, era ali o fim da jornada do meu guardião.
Animal Well
Quando o youtuber Dunkey anunciou que sua publisher, a Big Mode, faria sua estreia com Animal Well, eu confesso que não estava muito animado. Foi apenas no lançamento, e com indicação de amigos, que eu dei uma chance. E, para minha surpresa, foi uma das melhores experiências do ano.
Eu pessoalmente não sou grande fã de metroidvanias, mas o trabalho que Animal Well faz aqui é realmente primoroso. Ele consegue acertar o apelo do gênero ao mesmo tempo que expande suas características, entregando um mundo vivo que instiga, desafia e encanta o jogador a cada momento. Um ótimo início para a Big Mode, que pode levar prêmios importantes neste fim de ano.
Tekken 8
Minha história com Tekken vai de ódio a amor. Sempre gostei de alguns jogos de luta, mesmo sem nunca ter de fato entrado na cena. Mortal Kombat e Street Fighter são alguns deles, mas, por algum motivo, eu sempre achei que Tekken era o patinho feio desses três. Tudo mudou quando um amigo meu, muito fã da franquia, me fez uma aposta: eu deveria treinar seriamente e jogar 10 partidas com ele. Para cada vitória, ele me daria 20 reais para comprar o jogo.
E assim eu fiz, procurei guias, textos, dicas e, com meu Steve, preparei o rumo da vitória. No fim, eu venci apenas 4 lutas, saí com um desconto de 80 reais no jogo e entrei de vez no cenário de jogos de luta. Sou muito grato pelo Patrick por ter feito essa proposta e mudar completamente minha visão sobre jogos de luta. Hoje, Tekken é a minha franquia favorita do meio — quem diria, né?
Pacific Drive
Ainda hoje, a obra Piquenique na Estrada dos irmãos Arkadi e Boris Strugatsky influencia a cultura pop. Os mais famosos exemplos são Stalker (filme e jogo). Pacific Drive é um projeto que também capitaliza em cima da ideia de uma zona de exclusão com anomalias e fenômenos quase alienígenas, mas, desta vez, em vez de ser em Chernobyl, acontece em um local dos EUA.
O jogo consegue entregar a ideia de uma zona de exclusão cheia de mistérios, uma gameplay super criativa com a ideia de usar um carro para se locomover, sendo o veículo a sua principal mecânica de gameplay. Além disso, conta com um casting de voz que entrega uma história comovente e humanizada.
Helldivers 2
Já fazia um tempo que eu não jogava um multiplayer tão divertido. Confesso que me lembrou as horas que passei com Gears of War 2 em alguma tarde quente de 2009. Helldivers 2 é um baita projeto ambicioso que muda a perspectiva do jogo original e consegue entregar uma jogabilidade tão orgânica que, sem ter nada de fato roteirizado, cria momentos cinematográficos, catárticos e extremamente engraçados em cada missão enfrentada. De fato, é uma joia no mundo dos live services.
Black Myth: Wukong
O jogo que começou com muito mais cara de tech demo do que um projeto de fato chegou em 2024 para se tornar o maior lançamento do ano na Steam e o segundo maior lançamento da história da plataforma. Apesar das controvérsias do estúdio, nada disso se transparece no projeto, que consegue criar um universo rico baseado na história de Jornada ao Oeste, dando seu tom e texto para a jornada do macaco.
Talvez a grande sacada dos desenvolvedores seja ter ido para o lado do RPG de ação, em vez de focar em um projeto 100% soulslike, que sabemos que está chegando a um ponto de exaustão na indústria hoje. Ainda me impressiona a diversidade de chefões e a variedade de designs que fogem do senso comum do gamer médio da atualidade.
Silent Hill 2 Remake
Antes de adentrar o remake, também consegui finalizar o Silent Hill 2 original. Acho que foi a melhor decisão que fiz: tive muito mais pontos de comparação para compreender que, de fato, o jogo da Bloober Team é uma obra tão completa, tão respeitosa com seu material base que é quase um testamento anti-remake, tendo em vista alguns dos jogos que vimos nos últimos anos. Ele consegue fazer um feito único, como Resident Evil 4 Remake, e ser um projeto que talvez supere seu original.
Space Marine 2
2024 ou 2008? Space Marine 2 parece um projeto que foi enviado direto da era Xbox 360 como um presente para os jogadores modernos. Um pacote completo que conta com campanha, modo multiplayer e modo PVE. Apesar da simplicidade do jogo, os visuais e o polimento do combate tornam cada segundo uma viagem louca e visceral que só termina quando os Xenos forem completamente exterminados da galáxia. Vida longa ao imperador da humanidade!
Elden Ring: Shadow of The Erdtree (DLC)
Como é possível a existência de Shadow of the Erdtree? Como os caras conseguiram expandir e trazer novidades para um jogo que por si só já parecia ter tudo? A DLC de Elden Ring não está indicada ao GOTY à toa. A equipe da FromSoftware conseguiu expandir a lore de seu mundo, trazer novas armas, mecânicas, inimigos, locações, visuais e armaduras.
Facilmente poderiam ter colocado o nome de Elden Ring 2 e vendido separadamente. O mais surpreendente não é ser maior, e sim ainda melhor. Os desenvolvedores já sabiam o quanto os jogadores estavam acostumados com a experiência de Elden Ring, então a solução foi transformar a forma como a exploração era feita, adicionar uma nova camada de dificuldade, expandir dungeons para verdadeiras experiências. O que parece uma pequena caverna se torna uma luta pela sobrevivência de 40 minutos entre calabouços e prisões. De fato, um dos melhores projetos do ano é uma DLC, e isso diz muito sobre o estado atual da indústria..
2025 = 2023 (Parte 2)?
O ano que vem parece ser mais um recheado de tantos grandes projetos que só pode ser um sonho. Grand Theft Auto 6, Death Stranding 2, Civilization 7, 2XKO, Monster Hunter Wilds, Doom: The Dark Ages, Metroid Prime 4: Beyond, dentre outros. De fato, um ano para rivalizar com os lançamentos caóticos de peso de 2023. Resta saber se todos estarão na sombra de GTA 6 ou não…
Até lá, continuem jogando e nos vemos por aí!
Revisão: Ives Boitano