Um porta voz da British Academy of Film and Television Arts, para o portal Eurogamer, explicou o motivo do jogo não ter sido considerado para a premiação, dizendo que "nossa categoria Melhor Jogo reconhece especificamente jogos completos que foram lançados pela primeira vez no ano passado. DLCs, junto com outras atualizações e melhorias feitas em jogos originalmente lançados antes de 25 de novembro de 2023, são considerados em nossa categoria Jogo em Evolução."
Ainda pelas regras da premiação, além de conteúdos via DLC não serem elegíveis para a categoria de Melhor Jogo, remasters também não são elegíveis para consideração. Remakes completos são elegíveis apenas em categorias de criação, como conquistas técnicas, áudio ou artística, por exemplo. Para ser elegível para participar da premiação, o jogos precisavam ter sido lançados entre 25 de novembro de 2023 e 15 de novembro de 2024, além de serem inscritos para participar da avaliação.
O questionamento vem junto da divulgação da lista de melhores jogos de 2024, publicado nesta terça-feira pela academia. A expansão de Elden Ring não está entre os selecionados. A listagem publicada hoje é uma prévia dos títulos que serão avaliados pelos membros julgadores, que vão então escolher os indicados para as 17 categorias da premiação que serão anunciados em 4 de março de 2025. A premiação do BAFTA Game Awards 2024 acontece em 8 de abril de 2025.