Codex Lost foi uma das grandes surpresas de 2024 para mim. É difícil imaginar que um soulslilke tão amplo e bem estruturado poderia ser desenvolvido por uma única pessoa, o inglês Mark Bannister, da Freemana Games, mas foi o que aconteceu.
Dadas essas limitações, o jogo tem vários pequenos problemas e pode levar um tempo até o jogador se acostumar com certas coisas, enquanto outras podem passar despercebidas por algum tempo. Mesmo assim, a missão do Curador para recuperar os cinco Grimórios roubados me fisgou desde a primeira hora e, agora, estou em meio a uma segunda jornada, na tentativa de captar detalhes para fazer um guia de alguns pontos importantes e localização de itens valiosos.
Por enquanto, o que ofereço é um guia para iniciantes, apontando detalhes que facilitarão sua vida pelas terras da Biblioteca — incluindo um mapa esquemático, com todas as áreas, suas conexões e pontos-chave, algo que certamente faz falta em um jogo de geografia tão complexa. Como o próprio título está todo em inglês, manterei os termos nesse idioma, incluindo o mapa, para que a ajuda fique acessível para mais pessoas.
A primeira dica é: se encontrar cubinhos brilhantes pelo chão, pegue tudo. Você vai precisar. A maioria dos itens encontrados é de ingredientes para criar feitiços, mas também têm consumíveis, cajados, mantos, minérios de melhoria, cristais de cura, entre outros. Além dos brancos, há os que soltam fagulhas rosadas e têm formato de pergaminho; são receitas de feitiços. Os menores, com uma leve coloração azulada, são iscas de pesca.
Escolhendo feitiços
Assim que começar, você terá que escolher três feitiços de ataque entre as opções iniciais. O trio precisa ser de tipos diferentes e é bom variar os elementos para não ficar restrito a uma abordagem só. Não se preocupe muito com isso, pois a escolha não é definitiva e todos eles poderão ser obtidos mais tarde entre os 80 feitiços que formam o arsenal mágico.
O primeiro tipo é de curta distância, praticamente corpo a corpo. Leva um tempo para se acostumar a usar esses ataques tão de perto, mas, com a prática, acaba ficando algo (quase) natural. O incentivo para recorrer a esse tipo é que são os únicos ataques que não custam Mana.
Assim, sempre que convier, aplique esses ataques para economizar seus pontos de magia. Uma boa opção para o começo é Arcane Pulse, pois dá bom dano de atordoamento (Stagger), eficiente para interromper ataques de inimigos fracos. Electrocute causa mais dano, mas tem Stagger um pouco menor. Ambos servem bem.
O segundo tipo é de magia de área pequena, enquanto o terceiro é de longa distância. São todos bem semelhantes entre si, mas há pequenas diferenças relevantes. Por exemplo: Icicle tem efeito cumulativo de congelamento, que retarda inimigos, enquanto Arcane Blast tem maior alcance.
Os feitiços só podem ser equipados na Biblioteca, pelo menu de personagem. Contudo, o item consumível Pencil of Time permite fazer isso em qualquer lugar por um breve período.
Alguns feitiços específicos têm, na descrição, que seu dano ou duração de efeitos dependem de algum atributo, como Vitality ou até Weight, um atributo escondido de peso. Como apenas os mantos (Mantles) apresentam peso em suas descrições, a lógica consiste em usar mantos leves quando quiser empregar essa vantagem.
Mago de combate
Uma das limitações de Codex Lost é que apenas um feitiço fica disponível por vez e, como em Dark Souls, é preciso navegar entre os que você memorizou para encontrar o escolhido. Quando temos apenas três ou cinco deles, a tarefa é simples, mas passando disso fica pouco prático selecionar o ataque que você deseja no meio de uma luta.
Para ajudar, os feitiços podem ser atribuídos a atalhos. No PC, os dez slots de feitiços são atribuídos aos botões de F1 a F10. Nos consoles, apenas os quatro primeiros slots ganham atalhos pré-configurados, um para cada botão de rosto (no PS5: segure L2 e aperte △, O, X, ou ◻).
O sistema de magia elemental, como esperado, tem efeitos diferentes de acordo com as afinidades dos inimigos. As resistências são mostradas com dano em números vermelhos, enquanto as vulnerabilidades se manifestam com números amarelos. Algumas restrições são claramente anunciadas por mensagens no chão, como o fato de criaturas de pedra serem invulneráveis a dano de raio.
Desde o começo, o Curador dispõe de um Escudo na forma de uma esfera mágica ao redor do protagonista. Esse é um recurso muito útil que consegue anular diversas fontes de dano por completo, que é convertido para o medidor de Stamina. Uma vez esgotado o medidor, o dano passa pela barreira e o Curador é atordoado momentaneamente.
É possível usar o Escudo para realizar parry, evitando o dano completamente e aumentando o medidor de atordoamento do inimigo, que, uma vez cheio, pode derrubar inimigos menores e causar uma breve hesitação nos maiores. É bem pouco, mas ajuda a encaixar um ou outro ataque nesse intervalo ou abre brecha para usar um item de cura em segurança.
Habilidades da bússola
O Curador carrega uma Bùssola desde o primeiro momento. Não, não é o indicador de direções que fica à direita da tela; trata-se de uma Bússola mágica. Não é necessário equipá-la; no PS5, apenas aperte R2 para alternar entre ela e o Escudo e usar suas várias utilidades, automaticamente equipadas como acessórios (Compass Attachments) ao serem adquiridas no decorrer da missão. Veja abaixo:
Basic Jammer: tem três usos. Veja nas imagens abaixo.
Pode ser usada para recuperar Saúde e Mana das esferas vermelhas e azuis que voam desordenadamente pelo ar. |
Se usada em pequenos pedestais luminosos, aplica no Curador o feitiço temporário Magelight, iluminando os arredores. |
Quando avistar uma esfera vermelha fincada no chão, use a Bússola para explodi-la e causar dano de área aos inimigos (não fique perto demais). |
Illuminator: empunhar a Bússola gera uma espécie de visão noturna, permitindo enxergar os arredores. Pode servir em casos de necessidade, mas o movimento limitado e a impossibilidade de realizar ataques ao mesmo tempo tornam a utilidade também limitada. Fica praticamente obsoleto logo que aprender o feitiço Magelight. Fica na entrada de The Cren, vindo por Church Undercroft.
Seal Jammer: serve para ler pequenas dicas em placas mágicas que encontramos desde o começo, na Biblioteca, e que também estão pelo mundo, mas, no fim das contas, não têm grande relevância. Fica localizado no Celestium Gate.
Cube Resonator: interage com certos cubos mágicos, teleportando o Curador até eles. Não é obtido cedo, pois é necessário completar uma missão longa em Tavern in the Cavern.
Soul Magnet: permite coletar à distância a Arcana perdida.
Dream Sequencer: serve para pescar nos locais marcados por grandes círculos na água. Obtido nas docas de Saint Hedgemont.
Memory Fonts
Logo que saímos da primeira dungeon, Penal Village, nos deparamos com um altar brilhante e uma descrição que diz que apenas um deles pode ser ativado por vez. É uma Memory Font, objetos que servem como ponto de checagem. Funciona assim: no saguão da Biblioteca há uma Memory Font que, ao ser usada, leva direto para a última Memory Font que o jogador ativou mundo afora.
Na prática, é como um ponto de viagem rápida de mão única, pois o único sentido possível é a partir da Biblioteca. Para as viagens convencionais de ida e volta, há os portais de Translocation, como você pode conferir no mapa ao final.
As Memory Fonts servem como solução para o dilema de colocar portais demais ou de menos no jogo, sendo um método alternativo que funciona bem, especialmente por estarem próximas a chefões, facilitando os retornos após as prováveis mortes que esses encontros provocam. Portanto, sempre deixe ativa aquela que está mais próxima do seu objetivo naquele momento.
Como se curar e recuperar MP
Os itens de cura se chamam Vitality Crystals e são recarregados todas as vezes que retornamos à Biblioteca ou escolhemos a opção Rest em um portal de Translocation. Começamos com apenas três deles e, até onde descobri, há mais sete para serem encontrados, com um máximo de dez. No entanto, existem outras maneiras de recuperar a saúde, assim como a Mana.
A primeira é coletando os cogumelos brilhantes, espalhados em toda parte. Os vermelhos são os Blood Mushrooms e curam um pouquinho de saúde, enquanto os azuis, Water Mushrooms, fazem o mesmo com a Mana. Cuidado com os verdes, pois eles causam envenenamento, mas retiram o efeito negativo se você os colher quando já estiver sob essa condição.
A segunda maneira é usando a Bússola nas esferas vermelhas e azuis que ficam voando a esmo pelo céu em certos locais. Mire direito, mesmo a grandes distâncias, e aperte o botão de ataque para receber a benesse.
Adicionalmente, podemos recuperar Mana ao acertar um parry com o Escudo, incentivando o uso dessa mecânica. O item Bookcase Fragment também surte o efeito de devolver pontos de magia, mas ele faz isso com o tempo, diminuindo a praticidade de usá-lo no calor do combate.
A bem da verdade, Codex Lost tem regeneração automática de Mana, mas de uma forma extremamente demorada. Se estiver sem nada, é possível largar o controle e esperar alguns minutos para conseguir estoque suficiente para voltar a usar os feitiços, mas isso traz uma grande quebra no ritmo do jogo e não recomendo essa tática exceto em casos de grande necessidade. A taxa de recuperação automática foi aumentada em uma atualização na versão de Steam, mas ainda não está disponível no PS5 e não sei quão mais eficiente essa mecânica está agora.
Melhoria de personagem e XP
Os pontos de experiência se chamam Arcana e podem ser gastos para subir de nível no grande círculo brilhante que fica no chão da Biblioteca.
Semelhante a outros soulslikes, Codex Lost tem atributos que podem ser melhorados com um ponto a cada nível alcançado. Diferentemente de outros títulos do gênero, o ganho é linear e constante.
Assim, aumentar Vitality sempre dará +20 HP, Intelligence resultará em +20 MP, Endurance significará +20 de Stamina e Willpower aumentará o dano em 1%.
Memory determina a quantidade de feitiços que o Curador pode gravar por vez, na proporção de um para cada três pontos. Como todos os atributos começam em dez, o leque de magias iniciais se resume a três, mas basta aumentar esse atributo em dois pontos para, com um total de 12, conseguir memorizar um quarto feitiço. Memory também aumenta a taxa de obtenção de itens.
A primeira área, Penal Village, tem um Halcyon (5), que dá 3.000 pontos de Arcana. Recomendo gastá-los logo, aumentando Vitality para tentar diminuir as mortes iniciais, típicas de quando estamos nos adaptando a um jogo novo.
Certas esferas brilhantes, incrustradas em formações de pedra, guardam Arcana. Não é muito, mas o suficiente para valer a pena bater nelas até quebrá-las.
Como esperado do gênero, a morte leva à perda de toda a Arcana em mãos, sendo possível recuperá-la ao voltar ao local da tragédia. No entanto, há uma facilidade: o item Pencil of Fate, que recupera o total imediatamente, evitando o risco de perdemos a quantia definitivamente ao morrermos uma segunda vez na tentativa de recuperá-la.
Não tenha receio de gastar esse item, pois ele é vendido pelo Cursed Librarian por 2.000 Arcana, no Guildhall. Assim, sempre que o potencial de perda for maior que esse custo, vale a pena usar um Pencil of Fate para garantir sua preciosa experiência de volta.
Cajados, Drithen e melhorias
Esta parte pode ser um pouco confusa, à primeira vista. Como um cajado pode ser descrito como o melhor em dano elétrico e ter poder zero em todos os elementos? A questão aqui é o quanto cada um ganha de poder elemental ao ser melhorado em uma bigorna ou com o ferreiro. Vejamos exemplos com os meus dois cajados principais.
O Curator’s Staff é a arma inicial, sendo a mais versátil e, por isso, longe de ser a mais forte. Cada nível de melhoria confere +10 em todos os elementos, até um máximo de 100. Bom em tudo e suficiente para ir até o final do jogo, mas não sem alguns tropeços.
Já o Technologist’s Staff é esse descrito como o melhor em magia de raio/vento e cada nível de melhoria significa +25 apenas nesse elemento. Isto é, em seu poder máximo, ele terá 250 em um tipo de dano e zero em todos os demais, o que é muito poderoso contra a maioria dos alvos, mas nem arranha os inimigos de pedra.
Cada cajado tem também uma técnica própria, chamada Manifest Magic, que precisa da magia de mesmo nome para ser utilizada. O efeito específico consta na descrição de cada um.
Os cajados são melhorados com o uso de Drithen, um minério verde com grande potencial que vai de (1) a (10). O sistema é simples: cada nível de melhoria exige cinco Drithen de força correspondente. Até o nível três é possível fazer isso em qualquer uma das bigornas espalhadas pelo mundo, mas do quatro em diante é preciso recorrer ao ferreiro no Guildhall, em Saint Hedgemont in the Forest.
Os minérios de Drithen são vendidos na entrada da dungeon The Cren, acessada pela cabana no lago Mevril. Primeiro, apenas os (1) a (3) estão disponíveis, mas, à medida que se avança, os demais também surgem no estoque, até o (9).
Uma maneira de conseguir Drithen é caçando certas criaturas voadoras e rosadas. Elas estão em diversos locais das zonas de mundo aberto e, assim que o Curador se aproxima, começam a fugir, chegando a alturas que o impedem de atingi-la. Caso ela consiga fugir de você, basta mudar de área e retornar que a coisa estará de volta à sua posição inicial. Pode ser difícil conseguir atingir algumas delas, mas vale a pena insistir, pois geralmente carregam Drithen de nível alto, dependendo da área.
Não há dano por queda
O jogador desconfiado preza por sua segurança, mas acredite, independentemente da altura, não há dano por queda em Codex Lost e nem mesmo animação de atordoamento. Isso não é um erro, é planejado e apontado em alguns locais do jogo como uma particularidade da raça do Curador, que é uma ave (sim, o bico é parte dele mesmo, não é uma máscara).
O argumento não soa coerente, pois o pássaro-mago não voa para amenizar as quedas. Ele simplesmente… cai. Mas quem sou eu para reclamar de uma concessão misericordiosa como essa? Atente-se, porém, à seguinte ressalva: cair em abismos ou em locais de água significa morte imediata.
Mapa esquemático
São tantas voltas que Codex Lost dá, que quem fica realmente perdido é a pessoa que joga. Como o jogo não tem mapa para ajudar a dar direções, decidi fazer um eu mesmo.
Abaixo, você vê um mapa esquemático. Isto é, ele não busca ser geograficamente preciso, mas apresentar os elementos de uma forma simples e compreensível. Assim, são representadas todas as áreas e as conexões entre elas (até onde pude verificar), com seus respectivos conteúdos importantes, como os chefes, os portais de Translocation, os cinco Titans e os dez Midnight Braziers.
Um códice menos perdido que antes
Isso é o principal que você precisa saber nas primeiras horas de Codex Lost. Como eu disse, estou preparando um guia mais detalhado de algumas partes do jogo e pretendo incluir algumas quests e a localização de todos os Vitality Crystals, Midnight Braziers e Midnight Oil.
Até lá!
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli