Chegou a hora de resgatar mais uma dupla de personagens do passado. Tom e Nick são dois bonecos de neve conhecidos como Snow Bros. O primeiro jogo da dupla foi lançado em 1990, tendo uma sequência em 1994, ambos no bom e velho estilo plataforma que foi a febre noventista dos games.
Agora, 30 anos depois, eles estão de volta em Snow Bros. Wonderland, que chega para ser o terceiro jogo da série e resgata as aventuras alegres e geladas dos dois protagonistas.
Brincando com neve
Wonderland pode até manter o enredo e os personagens originais, mas abandonou a bidimensionalidade tradicional e focou em trazer um jogo de plataforma 3D, com visão isométrica. Agora controlamos Tom Jr. (1P) e Nick Jr. (2P), que tem o poder de usar uma quantidade ilimitada de pequenas bolas de neve.
Eles usam essa munição inusitada para envolver os inimigos em bolas gigantescas, que podem ser chutadas para derrotar hordas de criaturas que estão caçando nossos heróis gelados. Essa é a única maneira de lidar com ameaças, derrotar chefes e até resolver alguns puzzles que envolvem botões em lugares mais afastados.
Para progredir e concluir um estágio, temos que atravessar portais, que só são ativados quando cumprimos o objetivo da área na qual estamos. Geralmente envolve eliminar os líderes de cada grupo, ou achar itens escondidos pelo espaço. Ao concluir tudo, recebemos a chave dourada que ativa o portal final. São um total de sete mundos diferentes, cada um com oito fases.
Para quem esperava um desafio complexo, Snow Bros. Wonderland prefere manter um ritmo mais amigável, com uma dificuldade branda. Até mesmo quem selecionar o nível mais alto vai perceber que tudo é tranquilo como uma caminhada no parque.
Isso não é um grande problema, até porque Wonderland se mostra bastante divertido, com ótimas sessões de plataforma e ambientes variados, apresentando uma série de segredos para serem encontrados. No fim, a ideia é fazer com que o jogo seja uma aventura atrativa para todas as idades, e isso se intensifica com o multiplayer local, para até quatro pessoas. Esse aspecto seria mais interessante se houvesse algumas mecânicas diferenciadas para as partidas com mais de um jogador, mas ainda assim a bagunça é interessante.
A única dor de cabeça de fato que temos é a câmera, que mesmo mostrando a ação de uma perspectiva de cima, se mantém fixa em apenas uma orientação. Não poder girar a câmera se torna um problema em algumas áreas, na qual perdemos um pouco a noção da profundidade de algumas plataformas móveis e obstáculos.
Uma remodelagem bem-vinda
Para quem jogou o primeiro título, seja no Mega Drive, NES ou no Game Boy, a surpresa com a evolução do 2D para o 3D é muito positiva. Todos os ambientes coloridos daquela época foram traduzidos em mundos complexos e com uma identidade visual bastante única, mesmo que a neve seja um elemento presente em quase todos os lugares.
Por falar em elementos visuais, o fator replay de Snow Bros. recompensa os jogadores com alguns mimos, que podem ser itens cosméticos, como luvas, chapéus e fantasias, ou melhorias de habilidades, que vão desde o controle do boneco de neve ou da bola que derruba os inimigos. A busca pelos presentes dourados aumenta a vida útil da aventura de uma maneira leve e orgânica, sem parecer algo forçado.
Entre um mundo e outro, temos uma pequena cena que ajuda a entender quem que está pedindo socorro à dupla de bonecos de neve constantemente. Estas animações trazem uma boa dublagem em inglês, acompanhadas de legendas. Infelizmente não temos o idioma português disponível.
E, infelizmente, a trilha sonora não acompanha toda a boa apresentação gráfica. Por mais que ela até tente evocar o espírito aventureiro de Tom Jr. e Nick Jr., não é difícil que ela se torne repetitiva bem rápido. Independente de qual área estamos, as mesmas melodias são replicadas exaustivamente.
Sem entrar numa fria
Snow Bros. Wonderland é uma ótima revitalização de uma franquia antiga. Por mais que a dificuldade calma possa deixar a desejar para quem queria algo mais intenso, o título apresenta uma boa variedade de mundos, jogabilidade fácil de aprender e um ótimo fator replay. Se vocês procuram por um título de plataforma para jogar de maneira descompromissada, principalmente com seus filhos, Tom Jr. e Nick Jr. podem ser a escolha certa.
Prós
- A jogabilidade é simples de aprender, mas não deixa de ser criativa;
- Os diferentes mundos conseguem resgatar a característica original da série e trazê-la para o 3D de maneira bem feita;
- Alto fator replay, com itens cosméticos e melhorias de habilidades para serem coletados;
- Multiplayer para até quatro pessoas causa um caos divertido.
Contras
- A câmera fixa gera alguns ponto cegos;
- Seria legal ter algumas interações diferenciadas e mecânicas únicas para o multiplayer;
- A trilha sonora se torna enjoativa de tanto que se repete.
Snow Bros. Wonderland PC/PS4/PS5/Switch — Nota: 7.5Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela Clear River Games