Análise: On Your Tail é uma empolgante aventura por um vilarejo italiano memorável

Jogo de aventura 3D traz uma experiência rica e de altíssima qualidade.

em 16/12/2024
Desenvolvido pela Memorable Games e publicado pela Humble Games, On Your Tail é uma aventura bem peculiar que acaba de ser lançada no PC e chegará também ao Switch em 2025. Como fã de jogos de investigação e aventura em geral, fiquei bastante curioso desde o seu primeiro trailer e o resultado final até me surpreendeu em suas qualidades.

Seguindo os passos de uma gatuna

On Your Tail conta a história de Diana Caproni, uma jovem escritora que acaba de receber um banho de água fria: de acordo com o seu professor, seus textos são técnicos demais e será difícil ela ganhar a competição na qual se inscreveu. Incentivada a buscar inspiração, a garota acaba fugindo de casa e indo para a vila litorânea de Borgo Marina.

Lá, ela irá encontrar uma cidade acolhedora e conhecer várias figuras excêntricas. Porém, o lugar também é palco de um mistério curioso, afinal, bem no dia em que ela chega à cidade, roubos misteriosos começam a afligir os moradores. Os relatos indicam que uma ladra com uma máscara está invadindo várias localidades, mas não se sabe direito a motivação.

A jovem decide assim investigar o que está acontecendo como uma forma de também enriquecer suas habilidades como escritora. Agora atuando como uma espécie de detetive local, ela terá a oportunidade de conhecer mais a fundo as riquezas da região.

As camadas do mistério

De forma geral, o ritmo de progressão da trama é definido pelo jogador, que pode optar entre dedicar seu tempo mais a atividades de lazer, o trabalho para arrecadar dinheiro ou ao mistério de fato. Por conta disso, é possível passar vários e vários dias apenas fazendo outras coisas e deixando a trama principal em segundo plano.

Porém, já adianto que a história em si é bem interessante, trazendo um mistério bem desenvolvido. Avançar vale muito a pena e não demora muito para que os segredos dessa cidade e de seus moradores chamem a atenção.

Em particular, vale a pena notar que cada vez que nos deparamos com um momento que demandará nosso esforço de dedução, temos passagens bem peculiares de gameplay. Em geral, começamos pelo uso da cronolente, um item que a nossa personagem herdou de sua avó e que é capaz de detectar algumas mudanças nos objetos.

Com ela, fazemos uma espécie de jogo dos sete erros, procurando objetos que destoam de suas posições originais para obter pistas variadas. Essas pistas se tornam cartas, que serão utilizadas para deduzir a ordem dos eventos.

Dependendo do caso, basta escolher as cartas na ordem correta, mas há também alguns mais complexos, em que pode ser necessário combinar certos elementos ou em que uma carta específica tem usos ilimitados. Como só há uma resposta válida e podem haver efeitos escondidos na ordem das escolhas, o sistema acaba muitas vezes virando uma espécie de tentativa e erro.

Felizmente, ao falharmos na nossa dedução, o jogo indica os nossos acertos com uma borda verde, fazendo com que esse processo não seja tão exaustivo quanto poderia. Porém, isso não muda o fato de que certas partes da dedução são demasiadamente circunstanciais, o que acaba sendo bem incômodo, especialmente quando há muitas cartas e combinações para escolher, como o mistério do festival de gelato.

Outro sistema de investigação é a de interrogar as pessoas, o que acontece apenas algumas poucas vezes no jogo. Embora também envolva cartas, a ideia dele é combinar as falas dos NPCs com nossos argumentos, geralmente a fim de contradizê-las e trazer depoimentos mais significativos à tona. Ao final, apenas as frases certas sobrarão.

Desfrutando de uma Itália de cores e sabores

Um ponto que chama muito a atenção em On Your Tail é o seu mundo. Temos um vilarejo repleto de vielas e casinhas coloridas charmosas e explorar toda a área é uma experiência mágica. É muito nítido o esforço dos desenvolvedores para criar uma cidade viva, um lugar que carrega marcas de sua história e cujas casas tão coladas umas nas outras também são indicativas de sua comunidade calorosa.

Não se trata apenas de pontos para coletar itens e ir embora, mas de uma cidade pitoresca repleta de personagens carismáticos. Um dos empregos temporários que podemos assumir é levando cartas de um ponto a outro da cidade e essa é uma ótima oportunidade para conhecermos essas figuras curiosas.

Além disso, temos várias outras atividades para fazer, incluindo pescar, cozinhar, navegar com um barco alugado, trabalhar em uma sorveteria e em um restaurante à beira-mar, etc. Como resultado, temos vários minigames para fazer e eles são uma ótima forma de passar o tempo.

Também podemos passear com alguns personagens, indo em encontros pela região, brincando, nadando juntos na praia, batendo papo sobre as outras pessoas em pontos de descanso. É até possível levá-los para casa para ver um filminho ou comer alguma coisa.

Equívocos

Quando estamos com um aliado a tiracolo, eles costumam soltar comentários engraçadinhos durante as conversas. Infelizmente, alguns momentos podem ter pequenas inconsistências causadas por não levar em conta isso ou fazer alusões temporais inadequadas.

Um bom exemplo desse problema é quando o prefeito perde um item importante e menciona que isso aconteceu “há alguns dias”. Porém, como eu estava avançando rapidamente a trama, o prefeito tinha acabado de receber o item no dia anterior, invalidando essa fala.

Essas inconsistências felizmente são pequenas e pouco impactam no todo da trama. Porém, há também erros de tradução, sendo pelo menos um deles inconveniente para a resolução de um puzzle necessário para a história, e os nomes de alguns itens estavam até mesmo totalmente quebrados, aparecendo com apenas quadrados em seus nomes durante meu tempo com o jogo.

Para piorar a situação, enfrentei bugs graves. Um deles aconteceu quando li o livro necessário para tirar a “carteira de motorista” de navio enquanto estava com Paun. Após terminar a leitura, o jogo não havia atualizado a quest, mas também não me deixava tentar fazer a prova novamente.


Sem a habilitação para navegar, eu não poderia continuar uma das quests principais, o que me forçou a recomeçar do zero. Também encarei uma situação em que o jogo não fechou a caixa de diálogos registrados durante uma das cenas finais, mas pelo menos nesse caso bastou fechar o jogo e refazer as sequências de resolução anteriores para avançar.

Por fim, ainda encarei alguns problemas de performance no meu PC, cujas especificações são superiores às recomendações. Embora a maior parte da experiência rode muito bem, tive problemas especialmente com as lojas, cujos menus são bem lentos.

Mesmo com todos esses pontos que levantei, ainda julgo a experiência de uma primazia impressionante. São questões que não irão afetar a gameplay de todos os jogadores e fica a expectativa de suas correções em atualizações.

A vontade é de ficar para sempre

On Your Tail esbanja carisma e vida por todos os seus poros e consegue montar uma experiência de aventura tão memorável quanto o nome da sua desenvolvedora indica. Embora minha experiência com o jogo tenha esbarrado em várias questões técnicas, é um título de aventura de qualidade impressionante, único e não há sombra de dúvidas de que qualquer jogador em busca de uma experiência do gênero deve aproveitá-lo.

Prós

  • Mundo cheio de vida, pitoresco e repleto de atividades para fazermos;
  • O mistério central é instigante e muito bem desenvolvido;
  • Personagens bastante carismáticos que vale a pena conhecer;
  • O sistema de cartas é um ótimo incentivo para buscar vasculhar todos os cantos do jogo;
  • A investigação possui estruturas bem peculiares e únicas de gameplay;
  • Minigames variados.

Contras

  • Vários bugs sérios, incluindo uns que podem impedir o avanço na trama ou exigir o fechamento do jogo;
  • Algumas resoluções dos mistérios acabam sendo demasiadamente circunstanciais e dependendo de tentativa e erro para alcançar uma “resposta única”;
  • A tradução para o português conta com erros, incluindo alguns que afetam a resolução de puzzles;
  • Alguns diálogos podem ter pequenas inconsistências temporais ou erros causados por não levar em conta o fato de estarmos com um outro personagem;
  • Problemas de performance, especialmente nas lojas.

On Your Tail — PC/Switch — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PC

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Humble Games

Siga o Blast nas Redes Sociais
Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).