Dez coletâneas de jogos antigos para você curtir nas atuais gerações

Hoje não é mais necessário ter emuladores mirabolantes para curtir clássicos das décadas passadas no conforto da sua casa.

em 01/11/2024
Mesmo com diversos avanços tecnológicos nos games, sempre bate aquela vontade de jogar coisas mais antigas. Seja você um veterano de mais de 30 anos que quer matar uma saudade ou um jovem que quer conhecer as inspirações para os títulos de hoje, a mão coça para curtir algo que vai além do que existe atualmente.

Como os emuladores não podem ser executados em consoles — e também não são legais —, algumas empresas correram atrás de licenças de clássicos para juntar mais de um título em grandes compilados e lançá-los para as gerações atuais de consoles.

Abaixo colocarei uma lista de algumas coletâneas que trazem uma franquia, ou grande parte dela, de uma vez só para quem gosta de uma boa dose de nostalgia.

OBS: Por ser uma lista mais expositiva e sem caráter de comparação, não ranquearei os jogos de 1 a 10 como de costume. Além disso, não incluirei clássicos que foram lançados sozinhos ou separados, já que eles merecem uma lista própria. Vamos lá!

Atari 50: The Anniversary Celebration

O legado do Atari é imensurável e influencia jogos e jogadores mesmo depois de meio século. A coletânea Atari 50: The Anniversary Collection traz mais de 100 clássicos, que vão desde o célebre Atari 2600 até os exóticos Jaguar e Lynx, sem contar alguns títulos que misturam jogabilidades e estruturas, como Haunted Houses, Quadratank e NeoBreakout.

Tudo isso vem acompanhado de uma rica linha do tempo, que também contém vídeos, fotos e diversos documentos que tornam esta coletânea indispensável para quem quer conferir um pouco da história dos games.

Capcom Fighting Collection

A Capcom já havia feito dois outros compilados antes deste: Street Fighter 30th Anniversary Collection e Capcom Beat ‘em Up Bundle, ambos de 2018, juntando algumas pérolas, mas o público queria saber mesmo era daqueles jogos de luta que foram deixados para trás.

Foi assim que Capcom Fighting Collection veio recheado de nomes famosos nos anos 90, mas que foram descontinuados, como Cyberbots, Pocket Fighter, Super Puzzle Fighter, Darkstalkers e Red Earth, que nunca havia sido lançado fora dos arcades até então. E claro, tem um Street Fighter aqui também só para não passar em branco.

Agora imagine poder jogar toda essa lista online com qualquer pessoa do planeta, como se fosse um grande fliperama. Nesta coletânea, você pode!

MARVEL vs. CAPCOM Fighting Collection: Arcade Classics

A parceria entre Marvel e Capcom nos games marcou uma geração de fãs de jogos de luta, e neste ano fomos agraciados com uma coletânea que reuniu todos eles em um lugar só: X-Men: Children of the Atom, Marvel Super Heroes, X-Men vs. Street Fighter, Marvel vs. Street Fighter, Marvel vs Capcom 1 e Marvel vs. Capcom 2. 

Além deles, o beat ‘em up The Punisher também foi incluído no pacote, o que tornou esta coletânea ainda mais especial para quem sentia saudades dos tempos dourados dessa dupla junto. 

A exemplo da outra coletânea da Capcom, também é possível aproveitar todos os títulos de maneira local ou em rede. E convenhamos, essa lista de clássicos merece.

Mega Man Legacy Collection

O robozinho azul Mega Man é um expoente dos jogos de ação e plataforma, com diversos títulos memoráveis. Então, naturalmente, eles foram relançados inúmeras vezes para diversos consoles em seus mais de 35 anos de vida.

O único ponto contra das coletâneas de Mega Man é que cada “arco” da sua história sempre foi lançado em duas partes, mas nada que uma promoção não ajude a adquiri-las. Ao todo são sete compilados, divididos da seguinte maneira:

Mega Man Legacy Collection vol. 1
  • Mega Man
  • Mega Man 2
  • Mega Man 3
  • Mega Man 4
  • Mega Man 5
  • Mega Man 6
Mega Man Legacy Collection vol. 2
  • Mega Man 7
  • Mega Man 8
  • Mega Man 9
  • Mega Man 10
  • Mega Man X
  • Mega Man X2
  • Mega Man X3
  • Mega Man X4
  • Mega Man X5
  • Mega Man X6
  • Mega Man X7
  • Mega Man X8
Mega Man Zero/ZX Legacy Collection
  • Mega Man Zero
  • Mega Man Zero 2
  • Mega Man Zero 3
  • Mega Man Zero 4
  • Mega Man ZX
  • Mega Man ZX Advent
Mega Man Battle Network Legacy Collection vol. 1
  • Mega Man Battle Network
  • Mega Man Battle Network 2
  • Mega Man Battle Network 3 Blue
  • Mega Man Battle Network 3 White
Mega Man Battle Network Legacy Collection vol. 2
  • Mega Man Battle Network 4 Red Sun
  • Mega Man Battle Network 4 Blue Moon
  • Mega Man Battle Network 5 Team Protoman
  • Mega Man Battle Network 5 Team Colonel
  • Mega Man Battle Network 6 Cybeast Gregar
  • Mega Man Battle Network 6 Cybeast Falza
Ufa! Todos eles trazem os ports originais de lançamentos, galeria, jukebox e um modo de desafio, que inclui corrida contra o tempo e enfrentar mais de um chefe de jogos diferentes ao mesmo tempo. Ideal para quem quer conhecer o legado da série e ir além para testar suas habilidades.

Samurai Shodown NeoGeo Collection

Outro clássico da porradaria, Samurai Shodown trazia um sistema diferenciado dos concorrentes da época por causa da sua luta com armas e ritmo mais lento, que era compensado com golpes que tiravam grandes quantidades de energia.

Esse compilado traz os cinco primeiros títulos da franquia, famosos sobretudo no NeoGeo, além de outras duas versões de SamSho V, sendo uma delas Samurai Shodown V Perfect, nunca antes lançada até então, com direito a partidas online.

Sonic Origins Plus

Quando foi lançado de início, Sonic Origins trouxe um charme a mais para os jogos originais, adequando-os à disposição atual das telas (16:9), mas pecou em trazer apenas Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD.

Após o lançamento da atualização Plus para a coletânea, foram adicionados 12 jogos do ouriço e sua turma, todos eles do Game Gear. São escolhas inusitadas, mas que incluem clássicos como Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine, Sonic Drift e Sonic Chaos. Claro que faltam outros títulos mais robustos do Sonic, mas já é um começo. Além disso, é possível alternar nos jogos clássicos entre Sonic, Tails, Knuckles e Amy Rose.

Teenage Mutant Ninja Turtles Cowabunga Collection

As Tartarugas Ninjas sempre tiveram uma carreira bastante contundente nos consoles e arcades durante as décadas de 80 e 90. Muita gente gastou uma quantidade absurda de fichas com o clássico Turtles in Time e agora é possível jogar não só ele, mas também outras pérolas, como Hyperstone Heist, Tournament Fighters e The Manhattan Project.

Cowabunga Collection traz não só as versões arcade, mas também as de NES, Mega Drive, SNES e GB de diversos clássicos, além de uma galeria que vai além dos games e mostra animações, propagandas de televisão e guias.

Top Racer Collection

Top Gear é um dos jogos que está enraizado na cultura do gamer brasileiro, seja pela paixão por velocidade ou pela trilha sonora única de Barry Leicht. Top Racer Collection pode não trazer o nome clássico, por questões de direitos autorais, mas junta a trindade da franquia clássica de corrida, com Top Racer, Top Racer 2 e Top Racer 3000.

Além de poder jogar todos os modos clássicos, é possível realizar copas online com seus amigos e, para dar um charme a mais, um quarto título foi adicionado. Trata-se de Top Racer Crossroads, uma colaboração da QUByte Interactive com a Aquiris, que colocou alguns carros de Horizon Chase Turbo no primeiro jogo, incluindo o lendário carro da firma.

Turrican Anthology

Turrican é o primeiro nome dessa lista que precisou ter a coletânea reeditada — mais sobre o segundo a seguir.

Primeiro foi lançado Turrican Flashback, em 2021, que trazia apenas quatro jogos da saga, sem contar que não havia nenhum outro atrativo que exaltasse tudo o que essa série de jogos casca grossa representava. Para consertar a mancada, a ININ Games lançou Turrican Anthology, que trouxe todos os 10 títulos da franquia, dividida em dois volumes.

Ok, assim como visto em Mega Man, é chato ficar comprando coletânea picada, mas melhor isso do que nada. Além do mais, foram incluídos todos os detalhes possíveis sobre a saga do soldado de metal, com direito a jukebox, mapas das fases, indicadores de perigos e uma galeria recheada de capas alternativas, rascunhos e artes conceituais.

Wonder Boy Anniversary Collection

Eis o segundo item da lista que precisou ter sua coletânea refeita. Muito antes de Sonic e Alex Kidd, Wonder Boy era o chamariz da Sega para o público. Cada jogo contava uma história fantástica da saga de um jovem para salvar seu reino ou sua companheira. Ao todo, a franquia teve seis entradas, contando os spin-offs Monster World.

O compilado Wonder Boy Collection só trouxe quatro jogos e um conteúdo extra bastante raso. O pior é que havia a pré-venda de uma versão importada com muito mais títulos no pacote, e claro que ela foi lançada digitalmente no ano seguinte.

Derrapadas a parte, Wonder Boy Anniversary Collection traz todos os seis games com suas diferentes versões para consoles e arcade, levando também em consideração ROMs americanas e japonesas à parte, o que totaliza 21 jogos. Além disso, o carinho que a galeria recebeu dessa vez mostra que já havia conteúdo de sobra para honrar a trajetória de Wonder Boy.

Essa é a minha lista de coletâneas de jogos antigos que vocês deveriam dar uma olhada. Deixei passar alguma coisa? Tem alguma sugestão? Compartilhem suas opiniões aqui nos comentários. Abraços e até a próxima!

Revisão: Davi Sousa

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.