Shadows of the Damned: Hella Remastered é a versão remasterizada do jogo
desenvolvido pela Grasshopper Manufacture e lançado originalmente em 2011.
Embora o título tenha passado por algumas mudanças no intuito de melhorar a
experiência geral oferecida, a maior parte dos troféus se manteve intocada.
Confira nosso guia de conquistas com dicas para melhor desbravar o
inferno na dantesca jornada protagonizada por Garcia Hotspur.
Informações Técnicas
- Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
- Dificuldade: 51/100
- Tempo médio para obter todos troféus e conquistas: 20 a 25 horas
- Total de troféus: 51
- Número de troféus perdíveis: 5 (The Talkative One, Meatballs Lover, The Orthodontist, Now That's a Big F***** Gun e A Hole in your Head)
- O nível de dificuldade afeta os troféus? Sim (em Lemon Hunter, Demon Hunter e Legion Hunter)
- Mínimo de jogadas: No mínimo três, já que há três troféus referentes a completar o jogo em cada uma das dificuldades e concluí-lo na modalidade mais alta logo de cara não serve para desbloquear as conquistas referentes às mais baixas
Informações Gerais
Os troféus de Shadows of the Damned: Hella Remastered são quase todos iguais
aos da versão original lançada em 2011. Boa parte deles pode ser
desbloqueada com a conclusão simples do game, enquanto outros requerem mais
a paciência do jogador do que habilidade técnica para o cumprimento das
exigências.
Assim, dividiremos nosso guia em seções distintas: troféus de história, que
são desbloqueados com o progresso; troféus de chefe, que também são
desbloqueados naturalmente na campanha, mas vão contar com estratégias para
vencer os inimigos em questão; troféus de conclusão, que são os três
referentes à finalização da aventura em dificuldades distintas; e
miscelânea, cujo registro se dará através do cumprimento de certas
atividades a um nível mais quantitativo do que de fato técnico.
Troféus de história
Todos os troféus/conquistas aqui listados são desbloqueados com o progresso
natural da história, ao concluir fase por fase.
Start a new game for the first time (any difficulty setting)
Conquista automática ao começar o jogo em qualquer dificuldade de campanha.
Complete Act 1 - Chapter 1 on any difficulty setting
Complete o Ato 1 do Capítulo 1 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 2 - Chapter 1 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 1 do Ato 2 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 2 - Chapter 2 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 2 do Ato 2 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
What a Wonderful WorldComplete o Capítulo 3 do Ato 2 (automático com qualquer dificuldade de campanha).
Complete Act 2 - Chapter 3 on any difficulty setting
Complete Act 2 - Chapter 4 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 4 do Ato 2 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 3 - Chapter 1 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 1 do Ato 3 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 3 - Chapter 2 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 2 do Ato 3 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 3 - Chapter 3 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 3 do Ato 3 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 3 - Chapter 4 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 4 do Ato 3 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 4 - Chapter 1 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 1 do Ato 4 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 4 - Chapter 2 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 2 do Ato 4 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 4 - Chapter 3 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 3 do Ato 4 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 4 - Chapter 4 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 4 do Ato 4 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 4 - Chapter 5 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 5 do Ato 4 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 4 - Chapter 6 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 6 do Ato 4 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 5 - Chapter 1 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 1 do Ato 5 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 5 - Chapter 2 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 2 do Ato 5 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 5 - Chapter 3 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 3 do Ato 5 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 5 - Chapter 4 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 4 do Ato 5 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Complete Act 5 - Chapter 5 on any difficulty setting
Complete o Capítulo 5 do Ato 5 (automático com qualquer dificuldade de
campanha).
Troféus dos Chefes
Todas as conquistas aqui listadas dizem respeito à vitória contra os vários
chefes enfrentados ao longo do game. Na descrição, adicionaremos algumas
estratégias possíveis para facilitar as sequências de enfrentamento de cada
um. Nota-se que a maior parte das arenas de batalha contam com caixas de
munição que reaparecem de forma ilimitada, então pode sentar o dedo no
gatilho.
Defeat George (Human form)
O primeiro combate contra George, em sua forma humana, se dará em uma
espécie de labirinto com várias barraquinhas que remetem a uma quermesse ou
festival local. O chefão é particularmente suscetível aos barris de luz,
então posicione-se nos corredores e espere que ele se aproxime para atirar
nos compartimentos e atordoá-lo. Mire na cabeça e ataque-o até que ele
recobre a consciência.
Eventualmente, ele tornará todo o ambiente em trevas. Para purificá-lo,
procure pela cabra escondida dentro das barracas e atire nela com o projétil
iluminador, atentando-se ao fato de que ela está brilhando e aproveitando
que o som de seu brado fica mais potente com a proximidade.
Defeat George (Beast form)
O embate contra a segunda forma de George se dará no Ato 2-4, em uma espécie
de arena pela qual o adversário correrá em círculos. Pontualmente, o cavalo
deixará para trás uma área de trevas. Entre nela e, quando o oponente parar
por alguns segundos, mire e acerte a joia de sangue em suas costas, de
preferência com a pistola. Ele irá tombar e a barriga do cavalo ficará
exposta, atire nela. Na sequência, ele subirá na fonte central e a barriga
do cavalo ficará novamente exposta; aproveite. Nessas duas etapas,
recomendamos o uso da metralhadora para otimizar o resultado.
Na segunda fase da contenda, George se transformará em um monstro gigante
com vários pontos fracos. Agora, utilize a escopeta nos mais próximos e a
pistola nos mais distantes. Aproveite também que, ao destruir os núcleos
mais baixos, o monstrengo se abaixará e facilitará a mira nos que
normalmente ficam mais altos e distantes. Uma vez que todos estejam
destruídos, o vilão convocará a área de trevas. Seja rápido, troque para a
metralhadora e acerte os núcleos em sua barriga para dar cabo do chefão.
Defeat Maras Grim (of the Grim Sisters)
Você terá que enfrentar as três irmãs ceifeiras em determinada parte do
game. O primeiro combate se dará no Ato 3-1, em uma espécie de
masmorra.
Durante a briga, a inimiga atacará normalmente com sua foice e, de tempos em
tempos, convocará uma área de trevas. Quando isso acontecer, acerte-a no seu
abdômen com o tiro iluminado para que seu ponto fraco apareça e você possa
atirar nele. Repita a estratégia até que Maras seja derrotada. Caso a
situação aperte, há uma estátua de bode que servirá para dissipar a área
sombria até o próximo ciclo de ataque.
Defeat Kauline Grim (of the Grim Sisters)
A luta contra Kauline, a segunda ceifeira, enfrentada no Ato 3-3, é
praticamente igual à primeira. A única diferença é que ela pontualmente vai
se multiplicar durante o combate.
Para lidar com esse problema, basta se atentar ao brilho do núcleo que só a
original emite. Tirando isso, exponha-o com o projétil luminoso e atire nele
com seu armamento normal.
Defeat Elliot
Antes de enfrentar a terceira ceifeira, Garcia se deparará com Eliott, o
pássaro demônio gigante do Ato 3-4. O monstro normalmente manterá distância,
sendo que seus ataques físicos podem ser esquivados e os projéteis que ele
disparar podem ser destruídos com tiros luminosos. Basicamente, atenha-se ao
núcleo central que é seu ponto fraco.
Depois de provocar certa quantidade de dano, o combate entrará na segunda
fase. O objetivo de Garcia agora é acertar suas asas. Cuidado com os bandos
de aves que ele liberará ocasionalmente, utilize a metralhadora para dar
cabo deste problema com mais facilidade. O mesmo vale para para quando ele
invocar uma área de trevas — destrua as penas gigantes fincadas na ponte,
elas estão em cor diferente, inclusive. Siga atacando o chefe até chegar à
fase três da briga, quando será necessário acertar Eliott com o tiro
luminoso para expor seu ponto fraco e, enfim, derrotá-lo de vez.
Defeat Giltine Grim (of the Grim Sisters)
A terceira das ceifeiras, Giltine, surge enfim como oponente no Ato 4-3. Ao
contrário das anteriores, a última das irmãs provoca um combate mais
intenso, sendo necessário atirar primeiramente na sua máscara até
destruí-la, quando ela enfim encobre o cenário em trevas e torna seu núcleo
exposto. Durante esse momento, ignore os inimigos, que estarão imunes por
conta das sombras conjuradas.
Defeat Justine
Após encher a paciência do jogador durante a campanha inteira, Justine
finalmente aparece como inimiga no ato 4-6. Sua sequência de combate,
entretanto, é um pouco diferente, já que ela se dá em uma das fases
sidescrolling de Shadows of the Damned.
Desta forma, evite os ataques de ácido da chefona (é possível desviar ou
nulificá-los ao atirar neles) e acerte os núcleos vermelhos na máscara que
ela está usando. Quando a proteção em questão começar a brilhar, comece uma
sequência de tiros luminosos para escoar o líquido lá de dentro.
Uma vez que Justine seja desmascarada, acerte os tiros normais em sua
cabeça. Tome cuidado com os movimentos dela, que poderão agarrar Garcia e
jogá-lo contra a parede, embora isso seja contornável com os itens que
surgem de tempos em tempos, como as bebidas que recuperam vida de forma
imediata ou os power-ups distintos de ataque que mudam o tipo de projétil.
Defeat Fleming
Fleming finalmente dá as caras no Ato 5-4. Ao todo, são três fases em que
ele atacará de maneiras distintas, embora todas sejam plenamente evitáveis
ao esquivar nos momentos certos ou contra-atacar nas brechas que ele deixa.
Eventualmente, ele abrirá seu sobretudo e lá estará Paula; não acerte-a, ok?
Aproveite para recarregar o armamento quando rolar essa ocasião.
Na primeira etapa, apenas foque em acertar a cabeça do sujeito até que a
rachadura presente em seu torso comece a brilhar. Nisso, utilize o Hot
Boner, aquele ataque-bomba da pistola carregada, e exploda-o para que ele se
desmantele. Quando as partes de seu corpo começarem a flutuar, concentre
seus ataques no pedaço vermelho. Recomendamos o uso do Dentist, cuja mira é
automática, para facilitar o processo.
Na segunda fase, ele ganhará alguns ataques adicionais, como quando ele joga
Garcia em um ambiente de trevas e precisamos descobrir qual das três portas,
destrutíveis pelo tiro luminoso, nos levam de volta ao combate. Na terceira
e última fase, utilize o ataque carregado do Skullblaster para mandar a
bomba pelo espaço da barreira e explodi-la com o chefão dentro.
Defeat Paula
Paula se revela como o chefão final do game no Ato 5-5. A luta se divide em
duas fases: na primeira, colete o olho e utilize-o na porta correta (perto
da caixa de munição para a metralhadora, a azul) para liberar o seu caminho.
Em seguida, use a mesma metralhadora para acertar as asas da moça com mais
facilidade por conta da trava de mira. Se esquive dos ataques da adversária
e siga atacando até entrar na segunda etapa.
Nela, Garcia se verá em uma espécie de corredor. Persiga Paula enquanto
evita a área de trevas no seu encalço. Continue atacando-a nas asas, dando
preferência à metralhadora. Caso fique sem munição, espere pelo demônio que
vez ou outra é conjurado e deixa a caixa de munição como recompensa ao ser
derrotado.
Troféus de Conclusão
As conquistas aqui listadas dizem respeito à dificuldade em que cada jogada
foi concluída. Ao todo, são três: Lemon Hunter (fácil), Demon Hunter (médio)
e Legion Hunter (difícil). Nota-se que completar o jogo em uma dificuldade
mais alta não servirá para desbloquear as conquistas referentes às mais
baixas. Outro fato importante é que o título não permite a alteração de
dificuldade ao começar o New Game +, então não conte com essa possibilidade.
Complete all chapters as Lemon Hunter
Lemon Hunter é a dificuldade mais fácil do game. Complete o jogo nela para
desbloquear a conquista.
Complete all chapters as Demon Hunter
Demon Hunter é a dificuldade média do game. Complete o jogo nela para
desbloquear a conquista.
Complete all chapters as Legion Hunter
Legion Hunter é a dificuldade mais difícil do game. Complete o jogo nela para desbloquear a conquista.
Miscelânea
As conquistas listadas a seguir dizem respeito às formas de abate dos
diversos demônios encontrados ao longo do game ou ao acúmulo e utilização
das gemas que servem como moeda ou pontos de evolução para Garcia.
Defeat 10 enemies with the Stomp Attack
O Stomp Attack pode ser realizado ao derrubar um inimigo no chão, se
aproximar dele e apertar repetidamente o comando de ataque corpo a corpo que
aparece na tela. Execute a técnica em dez oportunidades para liberar este
troféu.
Defeat 20 enemies with the TEETHER
Troféu tecnicamente perdível porque, em determinado ponto da campanha, o
Teether, a forma básica da metralhadora, irá evoluir para o que o jogo
considera ser outra arma, o Teethgrinder, no ato 3-3. Assim, priorize sua
utilização até que esses vinte oponentes sejam abatidos e a conquista seja
desbloqueada.
Defeat 30 enemies with the SKULLCUSSIONER
Troféu tecnicamente perdível porque, em determinado ponto da campanha, o
Skullcussioner, a forma básica da escopeta, irá evoluir para o que o jogo
considera ser outra arma, o Skullfest 9000, no ato 3-3. Assim, priorize sua
utilização até que esses vinte oponentes sejam abatidos e a conquista seja
desbloqueada.
Defeat 20 enemies with the Handgun
Ao derrotar a primeira das irmãs ceifeiras, Garcia ganha acesso ao tiro
especial conhecido como Hot Boner, que consiste em uma bomba que gruda no
oponente e causa dano em área. Derrote vinte inimigos com a nova técnica
para desbloquear mais um troféu.
Defeat 30 enemies with the TEETHGRINDER
Troféu tecnicamente perdível porque, em determinado ponto da campanha, o
Teethgrinder, a segunda forma da metralhadora, irá evoluir para o que o jogo
considera ser outra arma, The Dentist, no ato 4-3. Assim, priorize sua
utilização até que esses vinte oponentes sejam abatidos e a conquista seja
desbloqueada.
Defeat 40 enemies with the SKULLFEST 9000
Troféu tecnicamente perdível porque, em determinado ponto da campanha, o
Skullfest 9000, a segunda forma da escopeta, irá evoluir para o que o jogo
considera ser outra arma, Skullblaster, no ato 4-6. Assim, priorize sua
utilização até que esses vinte oponentes sejam abatidos e a conquista seja
desbloqueada.
Perform 5 headshots in a row with your biggest gun
Durante o ato 4-1, Garcia ganha acesso ao Big Boner, uma forma da pistola
que só pode ser utilizada em um trecho específico do game, o que torna este
troféu perdível.
Nela, o mexicano se posiciona sobre um prédio e precisa ficar de olho em
três corredores distintos pelos quais virão inimigos gigantes por entre
eles. Acerte-os na cabeça (você pode errar os tiros, desde que eles não
acertem os próprios oponentes em outro lugar do corpo) em cinco ocasiões
sequenciais. Ao todo, são três rodadas de Big Boner para tentar desbloquear
o troféu.
Defeat 50 enemies with THE DENTIST
No ato 4-3, o Teethgrinder irá evoluir para a sua forma final, The Dentist.
Utilize-a para matar cinquenta inimigos a fim de desbloquear este troféu.
Nota-se que ele pode ser plenamente alcançado em uma campanha de New Game
+.
Defeat 50 enemies with the SKULLBLASTER
No ato 4-6, o Skullfest 9000 irá evoluir para a sua forma final, o
Skullblaster. Utilize-a para matar cinquenta inimigos a fim de desbloquear
este troféu. Nota-se que ele pode ser plenamente alcançado em uma campanha
de New Game +.
Perform 5 Head Shots in a row with any weapon except the Big One. You know which
Efetue cinco tiros na cabeça em sequência. Você terá certeza de que um head
shot foi contabilizado com uma pequena animação que dá um zoom na cabeça do
demônio sendo explodida. Pode ser executado com qualquer arma, embora seja
mais fácil de fazê-lo com a pistola.
Perform a Head Shot right after a Limb Mutilation when the enemy is flying back in the air
O objetivo aqui é acertar um head shot logo depois de decepar as pernas de
um demônio inimigo, mas antes que ele caia no chão. Pode parecer complicado,
mas o truque é utilizar a metralhadora de dentes e mirar sempre baixo,
visando as pernas, e seguir atirando, uma vez que a cabeça ocasionalmente
entra na frente da sua linha de tiro. Esqueça a pistola ou a escopeta para a
execução da tarefa.
Defeat 3 enemies at once using the Explosive Barrels
Ao longo do game, Garcia se deparará com alguns barris luminosos que
explodem ao serem atingidos por tiros. Para desbloquear este troféu, atraia
três demônios quaisquer para as proximidades desses contêineres e acerte-os
para provocar a explosão e desbloquear o troféu.
Defeat 5 enemies at once using the Handgun
A handgun à qual a conquista se refere, na verdade, é o ataque do
disparo-bomba que pode ser utilizado a partir do ato 3-1, logo após a
primeira das irmãs ceifeiras ser derrotada. Para isso, é possível disparar
várias bombas grudentas em uma área próxima aos oponentes e, quando eles
estiverem no raio de alcance, atirar em apenas uma delas para ativar uma
reação em cadeia.
Perform all 5 unique executions (Special Kills) on an enemy frozen by the Light Shot
Atirar em um inimigo com o Light Shot irá atordoá-lo por um tempo.
Aproxime-se dele e execute o comando na tela para um golpe finalizador. Ao
todo, são cinco possibilidades distintas que virão aleatoriamente, o que
provavelmente fará com que você tenha que executá-las em um número maior de
ocasiões até que o troféu seja desbloqueado.
Drink 3 bottles of any alcohol in a row
Fácil e simples. As bebidas alcoólicas recuperam vida. Utilize três em
sequência rápida para liberar mais uma conquista.
Save more than 300 White Gems in your inventory
O melhor momento para acumular esse valor é na transição do jogo comum para
o NG+, já que Christopher, o responsável pela lojinha do game, ainda
demorará um pouco para aparecer, e o jogador poderá acumular tais gemas sem
qualquer necessidade de gasto — embora seja possível comprar as bebidas para
a recuperação de vida, evite fazê-lo.
Recover all available Red Gems in the game.
Embora as gemas vermelhas possam ser encontradas ao longo do game, o
desbloqueio da Conquista, na verdade, se dá quando Garcia melhorou todos
seus atributos ao máximo, algo que foi consideravelmente facilitado após a
implementação do New Game + nesta edição remasterizada.
Assim, evite gastar as gemas comuns em munição e bebida e utilize-as para
comprar as gemas vermelhas com Christopher, o lojista. Nota-se que elas
ficam mais baratas na dificuldade Lemon Hunter, o que torna mais fácil a
conclusão dos requisitos desta conquista.
Troféu/Achievement desbloqueado automaticamente ao completar todos os outros anteriores.
Revisão: Davi Sousa