Funcionários da Don't Nod entram em greve a fim de protestar possíveis cortes de pessoal

O movimento sucede uma carta aberta à liderança do estúdio, publicada duas semanas atrás.

em 22/11/2024
Os funcionários da Don't Nod, publicadora e desenvolvedora francesa responsável por títulos como os primeiros Life is Strange, Jusant e Lost Records: Bloom and Rage, oficializaram hoje o início de uma greve. A ação é motivada pelos planos do CEO Oskar Guilbert de cortar 69 empregos no estúdio.

Duas semanas atrás, em 7 de novembro, 160 membros da equipe (cerca de metade de sua força de trabalho) assinaram uma carta aberta a Guilbert, expressando descontentamento com os planos para o futuro da Don't Nod. A carta detalha condições precárias de trabalho em face do cancelamento de diversos projetos, além da falta de suporte da gerência aos funcionários. 

"Desde [a publicação da carta], suas conclusões bastante claras foram deliberadamente ignoradas", afirma o anúncio da greve, publicado em inglês no site do STJV (Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras de Videogames, organização francesa). De acordo com o texto, Guilbert se recusou a participar de qualquer tipo de negociação ao redor das demissões, evitando o assunto durante reuniões internas.

Os grevistas pedem por justificativas para os cortes de pessoal por parte da gerência, abandono dos planos atuais e voz ativa dos desenvolvedores em futuras decisões feitas em nome do estúdio. Um fundo de greve também foi criado e aceita doações em euro. 

Fonte: SJTV


Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.