Call of Duty: Black Ops 6 – guia básico de dicas para o modo Zumbis

Prepare-se para entrar na eterna luta contra os mortos-vivos e todos os seus perigos.

em 23/11/2024

Conforme conferimos na sua análise, Call of Duty: Black Ops 6 finalmente conseguiu retornar a franquia FPS de volta ao seu patamar de direito. Em particular, o modo Zumbis voltou às raízes de sucesso da franquia, trazendo uma rica experiência para os jogadores. Portanto, nada melhor que um guia repleto de dicas para aproveitar ao máximo essa aventura sobrenatural. Pronto para enfrentar os mortos-vivos? Então vamos lá!

Dois campos de batalha

O modo Zumbis traz duas opções de mapa para disputar as partidas: Terminus e Liberty Falls. O primeiro é uma prisão situada em uma ilha reclusa, repleta de laboratórios, celas e mistérios perigosos. Já o segundo é uma pequena cidade surpreendida pelo ataque dos mortos-vivos. As duas são divertidas e reservam boa dose de surpresas e desafio para os jogadores.

Diversas formas de jogar

Call of Duty: Black Ops 6 traz várias opções para a luta contra os mortos-vivos. É possível jogar sozinho ou em esquadrão, incluindo salas fechadas com os amigos ou jogadores vindos da internet. Inclusive, existe a opção de salvar um arquivo de partida, permitindo continuar o progresso posteriormente (só vale para partidas solo e somente um salvamento por vez).
Finalmente, temos partidas padrão e direcionadas. A primeira é o modo Zumbis clássico, na qual o jogador precisa sobreviver às ondas de inimigos e descobrir por conta própria os segredos dos mapas. A segunda opção guia o jogador durante a partida, indicando exatamente onde é preciso ir e o que deve ser feito para concluir as missões. Só é possível chegar à rodada 15 com esse tipo de partida, mas recomendo fortemente para novatos aprenderem como cada mapa funciona.

Aprendendo o jogo

Para quem está chegando agora, o modo Zumbis funciona da seguinte forma: o jogador (ou grupo de jogadores) é colocado em um mapa enorme para lutar contra zumbis (não me diga). A partida funciona por rodadas, cada uma trazendo mais inimigos. Para sobreviver, é preciso destrancar portas para ter acesso a novas partes do cenário, obtendo melhorias de equipamentos, novos itens e assim por diante.
A máquina do Soco em Lata é fundamental para obter armas poderosas
É possível começar uma partida com um armamento personalizado, incluindo arma principal e secundária, Melhoria de Campo (poder especial que recarrega com o tempo), entre outras opções. Vale a pena escolher armas com muita munição e alta cadência, lembrando que é possível adquirir outras no mapa. Inclusive, a chamada Caixa do Mistério fornece uma arma aleatória por um valor fixo, podendo até fornecer armas míticas muito poderosas, como a clássica Arma de Raios (Raygun).

Movimento zumbiversal

Tal como comentado na matéria sobre o modo Multijogador, Call of Duty: Black Ops 6 trouxe o chamado movimento omnidirecional. Com ele, é possível correr, saltar e deslizar em qualquer direção. Esse recurso torna as partidas contra zumbis ainda mais interessantes, pois a manobrabilidade aumentada facilita fugas e ataques velozes. Aprenda a usar essa nova mecânica para levar vantagem nessa luta de vida ou morte.

Trocação pura

Esta dica não é muito duradoura, mas vale a pena nas primeiras rodadas. Elimine os zumbis apenas com ataques corpo-a-corpo, evitando gastar munição desnecessariamente e uma eventual necessidade de compra. Quando os inimigos exigirem mais do que dois socos, deixe os golpes físicos apenas para finalizar quem estiver com pouca vida.

Sucata e essência

Essas são as duas moedas principais do modo Zumbis. Essências são coletadas principalmente ao eliminar inimigos, mas podem aparecer em frascos pelo cenário. Com esse “dinheiro”, é possível realizar as tarefas mais importantes das partidas, como destrancar portas, comprar melhorias para armas, adquirir mais munição, comprar armas avulsas, entre outras opções.
Já as sucatas surgem dos inimigos mortos, como uma espécie de montinho de lixo verde. Elas permitem obter modificadores de munição, melhorar o nível de raridade das armas, montar equipamentos em bancadas, entre outras opções. A sugestão é não se agarrar a esses recursos, gastando tão logo seja possível, sobretudo em melhorias permanentes para a partida.

Conhece o teu inimigo

Call of Duty: Black Ops 6 conta com uma variedade de monstros durante essas partidas. Temos desde zumbis tradicionais até blindados e pesados, assim como vermes (que parecem aranhas nojentas), parasitas (que parecem moscas, também nojentas), mutiladores, Amalgamas, entre outros inimigos. Existem outros, mas esses são os mais comuns. Portanto, fique atento a cada um para aprender seus padrões de movimento e ataque.

Aumentando o poder

Durante as partidas temos muitas opções para ficarmos mais fortes e conquistarmos mais rodadas. Um dos reforços mais importantes são as chamadas Vantagens-Colas, latas de refrigerante que podem ser adquiridas pelo mapa usando essência. Elas conferem habilidades variadas, sendo que as mais recomendadas são Jugger-Nog (aumenta a vida máxima), Veloci-Cola (menor tempo de carregamento), Vigorol (se movimenta mais rapidamente) e Reanimação Rápida (diminui o tempo de reanimação).
Também é possível adquirir modificadores, vulgo mods, para as munições de cada arma. Eles conferem poderes especiais aos disparos, que são ativados eventualmente conforme usamos as armas. Temos Desencapado (eletrifica os inimigos), Criogenia (congela e retarda os zumbis) e Degeneração Cerebral (pode converter um morto-vivo em aliado).
 
O modo Zumbis conta também com os chamados Aumentadores, reforços passivos que são liberados de forma permanente entre as partidas. Basta o jogador ativar uma pesquisa de aumentador e jogar para obter pontos de experiência para (lentamente) obter essas melhorias. Vale a pena conferir esse menu eventualmente para ver se algum aumentador foi liberado, ou então para ativar uma pesquisa que seja de interesse.

Mascando chiclete

Black Ops 6 traz um tipo de consumível para o modo Zumbis chamado Pacotes de Gomas de Matar. São itens que podem ser obtidos durante as partidas, completando missões e extraindo com sucesso (mais sobre isso na próxima dica), e que fornecem efeitos variados. Eles pertencem a um ranqueamento que inclui as categorias raro, épico, lendário, ultra e maravilhosa.

Os chicletes mais básicos têm efeitos que duram apenas alguns minutos, como a goma Opção da Bolsa – que elimina a necessidade de recarregar com a munição puxada diretamente do estoque do jogador – e Qualquer lugar menos aqui! – que teletransporta o jogador instantaneamente para outro local, criando uma explosão concussiva que atinge os zumbis próximos –. Já os mais avançados podem até garantir uma arma mítica na Caixa do Mistério. Fique de olho no estoque de Gomas de Matar e masque uma sempre que for necessário.

Extrair é preciso

Quando o jogador não quiser mais lutar contra os zumbis, é possível começar a planejar a extração do mapa. Dessa maneira, é possível encerrar a partida sem morrer, adquirindo pontos de experiência extras e Gomas de Matar bônus. Quanto maior é o número da rodada, mais difícil será a tarefa de extrair.
 
Essa opção só aparece na rodada 11, se repetindo a cada cinco novas rodadas (11, 16, 21, etc.). A extração é possível ao acionar um walkie-talkie (para os mais novos, uma espécie de rádio de comunicação de curta distância) que é sinalizado por um marcador na tela. Ao chamar o helicóptero para extração, um contador de 90 segundos começa a decrescer até o jogador alcançar o ponto de extração.
 
Ao chegar no ponto de chegada do helicóptero, um segundo contador vai mostrar quantos zumbis precisam ser eliminados para que a extração seja um sucesso. Esse processo é bastante difícil, pois os inimigos rapidamente se reúnem no local e atacam sem descanso. Gaste todo o seu suado dinheiro antes de extrair, se preparando com armas carregadas, granadas, habilidade pronta, e tudo mais que estiver disponível.
E aí, leitor? Curtiu esse guia de dicas para o modo Zumbis de Call of Duty: Black Ops 6? Faltou alguma sugestão? Deixe seu comentário.
Revisão: Ives Boitano

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.