Análise: Stellar Blade x NieR:Automata oferece (de forma básica) ainda mais beleza para sua aventura divertida e desafiadora

Apesar de trazer pouco em termos do jogo em si, os cosméticos adicionados são muito belos e combinam perfeitamente com o crossover.

em 29/11/2024

Na posição de um dos melhores games do ano, Stellar Blade se destacou por sua bela apresentação, combates emocionantes e um ótimo desempenho técnico. Portanto, era de se esperar que o título recebesse novidades para expandir a experiência-base de sucesso. A mais nova atualização é uma colaboração com NieR:Automata, que resulta em novidades muito belas, conforme vamos conferir nesta análise.

Um crossover de respeito

Antes de começarmos, vale a pena fazer as devidas introduções. Lançado em 26 de abril de 2024, Stellar Blade chegou de forma exclusiva para o PlayStation 5, trazendo um mundo futurista pós-apocalíptico repleto de perigos e mistérios, sobretudo quanto ao destino da humanidade. Alta tecnologia e monstruosidades se misturam na aventura, resultando num universo rico e visualmente interessante.
Um sucesso da geração atual de videogames
Já NieR:Automata foi lançado em 2017, com disponibilidade para vários consoles diferentes. A história se passa num mundo pós-apocalíptico em guerra entre máquinas alienígenas e androides construídos por humanos. Apesar da distância entre os lançamentos, os dois jogos guardam muitas similaridades, incluindo enredo, ambientação e jogabilidade geral.
Um sucesso da geração anterior de videogames
Inclusive, é possível notar que o game mais recente traz várias características inspiradas no mais antigo — que, por sua vez, é uma continuação de Nier, jogo de 2010. Elas incluem a bela protagonista, as lutas intensas e um mundo devastado, mas ainda assim fascinante, de forma que temos várias razões para comparar as aventuras de Eve e 2B.
Uma colaboração de fundamento
Portanto, a chegada do DLC Stellar Blade x NieR:Automata faz muito sentido. É praticamente igual ao caso da expansão de Vampire Survivors chamada Ode to Castlevania: o roguelite bebeu (e muito) de vários jogos da franquia da Konami, o que tornou essa atualização mais interessante para os jogadores.

Ampliando o porta-roupa

Bom, feitas as apresentações e considerações básicas, vamos ao que interessa de verdade: o que Stellar Blade x NieR:Automata traz para o jogo-base e seus jogadores? Infelizmente, a resposta tem seus altos e baixos, então vamos começar falando dos pontos positivos. A proposta principal do DLC, que é trazer cosméticos inspirados na aventura da androide 2B, é cumprida com louvores.
A trupe toda fantasiada: Adam, Eve e Lily (da esquerda para a direita)
Temos uma skin inédita para Adam, Lily e o Drone, todas muito legais e espertamente inspiradas em NieR. O destaque, como não poderia deixar de ser, fica por conta da protagonista Eve, que recebe quatro trajes, um acessório e três cortes de cabelo. Todos são bem-acabados e honram suas origens, inclusive com direito a easter eggs.
O Modo Fotografia é perfeito para conferir os novos visuais
Se Eve estiver equipada com um vestido da 2B e o jogador tentar olhar por baixo da saia dela, a personagem irá “chutar” a câmera. Essa é uma referência a uma conquista/troféu de NieR: Automata, que exige do jogador uma ação semelhante. Outra pequena referência é uma animação quando Eve usa uma Bomba WB para reviver: uma onda de energia vai sair dela, simulando uma autodestruição.
A coleta das latinhas rende uma animação especial
Para adquirir esses itens cosméticos, o jogador precisa explorar as Terras Áridas e o Grande Deserto, duas áreas de mundo aberto do jogo. Nelas, estarão escondidas 15 Lágrimas Estelares, colecionáveis que parecem latinhas de refrigerante. Conforme são coletadas, é possível trocá-las pelos itens já citados por meio do personagem Emil, vindo diretamente do RPG de ação NieR: Automata.
Interagindo com Emil para comprar os itens
Ele funciona como uma loja itinerante, que vaga pelos dois mapas já comentados. Basta atirar nele com seu drone para fazê-lo parar e assim efetuarmos as compras; inclusive, a primeira visita rende ao jogador uma série de fotos que ajuda a encontrar os locais onde estão as Lágrimas Estelares em Stellar Blade.
As Lágrimas Estelares precisam ser encontradas para obter todos os itens do DLC

Beleza quase impecável

E assim termina a nossa análise. “Já?”, pode pensar o leitor. Sim, infelizmente chegamos à parte negativa do DLC. Stellar Blade x NieR:Automata se resume a procurar latinhas em locais já conhecidos e trocar por itens cosméticos. Nada de novos inimigos, mapas ou mecânicas. Jogadores que já zeraram o game não terão grandes dificuldades em coletar os itens, tornando a expansão um tanto limitada.
Uma colaboração de qualidade
É uma pena, pois Stellar Blade é um grande sucesso e os cosméticos inspirados em NieR:Automata são belos e muito carismáticos, com destaque para os vestidos de Eve. Como o DLC é pago, seria bom ter acesso aos itens desde o início, mas ao menos é possível começar a obtê-los de forma relativamente rápida, incluindo o Novo Jogo+. Fica a dica para fãs de carteirinha de Eve e/ou 2B, bem como novatos que ainda têm toda a aventura pela frente.

Prós

  • A colaboração entre as duas marcas tem uma grande sinergia, oferecendo cosméticos que combinam perfeitamente com o jogo-base;
  • Itens bonitos e bem-produzidos, com destaque para os novos vestidos e acessórios para Eve, que estão entre os mais belos disponíveis para a personagem;
  • Possibilidade de acessar o DLC nas primeiras horas de jogo ou Novo Jogo+ torna mais interessante obter os cosméticos e vê-los em ação durante a campanha.

Contras

  • Poucas novidades para o jogo em si, pois são limitadas a alguns cosméticos e os novos “desafios” basicamente se resumem a explorar cenários já conhecidos;
  • Faltou um acesso ainda mais rápido e fácil aos itens do DLC.
Stellar Blade x NieR:Automata — PS5 — Nota: 8.0
Plataforma utilizada para análise: PS5
Revisão: Davi Sousa
Análise redigida com cópia digital cedida pela Sony
Siga o Blast nas Redes Sociais

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).