Firewalk Studios, desenvolvedora de Concord, é fechada pela Sony

Comunicado foi enviado via e-mail interno por Hermen Hulst, CEO da Sony Interactive Entertainment, sobre a decisão.

em 29/10/2024

Após ser o centro de um dos maiores fracassos do ano na indústria de games, a Sony Intreractive Entertainment emitiu um comunicado oficial confirmando que a Firewalk Studios, responsável por Concord, será fechado juntamente com a Neon Koi, que trabalhava em um projeto para dispositivos móveis. A nota é assinada por Hermen Hulst, CEO da SIE e foi distribuída via e-mail para os demais funcionários da empresa.
Querida equipe, 

Hoje, quero compartilhar algumas atualizações importantes do Studio Business Group da Sony Interactive Entertainment.   

Avaliamos consistentemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo. Como parte de nossos esforços contínuos para fortalecer o Studio Business da SIE, tivemos que tomar uma decisão difícil relacionada a dois de nossos estúdios – Neon Koi e Firewalk Studios.  

Expandir além dos dispositivos PlayStation e criar experiências on-line envolventes junto com nossos jogos single-player são áreas focais importantes para nós à medida que evoluímos nossos fluxos de receita. Precisamos ser estratégicos, no entanto, ao levar nossos jogos para novas plataformas e reconhecer quando nossos jogos não atendem às expectativas dos jogadores.   

Embora o mobile continue sendo uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos no estágio inicial de nossos esforços mobile. Para alcançar o sucesso nessa área, precisamos nos concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree do PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente.  

Com essa abordagem refocada, a Neon Koi fechará, e seu jogo de ação para dispositivos móveis não avançará. Quero expressar minha gratidão a todos na Neon Koi pelo trabalho duro e pela paixão infinita por inovar.   

Sobre Firewalk, conforme anunciado no começo de setembro (Uma atualização importante sobre Concord), certos aspectos de Concord eram excepcionais, mas outros não atraíram jogadores o suficiente, e como resultado tiramos o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções.   

Depois de muita reflexão, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu trabalho artesanal, espírito criativo e dedicação.  

O gênero de tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está em constante evolução e, infelizmente, não atingimos nossas metas com este título. Levaremos as lições aprendidas com Concord e continuaremos a aprimorar nossas capacidades de serviço ao vivo para entregar crescimento futuro nesta área.   

Sei que nada disso é uma notícia fácil de ouvir, principalmente com colegas e amigos saindo da SIE. Ambas as decisões foram seriamente pensadas e, no final das contas, sentimos que são as certas para fortalecer a organização. Neon Koi e Firewalk foram o lar de muitos indivíduos talentosos, e trabalharemos para encontrar colocação para alguns dos impactados dentro de nossa comunidade global de estúdios, sempre que possível. 

Acredito muito nos benefícios de abraçar a experimentação criativa e desenvolver novas IPs. No entanto, crescer por meio de finanças sustentáveis, especialmente em um ambiente econômico desafiador, é essencial.   

Embora hoje seja um dia difícil, há muito o que esperar nos próximos meses do Studio Business Group e de nossas equipes. Continuo confiante de que estamos construindo uma organização resiliente e capaz, movida pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para nossos jogadores.   

Obrigado pelo seu apoio contínuo.
Concord ficou conhecido por ser um dos maiores fracassos comerciais de 2024 e um dos maiores relacionado ao PlayStation Studios. Com uma proposta de jogo como serviço, Concord, um jogo de tiro em primeira pessoa com foco no multiplayer e temática espacial, foi lançado em agosto deste ano e só ficou disponível por duas semanas. A Sony se comprometeu a realizar o reembolso automático para todos que compraram o jogo.

Com uma recepção mista da crítica, mas péssima da comunidade, com o fechamento do jogo, foi cogitado em uma atualização no blog oficial do PlayStation que a ação foi importante para que a Firewalk pudesse reanalisar o que poderia ser feito para manter o projeto. Com o comunicado de hoje, ficou claro que Concord será apenas uma mancha na história do PlayStation Studios.

Concord foi lançado para PC e PlayStation 5 em 20 de agosto de 2024 e encerrado em 6 de setembro de 2024.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege