Sonic X Shadow Generations promete ir além de um simples remaster com conteúdo extra

Além de trazer de volta um dos melhores jogos da franquia, teremos uma aventura inédita protagonizada por Shadow.

em 10/10/2024
O aniversário de 20 anos de Sonic, celebrado em 2011, foi um marco especial, principalmente por conta de Sonic Generations. O título trouxe de volta momentos icônicos da franquia, recriados com maestria. Não apenas tivemos a abordagem moderna, que utilizou a jogabilidade de Sonic Colors e Unleashed, mas também o retorno de uma versão digna e renovada do clássico “ouriço barrigudinho” dos anos 1990.


Esse ano, essa comemoração estará disponível em Sonic X Shadow Generations para as plataformas atuais em breve, porém não sozinho: teremos uma nova aventura protagonizada por Shadow, o ouriço que é a Forma de Vida Suprema, que parecia apenas um bônus, mas está cada vez mais se revelando a estrela do pacote. Vamos dar uma olhada no que a Sega divulgou publicamente até aqui e nos preparar para a aventura que virá ainda esse mês.

Gerações sônicas

Sonic Generations é meu jogo favorito da franquia, e não é difícil encontrar outros fãs que compartilham desse sentimento. Lançado numa fase promissora para Sonic, após o sucesso de Sonic Colors e os elogios à jogabilidade das fases diurnas de Sonic Unleashed, o jogo chegou em um momento onde a série parecia estar se reinventando.

Acompanhei o anúncio e as revelações de Generations com grande empolgação na época. A ideia de revitalizar fases clássicas com visuais modernos, além de colocar o Sonic clássico e o moderno juntos, foi algo inovador e ousado. A execução foi tão precisa que a Sonic Team não conseguiu replicar o mesmo sucesso com Forces.

Agora, em 2024, o jogo está prestes a chegar aos consoles modernos, trazendo melhorias. Lançado originalmente para PS3 e Xbox 360, o game era tecnicamente exigente, com quedas de fps e baixa resolução em alguns aspectos visuais. Com essa nova versão, os jogadores de PlayStation, em especial, vão se beneficiar, já que no Xbox o título já fazia parte da retrocompatibilidade, com algumas melhorias incluídas.

Pelos trailers divulgados — que dão pouco foco à aventura original —, não parece que veremos grandes mudanças gráficas ou de iluminação, como aconteceu em Sonic Colors Ultimate (o que é bom, perto do trabalho lamentável desse). O relançamento parece estar mais próximo da versão de PC, que já não sofria de limitações de taxa de quadros e resolução.

Além disso, a chegada de Generations ao Nintendo Switch traz uma nova camada de curiosidade, pois a portabilidade vai permitir que a aventura seja jogada em qualquer lugar. Estou particularmente interessado em ver como o console portátil lidará com essa experiência temporal cheia de nostalgia dentro de seus limites, e se ele fará frente às plataformas de sétima geração.

Um passado envolto em sombras

No entanto, Sonic X Shadow Generations não é apenas um relançamento de um jogo de 13 anos atrás. Como o nome sugere, Shadow terá um foco exclusivo através de uma campanha inédita, que explorará essa bagunça temporal instaurada por Time Eater na sua visão.

Shadow foi originalmente introduzido em Sonic Adventure 2 como um antagonista em conflito. Ele desejava destruir a Terra como vingança por um evento ocorrido 50 anos antes que resultou na morte de Maria, sua amiga, durante uma invasão militar à estação espacial em que foi criado. No final, Shadow percebeu que o verdadeiro desejo de Maria era que ele protegesse a humanidade, não a destruísse.

Em Sonic X Shadow Generations, essa carga dramática será um dos pilares da justificativa para a viagem temporal. Embora pouco se saiba sobre como esse processo será implementado — algo semelhante ao que vimos em Super Mario 3D World + Bowser’s Fury pode ser uma possibilidade —, já foi revelado que Maria e o cientista Gerald Robotnik, criador de Shadow, estarão presos no limbo temporal que exploraremos.

Outro aspecto importante da história de Shadow que terá destaque é sua relação com Black Doom, apresentada originalmente em Shadow the Hedgehog. Após os eventos de Adventure 2, Shadow sofre de amnésia e busca entender mais sobre seu passado, tendo apenas flashes de memórias de Maria como resquício de lembrança. Durante a invasão de Black Doom à Terra, Shadow descobre que parte de seus poderes vem dos genes desse alienígena sombrio.

O caos trazido por Black Doom estará presente em Sonic X Shadow Generations, e Shadow terá novos poderes relacionados à sua linhagem. Entre as habilidades divulgadas, ele poderá arremessar lanças de energia, repelir inimigos em alta velocidade, transformar-se em uma criatura disforme para mergulhar no solo, além de voar e surfar utilizando seus poderes.

Este novo título marca o retorno desses temas quase 15 anos depois, e é animador ver a Sonic Team revisitando essas ideias. Embora essa fase "edgy" da franquia Sonic tenha sido mal recebida em sua época, muitos fãs que cresceram com esses jogos — eu incluso — nutriram um carinho especial por esse período.

Um Generations do Shadow

A inclusão de Shadow em Sonic X Shadow Generations vai além de uma simples extensão narrativa, oferecendo uma campanha completamente nova baseada no conceito de Generations, com fases que cobrem mais de uma década de história da franquia. As fases confirmadas até o momento incluem:
  • Space Colony Ark/Final Chase (Sonic Adventure 2, 2001): um desafio de obstáculos situado ao redor de uma colônia espacial, onde um passo em falso pode significar morte imediata por estarmos tão vulneráveis no espaço;
  • Sky Rail/Bullet Station (Sonic Heroes, 2003): um cânion repleto de estações de trem e trilhos flutuantes. É uma das minhas fases favoritas, e fico bem feliz que ela voltará repaginada;
  • Kingdom Valley (Sonic the Hedgehog, 2006): as ruínas do reino de Soleanna, um dos cenários mais belos e ambiciosos da franquia, finalmente terá uma chance de ser jogada com uma jogabilidade adequada — pelo menos assim esperamos;
  • City (Sonic Forces, 2017): a cidade onde a guerra entre Eggman e a Resistência acontece em Forces. Agora, será palco de novos desafios para Shadow;
  • Chaos Island (Sonic Frontiers, 2022): uma ilha vulcânica e o terceiro mundo explorável de Frontiers. Sua inclusão foi uma surpresa interessante. Ela será uma fase linear, e Shadow não aparece em Frontiers. A inclusão desta fase levanta questões intrigantes sobre a história.
  • Fase baseada em Sonic 3 - O Filme: anunciada durante o State of Play de setembro de 2024, essa fase de DLC será ambientada em Tóquio e inspirada no vindouro Sonic 3: O Filme, com o ouriço estilizado conforme o design do filme e a dublagem de Keanu Reeves.
Cada fase terá dois atos, como na campanha original de Generations, mas, desta vez, sem a alternância entre 2D e 3D, já que Shadow será o único personagem jogável. Visualmente, essas recriações parecem impressionantes, porém uma preocupação legítima é se a Sonic Team conseguirá acertar no design das novas fases. Vamos torcer para que elas sejam tão divertidas quanto são visualmente deslumbrantes.

Além das fases lineares, haverá um mundo aberto similar às Zonas Abertas de Sonic Frontiers. Esse espaço ainda é um mistério quanto ao que será encontrado além das fases. No entanto, os vídeos revelados até agora mostram uma evolução na apresentação artística, com um visual mais coeso e sem os elementos que destoam, como trilhos e plataformas flutuantes que pareciam fora de lugar no jogo anterior.

Também foram confirmadas novas batalhas de chefes, mas com poucos detalhes revelados até o momento. Os vilões incluem Metal Overlord, de Sonic Heroes, Biolizard, de Sonic Adventure 2, e Mephiles the Dark, o infame antagonista de Sonic ‘06.

E, claro, a trilha sonora será um dos grandes atrativos, como esperado de Sonic. Até agora, o que foi mostrado traz uma sonoridade mais sombria e pesada, refletindo o estilo de Shadow: metal na Ark, dubstep intenso contrastando com o ambiente introspectivo de Chaos Island e uma fusão de instrumentos clássicos com eletrônica em Kingdom Valley. Cada ato terá sua variação musical, o que promete ser um deleite para os fãs de trilhas sonoras de games.

Um conflito geracional vem aí de novo

Minhas expectativas começaram de forma modesta com o anúncio de Sonic X Shadow Generations, já que a ideia parecia ser apenas um "bônus" com o ouriço edgy mais querido dos games. No entanto, com as novas informações reveladas, o projeto se mostra muito mais robusto do que inicialmente esperado, prometendo ser uma expansão completa e, possivelmente, um campo de experimentação para o futuro da franquia.

Com a inclusão de novas fases, uma campanha inédita para Shadow e melhorias significativas no design e jogabilidade, há um potencial imenso de que essa nova aventura seja tão veloz, eletrizante e divertida quanto os vídeos e imagens sugerem. Agora só nos resta esperar que Sonic X Shadow Generations entregue tudo o que está prometendo, consolidando a presença de Shadow e abrindo caminho para novas direções criativas dentro do universo Sonic.
Sonic X Shadow Generations
Plataformas: PC/PS4/PS5/XBO/XSX/Switch
Desenvolvedora: Sonic Team
Gênero: Plataforma
Lançamento: 22 de outubro de 2024
Revisão: Alessandra Ribeiro

Estudante de enfermagem de 25 anos, está nesse mundo dos joguinhos desde criança. Fã de games com vibe mais arcade e arqueólogo de velharias, mas não abandona experiências mais atuais. Acompanha a mídia de podcasts, dublagem e ouvinte assíduo de VGM. Pode ser encontrado como @AlecFull e semelhantes por aí.
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