Nobuo Uematsu anuncia que Fantasian: Neo Dimension será seu último trabalho como compositor

Após quase 40 anos de carreira, o pai de diversos temas clássicos de RPGs da Square anuncia "aposentadoria" dos jogos eletrônicos.

em 15/10/2024

O lendário criador das trilhas sonoras de Final Fantasy, Nobuo Uematsu, anunciou o fim de suas atividades como compositor por meio da página oficial de Fantasian: Neo Dimension. Em um breve vídeo de divulgação do seu próximo lançamento, o artista disse que esse seria seu último trabalho para vídeo-games, pelo menos como principal foco.

Uematsu ficou conhecido na indústria no final dos anos 1980, quando teve sua carreira catapultada pelas inesquecíveis trilhas de Final Fantasy. Durante a década seguinte, ele teve seu auge compondo para jogos que se tornaram definitivos, como Chrono Trigger, Romancing SaGa e, claro, Final Fantasy VII.

Desde 2018, porém, Uematsu deu uma pausa em sua carreira para cuidar de sua saúde física e mental. Hironobu Sakaguchi, seu colega de longa data na Square e também produtor de Fantasian, já havia dado entrevistas há alguns anos afirmando que o compositor estava cuidando de sua saúde, apesar de seu trabalho estava a pleno vapor.

Nobuo Uematsu, Hironobu Sakaguchi e Naoki Yoshida em evento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a repercussão do caso, Uematsu se manifestou através de sua conta no X para dizer que houve um "mal entendido" sobre seu anuncio na página oficial de Fantasian. O compositor diz no texto que isso não significa exatamente sua aposentadoria, mas sim que voltaria seu foco para projetos mais pessoais fora da indústria dos vídeo-games.

O trabalho mais recente de Nobuo Uematsu foi no início desse ano com Final Fantasy VII Rebirth. E selando sua "aposentadoria", Fantasian: Neo Dimension chega no dia 5 de dezembro para PC (via Steam), PS5, PS4, Xbox Series X|S e Switch.

Via: Gamespot/X

Siga o Blast nas Redes Sociais
Luan Carr
Falo de tudo quanto é coisa, de Castlevania a Anatomy of a Fall, de Carolina Maria de Jesus a Hidetaka Miyazaki, de trilhas sonoras de Super Sentai a Mano Brown. Só não gosto de Deckbuilder Roguelike. Meu sonho é visitar o Japão. Se curtiu, continuo falando sobre meus textos em twitter.com/WesternYokai666