Impressões: The First Berserker: Khazan - Closed Beta nos introduz a queda e ao início da ascensão de um heroi traído

Mesmo com elementos comuns presentes em soulslikes, a história de Khazan traz elementos narrativos, estéticos e de combate que tornam o título verdade

em 03/10/2024

Chegando como uma expansão do universo de Dungeon & Fighters (DNF), The First Berserker: Khazan - Closed Beta é o primeiro teste fechado do RPG de ação desenvolvido pela Neople e publicado pela NEXON. Nele, acompanhamos os primeiros capítulos da história de vingança de Khazan, um bravo guerreiro que foi torturado e exilado pelos líderes de seu reino.

A demo nos coloca nas três primeiras missões de Khazan, nas quais o herói busca recuperar seus poderes e entender os motivos da traição daqueles a quem ele foi tão leal. Combinando uma gameplay de ação frenética, uma história interessante e um estilo artístico belíssimo, The First Berserker: Khazan mostra potencial para ser uma das grandes atrações de 2025.

O beta fechado de The First Berserker: Khazan estará disponível para PlayStation 5 e Xbox Series entre os dias 11 e 20 de outubro de 2024. Para maiores informações, leia a nota publicada pela NEXON.

A queda do herói

Khazan é conhecido como um dos heróis do Império Pell Los, durante o qual foi um dos responsáveis, ao lado de seu amigo Ozma, por derrotar o Berserk Dragon Hismar. No entanto, Khazan foi acusado falsamente por traição e isso resultou em um longo processo de tortura e exílio. O game começa com uma cutscene que mostra o protagonista preso em uma gaiola e sendo levado para as montanhas congeladas. No meio do caminho, uma avalanche derruba a comitiva, que cai no meio do vale.




Praticamente morto e sem forças, Khazan recebe ajuda da Blade Phantom, uma espada com poderes misteriosos que restaura a energia do protagonista e que decide auxiliá-lo em sua missão de vingança. Com isso, começamos a aventura de Khazan em busca dos seus poderes que foram tomados para enfrentar o império que ele serviu tão lealmente.

Apesar de ser contextualizado de forma simples, a história de The First Berserker: Khazan é um dos pontos centrais do jogo. Durante a jornada, muitos documentos podem ser encontrados ao longo do caminho para nos contextualizar melhor sobre os acontecimentos e as particularidades daquele mundo. Como o jogo se passa dentro do universo de DNF, os jogadores que já conhecem a franquia vão reconhecer muitas referências presentes em textos e diálogos.




Além de expandir a lore de DNF, The First Berserker também tem como objetivo atrair os olhares ocidentais para a franquia DNF. No meu caso, por exemplo, fiquei muito atraído com o que vi e entre uma jogatina e outra acabei pesquisando sobre alguns personagens, histórias e entrevistas com os produtores para entender melhor o que estava acontecendo.

Acredito que a forma a qual o jogo foi construído é um dos principais fatores que incentivam essa curiosidade. Além do combate (que falarei posteriormente), o design dos personagens e a ambientação sombria chamam a atenção pela enorme qualidade apresentada. O estilo cell shading adotado para os personagens mesclado com os gráficos semi-realistas dos cenários cria uma experiência única, dando uma pegada de anime super charmosa.



Ação frenética e atenção aos erros

Os jogos com elementos soulslike não costumam chamar muito a minha atenção, principalmente pela forma a qual o combate costuma ser conduzido. Não que ache ruim, apenas não faz o meu estilo. Quando comecei jogar The First Berserker, tive um pouco de receio sobre como seria minha experiência, mas no fim das contas o saldo foi muito positivo.

A gameplay é muito voltada para a progressão de Khazan, sempre focando em coleta de equipamentos e armas que o fazem ficar mais preparado para sua missão. A beta ainda é um pouco limitada em relação à variedade, mas mostra muito potencial para sua versão final.

O jogo é estritamente linear, sendo composto basicamente por corredores com inimigos e salas mais abertas com algum adversário mais forte. Khazan dispõe de determinados movimentos tradicionais, como atacar, defender, esquivar, correr e utilizar itens, mas o combate tem mais profundidade do que um simples RPG de ação.




Neste teste, estão disponíveis três classes de armas diferentes: Dual Wield, uma espada e machado de menor porte; Greatsword, uma espada gigante de duas mãos; e Spear, uma lança que permite ataques rápidos. Cada classe interfere diretamente na movimentação de Khazan, com a lança dando maior mobilidade enquanto a Greatsword dá uma menor. Dessa mesma forma, o dano causado pela arma lenta é maior do que as demais.

Dessa forma, os jogadores podem escolher qual estilo de jogo é melhor e ir se desenvolvendo nele. Cada classe ainda conta com uma árvore de habilidades que desbloqueia muitas melhorias e ataques novos para o jogador. O mesmo vale para os equipamentos encontrados durante o caminho, pois eles dão atributos únicos de acordo com suas características. Algumas armaduras interferem na sua mobilidade, mas dão maior defesa, por exemplo.




O que mais gostei disso tudo foi o balanceamento entre os elementos soulslike de forma que a jornada não fique desnecessariamente punitiva. Mesmo com a barra de estamina limitando nossas ações, não é difícil realizar combos, quebrar a postura dos adversários e realizar contra ataques que quebram a movimentação adversária. Mesmo que a cadência e o cuidado sejam comuns, o incentivo para agirmos é grande e recompensador.

Isso é mais visível em batalhas contra chefes, que são grandiosas e muito desafiadoras. Mesmo que eu tenha enfrentado muita dificuldade para derrotá-los, toda vez que eu tentava ser agressivo e combinar algumas habilidades um resultado diferente aparecia. Claro que em alguns momentos eu me frustrava, seja pela facilidade de morrer ou pela barra de estamina acabar do nada. No entanto, cada tentativa me dava mais motivação para tentar de novo.



Uma demo grandiosa para um jogo promissor

The First Berserker: Khazan - Closed Beta traz um gostinho do que esperar para o lançamento em 2025. As primeiras impressões são muito positivas: um mundo bem desenvolvido, combate promissor e muitos elementos que dão variedade à jogatina. A obra da Neople se mostra no caminho certo para encontrar seu lugar entre os frequentes RPGs de ação que andam saindo ultimamente e acredito que o Closed Beta será útil para realizar alguns ajustes de balanceamento e jogabilidade, apesar de eu achar que está em um ponto muito satisfatório.

Caso você tenha se interessado, eu o incentivo a procurar mais informações sobre o beta fechado no link que coloquei na introdução deste texto. Além de uma boa porta de entrada para conhecer o universo de DNF, The First Berserker: Khazan é também uma oportunidade para aqueles que não estão tão acostumados com os jogos do gênero. 


Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela NEXON


É engenheiro geólogo, graduando em Engenharia Ambiental, entusiasta de novas tecnologias e apenas mais um mineiro que não vive sem café e pão de queijo. Gosta de aproveitar o tempo apreciando RPGs, relaxando em simuladores de fazenda e curtindo uma boa música em jogos de ritmo.
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