Realm of Ink é um jogo de ação com elementos de roguelite desenvolvido pelo Leap Studio. Nele, assumimos o papel de uma heroína que descobre ser apenas uma personagem fictícia dentro de uma coleção de contos. Para quebrar esse misterioso ciclo, ela precisa enfrentar os perigosos capítulos do livro e desvendar os segredos que cercam seu inesperado destino como protagonista.
Em meio a traços
Red é uma habilidosa espadachim em busca de uma raposa, e que, de forma inexplicável, foi imbuída com o poder imortal do misterioso Sangue de Raposa. Ela descobre ser uma personagem cujo destino é controlado pelo Espírito do Livro, uma entidade mística poderosa que agora comanda sua vida.
Indignada com esse destino imposto, Red precisará derrotar os quatro chefes que dominam os capítulos do livro para retomar o controle de sua própria história. Com a ajuda da senhorita Ching, dona da Estalagem da Raposa, Red aprenderá sobre as antigas Gemas de Tinta, itens de grande poder que serão fundamentais para sua jornada.
Ao longo do caminho, Red contará com a ajuda de valiosas companhias que a fortalecerão para enfrentar o Espírito do Livro e, quem sabe, recuperar seu destino. Mas será que esse é o verdadeiro plano para a guerreira?
Ciclos de ação, estratégia e combate
Realm of Ink é um jogo de ação com elementos de roguelite, e sua jogabilidade lembra o premiado Hades. A inspiração do Leap Studio é clara, especialmente com as interações com NPCs na estalagem, semelhante à forma como Zagreu interage com seus parentes e amigos dentro da Casa do Deus do Submundo no jogo da Supergiant Games.
No entanto, Realm of Ink se destaca pela sua ambientação em uma mitologia oriental com templos, florestas e ruínas, além de personagens inspirados em criaturas do folclore chinês, como dragões e pandas.
Red, em sua forma principal, utiliza uma espada para desferir ataques fracos e fortes, que podem ser combinados em combos. Ao seu lado, Momo, uma criaturinha mística, usa o Poder das Tintas para auxiliar sua companheira em combate com ataques e habilidades de suporte.
As Gemas de Tinta são o principal alicerce da jogabilidade, concedendo a Red melhorias a serem feitas em atributos como velocidade de ataque, taxa de crítico e geração de escudo. Cada gema, associada a um elemento da natureza como fogo, água, terra ou metal, permite a execução de ataques especiais que causam dano ou aplicam efeitos nos inimigos.
Essas Gemas também conferem a Momo novas formas e ataques, incluindo habilidades especiais poderosas que podem ser decisivas nas batalhas. As Gemas podem ser aprimoradas para aumentar sua eficácia, fornecendo novos atributos a Red e moldando sua construção.
Além das Gemas, Elixires são coletados após a conclusão de algumas salas, oferecendo melhorias sutis (como aumento no dano de ataques fracos ou fortes) e aplicando efeitos negativos nos inimigos, como paralisia, lentidão ou sangramento.
O objetivo do jogador é atravessar as quatro áreas principais do livro, cada uma guardada por um chefe poderoso. Ao derrotá-lo, Red recebe recompensas únicas, como Gemas e Elixires raros, além de Jades de Tinta, que desbloqueiam novas formas para a guerreira e modificam seus ataques, mudando completamente sua dinâmica.
Se derrotada, Red retorna à Estalagem da Raposa, onde pode adquirir melhorias permanentes, interagir com novos personagens que desbloqueiam modos adicionais e aprimorar sua forma utilizando as Jades obtidas dos chefes.
As formas alternativas de Red são inspiradas nos NPCs que ela encontra ao longo da campanha. Elas mudam totalmente o estilo de jogo da guerreira, conferindo novos atributos como mais vida, maior velocidade de movimento ou maior poder de ataque com as Gemas de Tinta.
Concluir o jogo várias vezes garante novidades na Estalagem, como novas formas, níveis de dificuldade e desenvolvimentos narrativos, enriquecendo o universo de Realm of Ink.
Robustez e qualidade, mesmo em sua fase atual
É inevitável comparar Realm of Ink com Hades. A fórmula de roguelite presente no jogo do Leap Studio bebe da premiada experiência da Supergiant Games, mas consegue trazer sua própria identidade. A jogabilidade é rápida e precisa, as animações e a ambientação podem ser bem assimiladas por qualquer fã do título da Supergiant. Porém, mesmo com tantas inspirações, dizer que são idênticos seria injusto.
Realm of Ink não tem uma narrativa tão densa quanto a saga de Zagreu, e sua dificuldade é melhor balanceada, pensando em jogadores que estão começando no gênero. Consegui finalizar o jogo na minha sexta tentativa, enquanto em Hades precisei de muito mais tentativas para obter sucesso.
Mesmo em Acesso Antecipado, Realm of Ink já oferece uma quantidade significativa de conteúdo, com uma grande variedade de equipamentos para construir estratégias únicas. As Gemas de Tinta são fundamentais para definir a “build” ideal, permitindo estilos mais ofensivos ou defensivos, focados em dano direto ou em debuffs.
Foi essa flexibilidade que me permitiu criar uma versão poderosa de Red, garantindo minha primeira vitória no jogo. Dali em diante, minha motivação foi desbloquear novas formas e testar novas estratégias, além de me desafiar em dificuldades maiores, atingíveis a cada conclusão.
O Leap Studio já planeja adicionar formas aprimoradas de Red e das Gemas nas próximas etapas do desenvolvimento de Realm of Ink. Mal posso esperar para ver como o jogo vai evoluir. Atualmente, este é um título imperdível para os fãs de roguelites.
Gostou de Hades? Então vai adorar Realm of Ink
Realm of Ink é uma experiência promissora para os fãs de roguelites, especialmente aqueles que buscam algo inspirado em Hades sem abrir mão de uma identidade própria. Com sua jogabilidade fluida, ambientação envolvente e um sistema de progressão robusto, o título consegue capturar a essência do gênero ao mesmo tempo que adiciona toques únicos, como sua estética baseada na mitologia oriental e a mecânica das Gemas de Tinta.
Ainda em Acesso Antecipado, o jogo já apresenta conteúdo sólido e uma boa curva de aprendizado, o que o torna acessível tanto para novatos quanto para veteranos do gênero. A possibilidade de personalizar as builds de Red e o incentivo a repetir partidas para desbloquear novas formas e desafios garantem uma alta rejogabilidade. O futuro de Realm of Ink se mostra promissor se o Leap Studio continuar expandindo o jogo com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes que já demonstrou, podendo torná-lo, quem sabe, um dos grandes nomes do gênero.
Se você gosta de ação frenética, construção de estratégias e um universo envolvente, Realm of Ink definitivamente merece um lugar na sua lista de jogos a serem explorados. Experimente a demonstração gratuitamente para PC via Steam hoje mesmo para conferir um pouco das ótimas impressões que já tivemos sobre ele.
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Texto de impressões produzido com cópia digital cedida pelo Leap Studio