Enotria: The Last Song: dicas para construir seus Conjuntos de personagem

Veja como funciona cada parte de uma build.

em 06/10/2024

Na primeira parte das dicas para Enotria: The Last Song, vimos o funcionamento do sistema de elementos e seus efeitos, mecânicas de cura, ganho de experiência e também tabelas de ganho por nível para cada Virtude.

Desta vez, o assunto são os Conjuntos, isto é, as builds de personagens. Um dos diferenciais de Enotria é a possibilidade de criar até três Conjuntos de customizações para seu personagem, alternando entre elas em tempo real a qualquer momento.



Cada Conjunto é constituído de:
  • Duas armas 
  • Uma gema de Bloqueio
  • Oito itens de consumo
  • Um Aspecto
  • Um Papel designado por uma Máscara
  • Seis modificadores de Máscaras
  • Quatro Linhas de Máscaras
Falarei sobre eles, deixando as Máscaras por último porque haverá uma lista longa com a descrição de várias delas.

As informações contidas neste texto correspondem à versão 1.004 de Enotria, de setembro de 2024.



Armas

As armas são divididas em sete tipos, contando com um mesmo tipo de movimento e animação para cada um. Isto é, todos os sabres se comportam de forma igual aos da mesma categoria, por exemplo. Portanto, o que vai diferenciar as armas dentro de seu grupo são as escalas de dano baseadas nas Virtudes, as infusões elementais contidas neles e o tipo de item utilizado para melhorar o equipamento: as Efestitas para armas comuns e as Efestitas Reveladas para armas especiais.

Pelo sistema de três Conjuntos, você pode deixar armas de categorias diferentes equipadas para uso rápido, apenas para garantir. Uma dica é melhorar e equipar uma que seja de cada um dos quatro Elementos (Vis, Malanno, Gratia, Fatuo). Não se preocupe com o material para melhorá-las, as Efestitas são dadas em abundância, embora o custo em Memória fique alto nos níveis finais.

Armas podem ser melhoradas até o máximo de +10. Confira a lista de categorias abaixo:
  • Sabre
  • Espada longa
  • Espada grande
  • Espada grande colossal
  • Arma de haste
  • Estrela da manhã
  • Martelo colossal

Gemas de Bloqueio

Passando pela parte mais simples, as Gemas de Bloqueio se especializam em aparadas para diferentes tipos de dano, mas, na prática, essa parece ser uma mecânica subutilizada, uma vez que a variedade não importa muito. Eu joguei a campanha inteira duas vezes sem sentir necessidade de trocar a Gema inicial em momento algum, pois ela me serviu muito bem.

Modificadores de Máscaras

Os modificadores são efeitos passivos equipáveis em cada Conjunto, comprados com pontos no Caminho dos Inovadores. Esses pontos são obtidos ao encontrarmos entradas do Compêndio pelo mundo, ao derrotar certa quantidade de inimigos de um mesmo tipo e alguns chefes, então não vi uma maneira prática de farm. Mesmo assim, eles são encontrados em abundância suficiente para comprar talvez metade dos modificadores em uma campanha.

Na prática, são quatro árvores de habilidades separadas em quatro caminhos baseados nas Virtudes:
  • Mago de Combate (árvore azul; foca em Linhas de Máscara)
  • Bruto (árvore vermelha; foca em dano físico)
  • Trapaceiro (árvore verde; trata de efeitos diversos de esquiva e abate de inimigos)
  • Elementalista (árvore roxa; foca em efeitos de elementos e infusões de armas)


Felizmente, todos os modificadores são revelados desde o começo, então é possível fazer um planejamento cuidadoso e até decidir de antemão seguir por um caminho apenas por almejar o modificador-mestre ao final dele.

As iniciais custam apenas 3 pontos, logo passando para o preço de 20, 40, 70, 100 e, por último, o modificador-mestre, que custa 300. Assim, escolha os modificadores que deseja equipar em seus Conjuntos e invista no caminho até eles.



Aspectos

Os Aspectos são obtidos como recompensas por derrotar inimigos específicos e concluir missões secundárias. A função deles é modular as Virtudes de forma a flexibilizar os atributos.

O Desmascarado sempre começa com 10 em todas as Virtudes e cinco Aspectos que dão bônus de +5 em cada uma delas. Outros Aspectos têm valores maiores, e há os que compensam os ganhos com reduções. Na prática, isso garante boa maleabilidade para as builds, ajudando a conseguir os requisitos mínimos para usarmos determinadas armas e Linhas de Máscaras.



Por exemplo: a Donzela de Esmeralda é um sabre que tem como requisito mínimo Elementalista 25. Mesmo se eu mantiver a Virtude de Elementalista no mínimo de 10 e quiser tirar proveito dos efeitos de Malanno dessa arma, ainda poderei usá-la corretamente se equipar no mesmo Conjunto o Aspecto de Vermiglio. Ele diminui algumas Virtudes, mas concede adicional de +17 a Elementalista, alcançando a soma de 27. Com isso, passei a dedicar um dos meus Conjuntos para associar a arma ao Aspecto. 

Linhas de Máscaras

As Linhas de Máscaras são ataques especiais que podem ser equipados em quatro opções para cada Conjunto e abrangem vários tipos, de amplos ataques giratórios a tiros de flechas e magias de área.

Elas são carregadas quando golpeamos inimigos, e a taxa de preenchimento do medidor varia segundo a Velocidade de Carregamento. O problema é que, assim como acontece em outros pontos do jogo, Enotria gosta de nomear seus conceitos com palavras italianas, mas sem números ou tabelas para esclarecer objetivamente o que elas representam na prática. 



Para ajudar nisso, veja abaixo a lista de Velocidades de Carregamento na ordem da mais rápida à mais lenta. São palavras usadas em teoria musical para representar o tempo de execução de um compasso. Entre parênteses estão as traduções do termo italiano, para aprofundar a associação da ideia de velocidade de cada um.
  1. Presto (logo)
  2. Vivace (vivaz)
  3. Allegro (animado)
  4. Andante (indo)
  5. Adagio (devagar)
  6. Lento (demorado)
  7. Grave (sério)
Cada Velocidade é duas vezes mais lenta que a anterior. Portanto, se você equipar uma Linha de Máscara do tipo Presto, uma Vivace e uma Allegro, a segunda precisará de duas vezes mais golpes que a primeira para ficar pronta para uso, enquanto a terceira precisará de quatro vezes mais que a primeira.

Há uma forma de agilizar as coisas em até três níveis por meio de melhorias de Linhas de Máscaras, o que aumenta a taxa de carregamento e o dano causado. No entanto, uma Vivace +2 ainda é um pouco mais lenta que uma Presto +0, ultrapassando-a em velocidade apenas quando melhorada até +3. Dessa maneira, é importante considerar o que realmente vale a pena para você.



Como exemplo, meu estilo de jogo foi voltado ao uso constante de Linhas e, por isso, utilizei apenas as de velocidade Presto e Vivace. A ideia é explorar a vantagem de um Modificador de Máscara que provê cura a cada vez que uma Linha é acionada (Abundância Interior, facilmente comprado no caminho de Mago de Combate) e também para ter à mão duas Linhas de longa distância.

Aproveitei ainda um que aumenta o Poder Ardore das Linhas e dá uma chance de carregar todas as Linhas equipadas instantaneamente a cada vez que uma delas for usada (Maestro Decoratore). Também empreguei um modificador que causa uma explosão ao meu redor quando lanço Linhas de Máscaras (Liberação), para aumentar as chances de atordoar o oponente próximo e evitar que ele me ataque para cancelar minha Linha.

Máscaras

Cada Máscara tem suas características particulares. Em algumas delas, isso significa apenas benefícios; em outras, porém, a coisa muda para um equilíbrio de vantagens e desvantagens que podem favorecer determinadas formas de jogar.

Enquanto parte das Máscaras é obtida ao derrotar chefões e cumprir favores para NPCs, a maioria vem de reunir grandes quantidades de Fragmentos de Máscaras deixados por inimigos derrotados. Sim, isso exige farmar itens. Sim, pode ser tedioso.



Fragmentos de Máscaras

O atributo que determina a taxa de obtenção de itens ao derrotarmos inimigos é a Sorte. A ideia é conseguir um nível de Sorte que assegure o recebimento desses itens todas as vezes para tornar mais fácil identificar quais inimigos os possuem e diminuir a frustração de tentar a esmo por tempo indeterminado.

Em contrapartida, salvo poucas exceções, a quantidade de fragmentos ganhos por vez varia de um a dez e, considerando que as Máscaras precisam de um total entre 100 e 300 fragmentos para serem completadas, o processo pode ser trabalhoso.

Logo, equipe Aspectos e Máscaras que aumentem sua Sorte! A Virtude Assassino é a responsável por aumentar a Sorte. Enquanto a Sorte 150 provida por Assassino 20 não garantiu que eu recebesse fragmentos todas as vezes, equipar o Aspecto de Curtis, recebido do primeiro chefe de verdade do jogo, para aumentar a Sorte para 186 produziu uma frequência melhor de obtenção de itens.

A Máscara do Nobre aumenta a Sorte em +50; então, se puder equipá-la com um Aspecto que bonifique seu lado Assassino, faça isso. Também é putil a Máscara do Exército de Spaventa por aumentar a Sorte em +100 enquanto se está Desperto, isto é, após finalizar um inimigo em estado Revelado. 

Como a descrição das Máscaras só fica disponível quando ela é obtida, você pode se ver farmando fragmentos de um objeto que será inútil para suas builds. Para evitar isso, confira abaixo imagens com as descrições das Máscaras que são construídas a partir dos fragmentos, organizadas por região.

Quinta





Falésia Magna








Litumnia







A peça não tem fim

Isto encerra nossas dicas para entender as mecânicas centrais e a dinâmica de construção de personagens em Enotria: The Last Song. A peça do Canovaccio, por outro lado, continua para sempre, então descubra seu papel e se aventure pelas terras do vinho e do teatro.

Revisão: Davi Sousa

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
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