BGS 2024: HoYoverse traz seus maiores sucessos à feira, promete tudo e entrega metade

"Meio-termo" não parece ser uma expressão no vocabulário da mãe de Genshin Impact e Honkai: Star Rail.

em 13/10/2024

Presente pela terceira vez consecutiva na Brasil Game Show, a HoYoverse inspirou filas quilométricas nas entradas de sua dupla de estandes, dedicados às atualizações mais recentes de Genshin Impact e Honkai: Star Rail.

Apesar da muvuca onipresente, a equipe do GameBlast foi capaz de visitar ambos os espaços — e encontramos uma mistura esquisita de esforço demais e esforço de menos. Está na hora de vocês nos acompanharem em uma jornada a Teyvat e além:

Genshin Impact

O filho prodígio da HoYoverse tomou a maior parte do espaço destinado à empresa. A participação de Genshin Impact na BGS 2024 foi inteiramente focada na região de Natlan, uma terra fictícia baseada (com diversas liberdades criativas) na América pré-colombiana. Natlan é o cenário da versão 5.1, atualização mais recente ao jogo. 

Na quilométrica fila do local, a primeira atividade proposta aos visitantes é uma oportunidade de foto com cosplayers. Aqueles que postarem o momento no Instagram com a hashtag #GenshinBGS2024 ganham uma lembrancinha, que pode ter a estampa de Kinich, Kachina ou Mualani (chamada incorretamente de "Marani"), os três embaixadores do estande. Infelizmente, o sinal horroroso de 4G no momento me impediu de completar minha missão.


Na foto, a cosplayer @raposadesu, vestida de Kachina.

Entrando no estande de fato, somos apresentados ao "passaporte" para Natlan: um simpático folheto dobrável que apresenta tudo o que foi programado para a experiência. Quem se dispor a pagar um pequeno mico coletivo no balcão de entrada ao gritar uma certa frase ganha uma tiara de papel, estilo coroa do Burger King, com um dos três mascotes da região: o Yumkassauro, o Tepetilssauro, ou o Koholassauro, que são praticamente Pokémon iniciais. 

Passado o momento, segue a atração principal: os minijogos, pelos quais ganhamos carimbos, que nos permitirão girar uma roleta mais tarde. 

O primeiro é o "Jogo da Bola de Grude", apresentado por Kinich: você recebe uma bola de plástico e deve jogá-la nos dois alvos. Supostamente, conforme dito no folheto, quanto melhor eu fosse, mais prêmios eu conseguiria.

Descobri rapidinho que minha habilidade não importava. Minhas duas tentativas foram um desastre, mas, mesmo assim, os simpáticos expositores carimbaram meu passaporte e me deram duas tatuagens de adesivo (talvez pelo crachá de imprensa no meu pescoço?). Não mereci muito, mas agradeço!

 

Em seguida, a alegre Mualani nos guia ao Desafio de Bater no Jarro Gelado. O nome é chique, mas o objetivo é simples: jogue um jogo de boliche com só três pinos e uma bola de plástico. Aqui, posso dizer orgulhosamente que consegui... derrubar um!!! 

Pela impressionante proeza, ganhei cartões-postais estampados por Kinich e Mualani. Meu melhor amigo é polonês e não gosta muito de Genshin Impact; talvez eu os mande a ele! Ele vai amar.

Finalmente, fui guiada ao último espaço da aventura, onde Kachina me aguardava para um Desafio de Corrida Contra o Tempo. Meu passaporte foi carimbado antes sequer de eu começar a participar, e o expositor responsável me informou que eu nem precisava jogar, se quisesse — talvez pelo meu desempenho notável nos últimos desafios.

Mas eu teimei — tanto pela experiência completa quanto para provar minha capacidade. O confronto final seria nas terras de Teyvat: visitantes deveriam jogar uma partida PvE de Genshin Impact com um time pré-preparado. Confesso que não toco o jogo há algum tempo, mas não foi problema: o nível dos NPCs era muito inferior ao dos personagens de teste, e fui capaz de completar o desafio com três estrelas! 

Quero ver quem duvida da minha carteirinha gamer agora.

Ao final, dotada de três carimbos e com muito mais prêmios de papel do que eu poderia carregar, eu fui capaz de girar a tão sonhada roleta, cheia de recompensas extras com chances diferentes de obtenção. Costumo ter sorte no gacha, e aqui também: apesar do pôster que ganhei ser um item comum, ele é bem bonito. 

Minha visita terminou com o recebimento do prêmio final, além do item mais cobiçado da BGS 2024: a enorme sacola de papel promovendo a região de Natlan. O tamanho é justificado pelo volume de brindes. Por esse motivo, pessoalmente, acredito que ela devia ter sido fornecida no começo; eu me aventurei pelo estande sem minha mochila, e, lá pela metade, quando tudo me caía da mão, já estava me arrependendo amargamente das minhas escolhas.


Meus espólios de guerra. Não sei de onde veio o segundo kit de tatuagens temporárias, mas agora está comigo e ninguém tasca.

O estande também possuía uma pequena loja pop-up vendendo produtos de outros personagens do jogo, mas meu orçamento de cerca de zero reais não permitiu que fossem adquiridos.

Em geral, as atividades propostas pelo estande foram divertidas, mas o volume de prêmios foi excessivo — e a dinâmica de coisas extras a quem fosse melhor foi abandonada rapidamente, o que traz dúvidas a respeito do porquê sequer foi considerada. Vamos ver o que está acontecendo a bordo do Expresso Astral?

Honkai: Star Rail

Colado ao estande de Genshin Impact está seu muito mais modesto irmão mais novo, Honkai: Star Rail. Com cerca de um terço da área dedicada ao mais velho e modelado para lembrar um esquife estelar (tipo de nave espacial), o espaço é patrocinado pela empresa de recarga de crédito Smile.one — fato que se tornará importante mais tarde.

Assim como com Genshin Impact, a área de fila proporciona um meet and greet com cosplayers em rotação. No dia 11 de outubro, pude conhecer a general Feixiao, da Aliança Xianzhou, e o grande herói de Penacony, o Lorde Lata de Lixo; em outros dias da BGS, avistei personagens como Cisne Negro e Robin, ambas da região de Penacony, para a qual a história retornará na futura versão 2.6.

Na entrada do diminuto estande, os visitantes são convidados a jogar uma demo de Honkai: Star Rail, que possui uma série de personagens raros aleatórios e cobre o prólogo da história, centrado na Estação Espacial Herta. 

Apesar disso, a decoração do espaço é tematizada ao redor da aventura mais recente no Luofu do Xianzhou; ocorreu aqui uma desconexão fundamental, diferentemente do estande de Genshin Impact, que apresentou personagens de Natlan em uma área de Natlan. Yunli e Moze só estavam presentes em forma de papelão, não dentro do jogo, o que me pareceu um desperdício.

Nosso esquife estelar patrocinado também apresenta atividades em troca de prêmios. Aqui, contudo, me foi pedido que escolhesse entre duas: ou um jogo descrito como "dardos" (que não parecia muito com o que eu conheço por dardos, mas OK), ou um desafio de arco e flecha. Como nunca tinha experimentado a atividade fora do saudoso Wii Sports Resort (onde eu completamente dominava o campo, diga-se de passagem), escolhi a segunda opção.



Para garantir que a jornalista local aqui pudesse girar a roleta, me foram fornecidas cinco moedas no início da jornada. Pela minha mira excelente, ganhei mais três: descobri, infelizmente, que cinco era o número mínimo que me permitia uma tentativa, assim tendo desperdiçado por completo minha habilidade. Tudo bem: pelo menos eu conseguiria uma vez.

Aqui é onde mora o problema. Lá do outro lado, o de Genshin Impact, todos os prêmios tinham a ver com o jogo, entre bottons, pôsteres e até um balão com a mascote Paimon. Deste lado da galáxia, apenas dois dos sete itens disponíveis na roleta tinham qualquer coisa a ver com Honkai: Star Rail. O resto? Propaganda gratuita da Smile.one, de utilidade prolongada variável. Eu ainda dei o azar de ganhar o mais inútil. O bastão com o nome da marca que recebi foi esvaziado e jogado no lixo reciclável assim que eu cheguei em casa, isso eu garanto.

Teve uma hora que posicionaram a mão da Yunli para parecer que ela estava girando a roleta. Pelo menos isso foi engraçado.

Assim como do outro lado, aqui também havia uma lojinha. Diferente de lá, onde eu fui bombardeada com brindes temáticos em qualquer lugar que eu respirasse e não senti necessidade de (ou tinha cacife para) visitar a lojinha, aqui eu tive de pagar por qualquer coisa do jogo. Uma completa decepção. Até o café collab com a We Coffee, que visitei em junho e não me comunicou metade do que oferecia direito, foi uma experiência temática mais substancial. 

Entre os dois jogos, Honkai: Star Rail é facilmente o que mais gosto — e foi o que mais recebeu o tratamento de patinho feio, atrelado, ainda por cima, a uma marca para a qual eu duvido que algum fã ligue. 

Entre mortos e feridos...

A HoYoverse moveu multidões para uma dupla de estandes que ou fez demais, ou fez de menos. Nenhum dos dois extremos proporcionou uma experiência exatamente boa, apesar de brevemente divertida. Foi notável, também, a ausência de Zenless Zone Zero, que alcançou 50 milhões de downloads mundialmente em apenas 4 dias, mas não recebeu estande nenhum. Talvez tenha sido melhor assim. 

No fim das contas, o que realmente salvou a marca da empresa no evento foi o volume de cosplayers. Tendo visitado a feira todos os dias, conheci praticamente o elenco inteiro de ambos os jogos representados. Espero sinceramente que a HoYoverse não continue dependendo da paixão dos fãs para engajar o público — e que a BGS 2025 traga atrações mais substanciais. 

 

A Brasil Game Show 2024 acontece entre os dias 9 a 13 de outubro, das 13h às 21h, no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo/SP.


Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.
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