BGS 2024: os melhores jogos brasileiros da Avenida Indie

Maior do que nunca, o espaço trouxe o "fino do fino" da cena independente brasileira ao público.

em 12/10/2024
Queridinha do público, a Avenida Indie, setor da Brasil Game Show dedicado às produções independentes (de maioria brasileiras), está três vezes maior na edição de 2024 — e carrega consigo diversos tesouros nacionais. Visitantes do espaço, que estará presente até o fim da feira no dia 13, podem conhecer e se divertir com mais de 60 demos de jogo. 

O GameBlast visitou a área, conversou com desenvolvedores, e selecionou os títulos brasileiros mais interessantes, entre aqueles em desenvolvimento e os já disponíveis. Confira:

Kaardik (Tropical Tempo Games)

Já faz anos que os fãs de Pokémon pedem por um título ambientado no Brasil — então, por que não um projeto nacional inspirado na franquia? Kaardik leva os jogadores à região de Kodumaa, onde os monstrinhos Kaardiks, que têm as características de diversos animais da fauna brasileira, vivem em harmonia com os seres humanos. 

O gameplay adiciona um elemento de deckbuilding ao modelo Pokémon: os golpes das criaturas são representados por cartas. De acordo com os desenvolvedores, o time catarinense Tropical Tempo Games, esse ainda é um elemento primitivo, mas há planos para expandir a mecânica. 

Kaardik ainda não tem data de lançamento, mas um período de teste de jogo deve começar em breve.

Feelings (Lumo Entertainment)

Feelings é um jogo de quebra-cabeças e plataforma 3D centrado na jovem Sarah e seu mascote voador Toothbun, que viajam por uma série de misteriosas ilhas, em uma jornada para que Sarah se reconecte com sua criança interior e consiga superar seus traumas.

A exploração do ambiente depende do uso de uma câmera, que tira fotos de certos objetos e libera áreas intransponíveis. O jogador deve também resolver uma série de quebra-cabeças pelo ambiente, controlando os dois protagonistas conforme necessário. 

O título está previsto para ser lançado em 2026.

SherloCAT Holmes Nonogram (Ludo Thinking)

Os capixabas do estúdio Ludo Thinking se perguntaram: e se Sherlock Holmes tivesse um gato? Assim nasceu o recém-lançado SherloCAT Holmes Nonogram, um singelo jogo onde resolvemos diversos nonogramas (ou picross) para solucionar um grande mistério. Onde está o dono de SherloCat, e por que ainda não colocou comida para o coitado?

Esta versão do detetive mais amado da literatura se passa no Espírito Santo, estado de origem do time e destino de férias de Sherlock e gato, e representa diversos pontos turísticos da região em simpática pixel art. O jogo também conta com um modo desafio para os mais apaixonados por nonogramas se deliciarem.

No momento, SherloCAT Holmes Nonogram está com 25% de desconto no Steam. A oferta dura até 14 de outubro.

Super SUS (Fiocruz Pernambuco) 


Aposto que você não sabia, mas a Fiocruz também é publicadora! À BGS, a filial de Pernambuco trouxe a série de jogos Super SUS, cuja meta é educar a população sobre a história e importância do nosso querido Sistema Único de Saúde.

Os quatro títulos podem ser baixados gratuitamente para Android e iOS, e não são os únicos publicados pelo órgão: a Fiocruz Jogos compila uma série de jogos educativos (digitais e de mesa) sobre diferentes temas relacionados à saúde, como o Jogo do Acesso Aberto, que discute a importância da disponibilidade de notícias e artigos científicos para todos.

Mark of the Deep (Mad Mimic)

Mark of the Deep é um metroidvania/soulslike isométrico que segue o pirata Marcus "Rookie" Ramsey. Perdido em uma ilha amaldiçoada e procurando por sua tripulação, Rookie luta para sobreviver e encontrar respostas com uma série de habilidades encontradas ao longo da história. 

Para quem se sentir intimidado pela dificuldade dos chefões, descrita a mim como "punitiva, mas recompensadora", existe uma opção de invencibilidade que pode ser ligada e desligada como necessário. Seu uso, contudo, não permite que os jogadores alcancem conquistas.  

O lançamento do jogo está previsto para fevereiro de 2025; uma demo também está disponível no Steam. Dublagem completa em português e inglês estará disponível.

Tupi: The Legend of Arariboia (Mito Games) 

Por fim, um jogo que me foi apresentado como um "Shin Megami Tensei brasileiro": Tupi: The Legend of Arariboia, um RPG de turno com elementos roguelite. A aventura é inspirada na história do herói indígena Arariboia, que viveu no Brasil colonial e é considerado o fundador de Niterói.

Um vilão misterioso assombra as terras onde nosso herói vive; para combatê-lo, Arariboia conta com a ajuda de espíritos baseados na fauna e folclore da América do Sul. Mais de 100 criaturas podem ser encontradas, com a possibilidade de fusão de duas ou mais para criar espíritos mais poderosos. 

O jogo ainda não tem previsão de lançamento. 

 

A Brasil Game Show 2024 acontece entre os dias 9 a 13 de outubro, das 13h às 21h, no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, em São Paulo/SP.


Jornalista formada pela PUC-SP e eterna apaixonada por videogames, especialmente aqueles japoneses de mistério. Sempre tem alguma redação gigante para escrever depois que zera um Yakuza.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.