Lançado em 2022, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge resgata a vibe nostálgica e descompromissada dos beat ‘em ups da década 1990, gênero que também consagrou nossos heróis reptilianos nos videogames. Após um lançamento com ótima recepção da mídia e do público, em 2023 o título contou com uma modesta expansão, Dimension Shellshock, trazendo um novo modo de jogo e mais dois personagens jogáveis, dando um novo fôlego ao título e deixando-o novamente na crista da onda.
Em 2024, a Dotemu e a Tribute Games colocam Shredder’s Revenge novamente em evidência com o lançamento de seu segundo DLC, Radical Reptiles, que também traz mais dois personagens jogáveis oriundos do universo das Tartarugas. Hora de voltar mais uma vez para Nova York para saber o que temos de bom dessa vez.
Dois lagartos radicais
Radical Reptiles adiciona ao elenco de Shredder’s Revenge os personagens Mona Lisa e Mondo Gecko. Ambos tiveram suas primeiras aparições para o grande público no clássico desenho animado das Tartarugas Ninja de 1987.
Mona Lisa era uma estudante de biologia antes de ser capturada por um pirata espacial. Durante uma série de eventos que a expuseram a mutagênicos, ela acabou sendo transformada em uma mutante com características de lagarto.
T4E32 – Raphael Meets His Match, exibido pela primeira vez em 22/09/1990 |
Mondo Gecko também fez sua estreia na série animada de 1987, sendo introduzido como um aliado das Tartarugas no segundo episódio da quinta temporada. Mondo era um humano normal chamado Jason que foi exposto ao mesmo mutagênico que criou as tartarugas, transformando-o em um lagarto antropomórfico com características de um adolescente skatista rebelde.
T5E02 – Michaelangelo Meets Mondo Gecko, exibido pela primeira vez em 14/09/1991 |
No jogo, Mona e Mondo herdam os traços de suas aparições no desenho, assim como os demais personagens de Shredder's Revenge. Enquanto Mona utiliza-se de golpes acrobáticos e frascos de laboratório para atacar os inimigos, Mondo tira proveito de seu skate super potente para realizar manobras enquanto espanca os membros do Pé.
Uma pizza com mais ingredientes, apenas
Assim como os outros nove personagens do jogo, os dois reptilianos também estão sujeitos às mesmas regras para conseguir seus upgrades de movimentos, em que a quantidade de pontos acumulados vai desbloqueando novos atributos e habilidades, como especiais no ar e ao realizar esquivas, incrementos de vida e da barra de super para realizar os movimentos especiais.
Infelizmente, diferente do DLC anterior, Radical Reptiles não traz novidades em termos de história ou modos de jogo para o título base. Embora seja sempre divertido ter mais personagens para jogar e desbloquear suas habilidades, a falta de conteúdo adicional torna este DLC substancialmente menos interessante do que o anterior.
Para compensar essa carência de novidades, a Tribute Games lançou uma atualização gratuita junto com Radical Reptiles, permitindo que os jogadores ouçam a trilha sonora de Shredder’s Revenge em estilo retrô. Essa opção só pode ser ativada no menu de opções fora do jogo, substituindo a trilha composta por Tee Lopes por uma série de colaborações com outros artistas, o que traz um toque nostálgico ao título.
Ativar a trilha retrô, em conjunto com algum filtro de imagem oferecido pelo próprio jogo, nos transporta diretamente para cerca de 30 anos atrás, quando as Tartarugas Ninja dominavam a cultura pop. Pessoalmente, acho esse detalhe sutil, mas agradável, embora eu ainda prefira a trilha original para curtir os vocais épicos de Jonny Atma em “Panic in the Sky!”.
Vale pela nostalgia
Radical Reptiles é um DLC que adiciona variedade ao elenco de Shredder's Revenge com a inclusão de Mona Lisa e Mondo Gecko, trazendo uma modesta dose de nostalgia para os fãs das Tartarugas Ninja. No entanto, a ausência de novos modos de jogo ou adições significativas à história faz com que o conteúdo seja menos atraente do que o DLC Dimension Shellshock.
A atualização gratuita com a trilha sonora retrô é um toque interessante, mas não o suficiente para compensar a falta de novidades substanciais. Para os fãs dedicados, é uma boa adição, mas para quem espera mais inovações, pode parecer um conteúdo bem limitado.
Prós
- Inclusão de dois novos personagens jogáveis, Mona Lisa e Mondo Gecko, com estilos de combate distintos, mas ainda familiares aos jogadores veteranos;
- Atualização gratuita com trilha sonora retrô proporciona uma experiência nostálgica.
Contras
- Ausência de novos modos de jogo ou expansão da história;
- Conteúdo consideravelmente menos inovador em comparação com o DLC anterior.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge – Radical Reptiles — PC/PS4/XBO/Switch — Nota: 7.0Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise feita com cópia digital cedida pela Dotemu