Análise: PowerWash Simulator — Do pântano do Shrek ao Delorean de Doc Brown, nenhuma sujeira está salva do poder da lavadora de alta pressão

Revisite cenários de filmes icônicos com o objetivo de exterminar todo tipo de mancha, camada de poeira e poça de óleo no caminho.

em 18/10/2024
Há pouco mais de um ano, eu analisei PowerWash Simulator e fui surpreendido pelo quanto foi satisfatório limpar grandes construções e veículos diversos com uma lavadora de alta pressão. Sem contar que, além do jogo base, consegui também me aventurar nas limpezas de locais inspirados por Tomb Raider, Final Fantasy 7 e Bob Esponja.

Agora chegou a hora de revisitar a lista de tarefas com a recente adição do universo do ogro mais rabugento e querido das animações: Shrek. Além disso, também tive a oportunidade de avaliar outras duas expansões: De Volta Para o Futuro e WarHammer 40.000.

Lembrando que esses três DLCs seguem os mesmos moldes do Bob Esponja: são pagos e  adicionam cinco fases além de 10 troféus cada um. Além deste trio, há também um pacote de fases inspirado no conto Alice no País das Maravilhas, que não entrará neste texto pois não houve disponibilidade de um código para análise.

Cuidado com o ogro!

As fases inspiradas em Shrek mesclam bem o que o jogo original sempre ofereceu: ambientes criativos, divertidos e cheios de detalhes, sendo a expansão com os maiores cenários entre as três. 

Podemos acabar com a sujeira do pátio principal de Duloc, com direito até a uma máscara gigante de Lord Farquaad e a infame caixa de música, mas sem ouvir a apresentação característica dela. Após essa tarefa inicial, vamos à cabana onde Shrek e Fiona tiveram sua lua-de-mel, e sim, a carruagem de cebola também está lá e mesmo com dois elementos separados, essa é a tarefa mais rápida e tranquila do pacote.

Os três últimos trabalhos são os mais elaborados e demorados, mas também os mais icônicos: o Pântano de Shrek inclui não só o exterior e interior da cabana, mas também as placas de “cuidado com o ogro”, seu chuveiro de balde e o banheiro da cena inicial do primeiro longa. É a fase mais divertida da expansão e a vontade de cantar All Star, do Smash Mouth, vem com força.

Entretanto, as duas fases seguintes — Fábrica de Poções da Fada Madrinha e Covil do Dragão — já deixam as coisas um pouco mais arrastadas. A riqueza de detalhes e elementos delas é muito bacana, mas o fato de ter que limpar lugares muito altos com pontos de apoio para a escada que não te deixam em uma altura elevada tornam a limpeza mais longa que o necessário.

Um cavaleiro impecável

Já a expansão inspirada em WarHammer 40.000 não trouxe cenários, deixando seu foco apenas nos veículos pesados: Land Raider, Redemptor Dreadnought, Imperial Knight Paladin, Tanque de Batalha Rogal Dorn e Thunderhawk foram as máquinas escolhidas para passar por um belo banho.

Essa escolha faz das fases de WarHammer as menos chamativas para quem não é tão inteirado da franquia. Outro fator que advoga contra esta expansão especificamente é que todos os equipamentos de guerra são limpos no mesmo ambiente, como se fosse uma grande garagem.

Ainda assim, a riqueza de detalhes de cada veículo impressiona, compensando a falta de paisagens mais complexas. No fim, esta sequência é a que levará menos tempo para ser concluída, mas que exigirá bastante atenção do jogador.

De volta para um futuro mais limpo

Mesmo com o carisma de Shrek e o maquinário de WarHammer, a expansão que ganhou meu coração foi a inspirada em De Volta Para o Futuro. Há um balanceamento perfeito entre os veículos icônicos, como o Delorean, a van do Doc e o Trem do Tempo, e cenários como o Cinema Holomax e a Torre do Relógio. Todas as escolhas foram icônicas e muito bem reproduzidas.

Dos veículos, apenas o trem deu um pouco mais de trabalho por causa do tamanho e da quantidade de detalhes. Já os cenários, não ter que limpar a Torre do Relógio inteira, apenas a entrada e a sala do sino, resumiu bem o ambiente sem deixar a tarefa muito longa, como aconteceu em Shrek.

Por fim, estas tarefas foram as únicas que contaram com interações que reproduziram momentos do filme. Podemos assistir o holograma do tubarão gigante no cinema Holomax ou a partida dos veículos convertidos em máquinas do tempo, deixando um rastro de fogo pelo chão.

As boas novidades não escondem a sujeira antiga

Claro que, fora a parte do meu gosto pessoal, todas as expansões acrescentam muito à vida útil do jogo. Ainda há todo o cuidado de inserir pequenas referências, como nos troféus que envolvem pequenas ações simbólicas — como sentar na carruagem de cebola de Shrek em menção a icônica cena do burro — ou uma customização única para os itens e roupas do nosso dedicado especialista em limpeza (no caso de Shrek e WarHammer 40.000).

Ainda assim, a falta de algum elemento sonoro que conecte o jogador a essas séries é gritante. Eu entendo o problema de usar músicas licenciadas - e também sei como nós podemos driblar o silêncio executando qualquer plataforma de streaming em segundo plano -, mas qualquer melodia medieval para Shrek, ou algo mais pesado para WarHammer, viria muito a calhar na imersão.

Algo que ainda atrapalha um pouco é a imprecisão na detecção de sujeira. Enquanto alguns lugares precisam ser minuciosamente inspecionados para não sobrar uma poeira sequer, outros são considerados limpos prontamente, mesmo ainda faltando uma porção considerável para ser lavada.

Uma coisa que incomoda bastante nas fases DLC é a impossibilidade de comprar sabão. Claro que no jogo livre ele é infinito, mas quando estamos em cada trabalho pela primeira vez, contamos com uma quantidade baixa deste item que tem eficácia variável com o tipo de material (pedra, madeira, metal, vidro, etc). Na campanha comum podemos comprar uma certa quantidade de sabão. Isso seria bem-vindo, pelo menos nas fases mais longas, mesmo que em pequenas porções, para agilizar o processo.

Por fim, algo que poderia ser mais benéfico para os jogadores seria a possibilidade de comprar todas as fases em um grande bundle. Cada pacote é vendido separadamente e claro que isso é benéfico para quem quer focar apenas no tema preferido. Mas quem quiser desfrutar de todos os extras disponíveis, terá que comprar uma expansão por vez.

Retornando ao trabalho com um sorriso no rosto

Seja com a artilharia violenta de WarHammer 40.000, a nostalgia de De Volta Para o Futuro ou a graça de Shrek, voltar a PowerWash Simulator vale muito a pena com essa nova lista de mapas. A riqueza de detalhes e carinho com cada referência das obras torna até mesmo as limpezas mais pesadas algo interessante, mesmo que isso acabe com a reserva d’água de uma cidade inteira.

Prós

  • As expansões contam com recriações fieis dos ambientes e veículos originais;
  • Referências sutis nos troféus de cada pacote;
  • Itens personalizados para WarHammer e Shrek;
  • Os mapas de De Volta Para o Futuro tem animações que recriam cenas do filme.

Contras

  • Shrek tem alguns cenários longos e com pontos difíceis de alcançar;
  • Não é possível renovar seu estoque de sabão durante as tarefas;
  • Todos os veículos de WarHammer 40.000 ficam no mesmo ambiente;
  • Poderiam ter incluído alguma música de fundo que lembrasse as obras retratadas;
  • Seria mais fácil poder comprar todos os pacotes DLC em um bundle só.
PowerWash Simulator Shrek Special Pack, PowerWash Simulator WarHammer 40.000 Special Pack e PowerWash Simulator Back to the Future Special Pack — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PS4
Análise feita com cópia digital cedida pela Square Enix

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
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