BGS 2024: Maxx Clark, diretor de marketing da SNK, fala sobre o novo Fatal Fury, The King of Fighters e os rumos da empresa

Segundo o entrevistado, "sempre houve o plano de trazer Fatal Fury de volta".

em 19/10/2024


Durante a Brasil Game Show 2024, o GameBlast teve a oportunidade de bater um papo com Maxx Clark, gerente de marketing da SNK, sobre o a série Fatal Fury, que retorna com o novo título City of the Wolves e contava com uma versão de teste disponível para os visitantes da feira. Para o GB, Clark compartilhou detalhes sobre o processo de revitalização da clássica franquia de luta, explicou algumas decisões a respeito da jogabilidade do título e ainda esclareceu um pouco sobre a atual situação da empresa em relação ao suporte continuado de The King of Fighters XV. A seguir, confira a entrevista na íntegra.

GameBlast: Antes de tudo, eu e o Carlos ali, além de boa parte do nosso time, somos grandes fãs da SNK.

Maxx Clark: Isso é ótimo de ouvir. Muito obrigado!



GameBlast: Como é o processo de reativar uma marca cujo último lançamento completa vinte e cinco anos agora em 2024? No caso, o processo inicial, os desafios, etc...

Clark: Um dos desafios é que, quando o jogo for lançado em abril do ano que vem, o último lançamento vai ter feito vinte e seis anos. Algumas pessoas nem sequer tinham nascido quando o último jogo saiu. Por causa disso, precisamos levar isso em consideração e adicionar conteúdo voltado para esses novos jogadores. 

Por exemplo, tem um montão de conteúdo single player, colocamos um modo RPG no jogo chamado “Episodes of South Town”. Assim, para fãs como nós, sabemos o que a South Town é, sabemos sobre o que é Fatal Fury, mas a maior parte das pessoas mais jovens provavelmente não. Eles poderão experimentar esses modos diferentes, aprender sobre a história, sobre a ambientação, aprender sobre South Town e seus personagens. Não precisarão ter necessariamente jogado os outros jogos de Fatal Fury para poder jogar este aqui.



Nós também trouxemos um esquema de controle mais direto no jogo, o chamado Smart Style, e ele vai permitir que pessoas com a preferência de um controle mais simples consigam aproveitá-lo. De tal forma, pessoas que não estão acostumadas aos jogos de luta poderão cair com tudo no game usando esse esquema. 

Um monte de jogadores também descobriu a respeito do Terry através do Super Smash Bros.. Temos muita sorte que o Terry Bogard entrou naquele jogo, então talvez seja possível que os jogadores queiram algo mais próximo ao Smash em termos de controle possam também arriscar o Smart Style, que conta com um botão direto para usar o especial da mesma forma.



GameBlast: Esse planejamento com Fatal Fury, especificamente, vinha desde quando? É sabido o fato de que houve algumas tentativas anteriores, mas seria possível revelar quando realmente tomou forma essa concepção do atual City of the Wolves, anunciada em 2022?

Clark: A maior parte do nosso time já vem trabalhando na SNK há um bom tempo. Tem alguns desses funcionários em particular, como o Kuroki-san e o Oda-san que já trabalharam na SNK desde o Fatal Fury Special. E quando a SNK voltou a fazer jogos e esses dois voltaram para a empresa, eles fizeram questão de fazer um Fatal Fury. Como eles trabalharam nos jogos antigos, eles realmente queriam trazer [a marca] de volta.

Aí temos o The King of Fighters, como carro-chefe, trouxemos de volta o Samurai Shodown, e chegou a vez de realizar o sonho deles de trazer o Fatal Fury de volta. Falando nisso, também estamos para trazer de volta o Art of Fighting. Também estamos trabalhando nisso. Então, estamos trazendo essas IPs antigas e fazendo vários novos jogos para elas. Pode esperar que seguiremos trazendo IPs clássicas como essas de volta.



GameBlast: É possível dizer que o desempenho tanto comercial quanto de popularidade do último Samurai Shodown influenciou nisso? Pergunto do Samurai Shodown por conta desse histórico similar, de se tratar de uma marca que também fazia tempo desde o último lançamento.

Clark: Até onde sei, sempre houve o plano de trazer o Fatal Fury de volta.  Eles só tinham outras prioridades na frente. A tecnologia chegou a esse ponto em que pudemos trazer esse estilo artístico que mescla histórias em quadrinhos com um estilo japonês. Está lindo, estou amando esses visuais, os fãs também estão gostando. Acredito que estamos voltando com Fatal Fury no momento certo e somos muito sortudos por isso. Os fãs amam Samurai Shodown. Eu também adoro jogos de luta 1v1. Então é muito bom voltar com esse material, tanto Fatal Fury quanto Art of Fighting.



GameBlast: Considerando que estamos na Brasil Game Show e da recepção muito positiva que a SNK como um todo sempre teve na América Latina, houve alguma abordagem tomada pelo game visando a nossa audiência de uma maneira especial?

Clark: Certo. Meu enfoque recai mais na questão do marketing e relações públicas, então não posso comentar exatamente sobre a questão do preço. Entretanto, em relação à localização, nosso jogo estará completamente em português. Também teremos personagens como Marco Rodrigues, que também é brasileiro, sendo que o nome dele será este para todas as regiões, mudando a escrita da última letra do seu sobrenome, Rodrigues, de um Z para o S, para uma representação mais precisa do povo brasileiro nos nossos jogos, o que é muito importante, para os fãs e para nós.



GameBlast: Falando agora dos novos personagens, Preecha e Vox Reaper. Quais foram suas influências? De onde eles vieram, exatamente? Como a SNK teve a ideia de concebê-los?

Clark: Esses personagens existem porque quisemos trazer novas caras para os games, mas história e mitologia são elementos muito importantes para nós na SNK, já que os fãs gostam do nosso foco nisso. Assim, esses dois personagens estão conectados a algum outro personagem no jogo.

Preecha é uma discípula do Joe Higashi, que está presente desde o primeiro jogo. Também temos o Vox Reaper, que é discípulo do Grant, do [Garou:] Mark of the Wolves, então eles estão conectados a algum outro personagem do lore já existente. Os jogadores realmente gostam disso. Dessa forma, enquanto chamamos novos jogadores para uma nova experiência, fãs, como nós, vão se sentir satisfeitos ao ver como eles estão conectados à história.



GameBlast: Sobre questões de jogabilidade, eu tenho que perguntar isso, considerando os últimos jogos Fatal Fury. O que aconteceu ao Lane System? E por que ele foi removido em detrimento de novas mecânicas, como o Rev System? Sabemos que o Rev System é para se aproximar de um estilo de jogabilidade mais moderno, mas também sabemos o que sempre fez Fatal Fury ser o que é.

Clark: Nós não utilizamos o Lane System no Mark of the Wolves e essa agora é a continuação, um novo passo na série, então segue sem o sistema do mesmo jeito. Eu não tenho muito o que comentar a respeito do Lane System como um todo, mas não, não o temos [implementado] no jogo. Entendemos que se trata de algo bem característico dos Fatal Fury anteriores, mas ficaremos sem isso no momento.


GameBlast: Certo, agora eu vou fazer uma pergunta um pouco pessoal porque diz respeito a um de meus favoritos: Mr. Big quando?

Clark: Eu também amo esse personagem (riso). Mr. Big é um personagem incrível. É comum quererem saber quem mais estará no jogo, mas saiba que o primeiro passe de DLC terá cinco personagens, sendo que dois já foram revelados, Chun-Li e Ken, restam mais três para a primeira temporada. Nunca se sabe sobre isso, então fique de olho. Pretendemos dar suporte ao jogo por pelo menos três anos, então há chances para os personagens favoritos de todo mundo. Só ficar de olho.



GameBlast: Falando mais um pouco de agora de The King of Fighters, no atual momento temos previsão de Mature e Vice como personagens especiais de DLC, mas não há uma terceira temporada confirmada de maneira oficial. Um suporte continuado ao game ainda está nos planos? É compreensível que o foco do marketing esteja no Fatal Fury agora, mas parece que o suporte ao KOF simplesmente cessou. 

Clark: O que eu posso comentar é que nós não estamos abandonando o jogo, obviamente. Nós temos dois personagens juntamente com uma nova atualização de gameplay, então continuaremos adicionando coisas ao game. Adicionalmente, continuaremos apoiando-o como um eSport. 

The King of Fighters é muito importante para nós, entretanto, nossos recursos na SNK são limitados. Estamos fazendo o melhor que podemos, mas, como você mencionou, ao juntamente do nosso trabalho no DLC que você já conhece do KOFXV, estamos também trabalhando em um jogo totalmente novo com Fatal Fury: City of the Wolves, e temos planejamento de manter o suporte por três anos para que não haver mais essa questão novamente. Então, esse feedback [sobre o KOF] que estão nos trazendo está sendo levado em conta.



Também estamos trabalhando no RPG de Ação do Samurai Shodown, trabalhando no Art of Fighting, trabalhando com outras empresas também, com Metal Slug Tactics. De novo, estamos revitalizando as IPs, tem um monte de coisa rolando, vários projetos. Estamos fazendo o melhor que nós podemos e esperamos trazer um suporte mais longo para nossos jogos no futuro.

Assim, a essa altura, não tenho muito o que comentar sobre conteúdos adicionais sobre o The King of Fighters, apenas sobre os DLCs que você comentou.



GameBlast: Há poucas informações a respeito do novo Samurai Shodown já anunciado. Vai ser um RPG, certo? Sendo a resposta positiva, é possível inferir que ele terá uma abordagem soulslike, considerando tendências atuais de mercado?

Tudo o que posso revelar é que se trata de um RPG de Ação sendo trabalhado por pessoas realmente apaixonadas por Samurai Shodown, então será incrível. Sabe, isso é algo novo para a série. Tivemos outros jogos [diferentes] no passado, mas agora os jogadores poderão experimentar o mundo do Samurai Shodown de um novo jeito.



GameBlast: Você tem algum último recado que você gostaria de deixar para os nossos fãs? Nossos fãs brasileiros? Especificamente o GameBlast tem sempre muito material da SNK porque nossos redatores são fãs, nossos leitores são fãs, sempre há engajamento positivo. Então seria bacana uma última palavra a essa galera que ainda segue firme do lado da SNK.

Clark: É claro. A gente aprecia muito o apoio contínuo dos nossos fãs brasileiros, especialmente nossos fãs mais hardcore aqui no Brasil. Pretendemos trazer ainda mais suporte, estamos aqui com um jogo totalmente novo, uma nova build do Fatal Fury: City of the Wolves, sendo que é a primeira vez que ela é jogável fora da Tokyo Game Show lá no Japão. É a primeira vez que temos essa versão fora do Japão.  

Então agradecemos pelo conteúdo incrível. Continuaremos localizando os jogos para o português e valorizamos muito o apoio de vocês, porque assim continuaremos a produzir várias coisas bacanas, como o Fatal Fury, Samurai Shodown e Art of Fighting. Tem um monte de coisa vindo por aí e fique de olho na gente para vários outros títulos legais chegando aí pela frente.



É válido comentar que, encerrada a entrevista, Clark ainda reforçou novamente a questão da precificação, falando que, no momento, ele estimula que os fãs continuem pedindo pelo preço localizado justamente como uma forma de mostrar a força e o interessa da comunidade no novo jogo da série. 

Fatal Fury: City of the Wolves será lançado em 25 de abril de 2025 e estará disponível para PS4, PS5, Xbox Series X/S e PC, via Steam e Epic Store. 


É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.
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