A 343 Industries adotará a nomenclatura Halo Studios. Anunciada em um vídeo divulgado antes da final da competição Halo World Championship 2024, a desenvolvedora pretende com a mudança simbolizar o início de um novo capítulo para a saga, no qual diferentes novos jogos serão criados através da Unreal Engine 5 e de uma nova filosofia organizacional.
Reconhecendo que “a forma como criávamos Halo no passado não necessariamente funcionará tão bem para maneira que pretendemos criar jogos no futuro”, a diretora de operações, Elizabeth van Wick, compartilhou a crença do estúdio de que “com a Unreal Engine 5 irão conseguir produzir titulos que respeitem e espelhem a verdadeira alma da série Halo ao mesmo tempo que sejam da escala e ambição desejada pelos jogadores”.
Respaldando a declaração da van Wick, o diretor de arte Chris Matthews comentou sobre a possibilidade de implementar nos jogos tecnologias que demandariam muito tempo e recurso financeiro no motor de desenvolvimento proprietário utilizado pelo estúdio anteriormente, o Slipspace, como o recurso de renderização Nanite e o de iluminação Lumen.
O diretor de arte também relembrou a hipótese de mais criadores estarem dispostos a trabalharem no estúdio devido a conhecerem a Unreal Engine 5 por conta de ser amplamente adotado na indústria, com van Wick afirmando que essas e outras facilidades ocasionadas pela mudança de motor irão permitir solucionar questões “não apenas sobre quanto demora disponibilizar um jogo no mercado, [...] mas também quanto leva para trazer novos conteúdos aos jogadores e recrutar [profissionais]”.
Mesmo não revelando nenhum detalhe relevante dos múltiplos jogos em desenvolvimento, a diretora de operações exemplificou o que os fãs podem esperar do futuro da saga através do Project Foundry. Criado em parceira com a Epic Games, esse programa é descrito pelo estúdio como um “projeto de pesquisa”, em que foram recriados vários cenários e personagens representativos de Halo para os desenvolvedores entenderem a sua capacidade com a nova engine.
Declarando ter sido produzido com “o mesmo rigor, processo e fidelidade de um jogo comercial”, o líder da desenvolvedora, Pierre Hintze, compartilhou o desejo da companhia de implementar nos games em desenvolvimento atualmente ou em futuros projetos a maioria dos elementos do Project Foundry exibidos no vídeo que está disponível acima.
Admitindo o “foco desproporcional do estúdio em tentar criar condições para o sucesso em Halo Infinite”, Hintze acredita que a mudança para a Unreal Engine 5 “nos permitirá focar em criar múltiplas novas experiências na melhor qualidade possível”, com “todos do estúdio dedicados em fazer os melhores jogos de Halo possíveis”.
Fonte: Xbox Wire