Assim como no original, a trama de Trials of Mana se desenvolve em um mundo ameaçado pelo poder das trevas. Em uma tentativa desesperada de salvação, a Deusa da Mana brandiu a Espada da Mana contra os oito Benevodons, os monstros da destruição, selando-os em oito Pedras de Mana, salvando assim o reino.
Sentindo-se enfraquecida após reconstruir o mundo, a Deusa transformou-se numa árvore e caiu num sono profundo durante muitos anos. Contudo, as forças do mal começaram a procurar a libertação dos Benevodons para ganhar controlo sobre o mundo. Deram início a uma guerra terrível para avançar o seu plano e desestabilizar os reinos. A paz tinha chegado ao fim. A Mana começou a desaparecer do mundo e a Árvore da Mana a definhar.
No controle de um grupo de heróis, o jogador deve viajar pelo mundo para resgatar os espíritos que guardam o poder da Mana para restarurar o poder da espada e salvar o mundo. Trials of Mana tem como principal destaque a personalização de classes dos personagens, uma jogabilidade divertida e diversas ramificações de história que rendem inúmeras horas de gameplay.
Trials of Mana está disponível a partir de hoje para Xbox Series X|S e também está incluído no catálogo do Game Pass para console e PC. Recentemente, o título foi removido do catálogo de jogos do PlayStation Plus.
Fonte: Gematsu