Dentre os principais destaques da nova versão do console, o PS5 Pro contará com uma unidade de processamento gráfico com desempenho cerca de 45% maior do que do PS5 original. Este aspecto permitirá que os jogadores não precisem mais escolher entre modos de fidelidade ou desempenho, já que o novo console terá condições de rederizar os jogos em resolução máxima sem abrir mão de detalhes gráficos ou queda nas taxas de quadros.
Outra característica do novo PS5 é a técnica avançada de Ray Tracing, que permitirá uma melhor otimização do uso da teconologia de simulação de luz dos jogos atuais sem comprometer o desempenho. Por fim, uma nova tecnologia de upscaling, chamada de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), usará tecnologia baseada em inteligência artificial que analiza pixel por pixel na tela para aprimorar a imagem exibida e deixá-la com a maior qualidade possível em telas de maior resolução.
O PlayStation 5 Pro virá equipado com um SSD de 2TB, um controle DualSense e uma cópia pré-instalada de Astro's Playroom. O PS5 Pro estará disponível como um console sem disco, com a opção de comprar o leitor de disco, o mesmo modelo já disponível no mercado, separadamente.
O preço sugerido de venda do PS5 Pro é de 699 dólares (R$ 3945 na cotação atual) nos Estados Unidos e será lançado em 7 de novembro. O preço do console no Brasil ainda não foi confirmado. As pré-vendas terão início já no próximo dia 26 de setembro.
Fonte: PlayStation Blog