Nintendo e The Pokémon Company abrem processo contra Pocketpair Inc., estúdio de Palworld

No processo, as empresas alegam violações de diversas patentes.

em 20/09/2024
Lançado em Acesso Antecipado em janeiro deste ano, Palworld foi um daqueles sucessos inesperados que ganhou os holofotes durante algumas semanas após seu lançamento. Com milhões de jogadores, o jogo que ficou conhecido como "Pokémon com armas" chegou a ser um dos que mais concentraram jogadores simultaneamente na história do Steam, com mais de 2 milhões de jogadores no primeiro domingo após seu lançamento.

Foi justamente por conta das semelhanças com o jogo da Nintendo que a The Pokémon Company, à época, afirmou que investigaria possíveis violações de direitos que poderiam ter sido cometidas pela Pocketpair. Após vários meses, e um relativo "abandono" do jogo após o hype de seu lançamento, um processo foi aberto em 18 de setembro alegando violação de patentes.

A Pocketpair emitiu uma nota em sua página oficial sobre o tema, enfatizando que estão cientes da acusação e que ainda não ficou claro quais patentes a The Pokémon Company alega que foram violadas. Na nota a empresa também lamenta ter que dispensar tempo que poderia ser usado no desenvolvimento do jogo para tratar de assuntos legais e que os desenvolvedores independentes sejam intimidados por empresas maiores e com maior influência no mercado, atrapalhando o processo criativo de seus projetos.
Ontem, uma ação judicial foi movida contra nossa empresa por violação de patente.

Recebemos notificação desta ação judicial e iniciaremos os procedimentos legais e investigações apropriados sobre as alegações de violação de patente.

Neste momento, não temos conhecimento das patentes específicas que somos acusados ​​de violar, e não fomos notificados de tais detalhes.

A Pocketpair é uma pequena empresa de jogos indie sediada em Tóquio. Nosso objetivo como empresa sempre foi criar jogos divertidos. Continuaremos a perseguir esse objetivo porque sabemos que nossos jogos trazem alegria a milhões de jogadores ao redor do mundo. Palworld foi um sucesso surpreendente este ano, tanto para os jogadores quanto para nós. Ficamos impressionados com a resposta incrível ao jogo e temos trabalhado duro para torná-lo ainda melhor para nossos fãs. Continuaremos aprimorando Palworld e nos esforçaremos para criar um jogo do qual nossos fãs possam se orgulhar.

É realmente lamentável que sejamos forçados a alocar um tempo significativo para questões não relacionadas ao desenvolvimento do jogo devido a esta ação judicial. No entanto, faremos o máximo pelos nossos fãs e para garantir que os desenvolvedores de jogos indie não sejam impedidos ou desencorajados de perseguir suas ideias criativas.

Pedimos desculpas aos nossos fãs e apoiadores por qualquer preocupação ou desconforto que esta notícia tenha causado.

Como sempre, obrigado pelo seu apoio contínuo à Palworld e à Pocketpair.
Palworld está atualmente disponível via Acesso Antecipado para PC via Steam e também pelo Xbox Game Pass para PC e consoles.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Alexandre Galvão
Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege